Este trabalho trata da confecção de materiais didáticos pedagógicos na disciplina de geografia na escola de ensino profissionalizante Alfredo Nunes de Melo, localizada no município de Acopiara-CE, com alunos do 2º ano do ensino médio, visando facilitar a compreensão dos conteúdos nas aulas de geografia, sobretudo em conteúdos voltados para os aspectos físicos da geografia. O processo metodológico foi desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas. Inicialmente, foram realizadas aulas teóricas com leituras e discussões em sala sobre os conteúdos de Geografia Física. A pesquisa bibliográfica baseou-se em autores como (Suertegaray e Nunes, 2001; Quirino, 2011; Silva e Muniz, 2012; Sousa et al, 2019; entre outros) os mesmos discutem sobre o ensino da geografia, geografia física e a utilização de maquetes como recurso didático. Em seguida, começaram as aulas práticas, com a produção de materiais didáticos, como maquetes, e finalizaram com a exposição e apresentação dessas maquetes. Observou-se que, no ensino de Geografia Física, o uso de recursos didáticos como maquetes ainda é pouco utilizado, sendo um dos motivos a falta de investimentos em uma quantidade maior de recursos e materiais disponibilizados nas escolas. A partir do desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que os alunos se mostraram mais participativos nas aulas que envolvem a produção de maquetes e outros materiais didáticos. As atividades práticas expressaram o entendimento e a compreensão dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, juntamente com a vivência cotidiana dos alunos. Com isso, os conteúdos trabalhados foram mais bem absorvidos, e os estudantes conseguiram visualizar a interdisciplinaridade com outras disciplinas.