Artigo Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências e Educação Matemática Inclusiva na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna

E-books

ISBN: 978-65-5222-008-0

A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO E DAS POSSIBILIDADES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Palavra-chaves: , , , , E-book AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
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Neste caminho de celebrar as intera&ccedil;&otilde;es sociais, foi realizado o V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, no per&iacute;odo de 12 a 14 de julho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba &ndash; Brasil. Pesquisadoras/es e entusiastas em descobrir a arte do saber-fazer compartilharam suas investiga&ccedil;&otilde;es e discutiram suas experi&ecirc;ncias nos sal&otilde;es onde foi realizado o V CINTEDI. Nestas intera&ccedil;&otilde;es brotaram di&aacute;logos, projetos, interc&acirc;mbios e, claro, fecundas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas, a exemplo de quatro E-books.<br />\r\nOs momentos de intera&ccedil;&otilde;es com o mundo e com os outros n&atilde;o s&atilde;o apenas instantes que promovem o t&ecirc;te-&agrave;-t&ecirc;te com a d Assim, dizemos que o presente E-book - o segundo de uma s&eacute;rie de quatro - &eacute; um convite para discutir o universo das Tecnologias Assistivas e os di&aacute;logos estabelecidos entre o campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva com o processo de inclus&atilde;o escolar e social das pessoas com necessidades educacionais espec&iacute;ficas. Os textos que seguem apresentam e discutem resultados de investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de atividades de educadores que buscam construir reflex&otilde;es sobre inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas e pr&aacute;ticas inclusivas na &aacute;rea do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva.&nbsp;<br />\r\nAssim, dizemos que o presente E-book - o segundo de uma s&eacute;rie de quatro - &eacute; um convite para discutir o universo das Tecnologias Assistivas e os di Os tr&ecirc;s primeiros textos relatam o vasto universo das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o, enfatizando a import&acirc;ncia do ato do brincar no desenvolvimento da motricidade fina, alfabetiza&ccedil;&atilde;o cartogr&aacute;fica e a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos iconogr&aacute;ficos no processo de ensino-aprendizagem de crian&ccedil;as com o Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA, respectivamente. Utilizar a linguagem visual inserindo imagens para retratar diferentes emo&ccedil;&otilde;es &eacute;, sem d&uacute;vida, uma das pr&aacute;ticas inclusivas que podem favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de pessoas com TEA e aquelas com dificuldade ou transtorno no &acirc;mbito da comunica&ccedil;&atilde;o oral.&nbsp;<br />\r\nOs tr&ecirc;s primeiros textos relatam o vasto universo das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o, enfatizando a import&a Posteriormente, S&atilde;o apresentados textos que discutem, a partir do campo interdisciplinar da Tecnologia Assistiva &ndash; TA, a funcionalidade de programas na transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile, como recurso para acessibilidade de estudantes com cegueira ou baixa vis&atilde;o em aulas de Matem&aacute;tica na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Os recursos de TA - a exemplo dos programas Braille F&aacute;cil e Monet - s&atilde;o discutidos neste estudo, fazendo uma correspond&ecirc;ncia destes programas com a transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile. O Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia - Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015 - afirma que tecnologia assistiva refere-se aos &ldquo;produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estrat&eacute;gias, pr&aacute;ticas e servi&ccedil;os que objetivem promover a funcionalidade, relacionada &agrave; atividade e &agrave; participa&ccedil;&atilde;o da pessoa com defici&ecirc;ncia ou com mobilidade reduzida, visando &agrave; sua autonomia, independ&ecirc;ncia, qualidade de vida e inclus&atilde;o social&rdquo; (Brasil, 2015, on-line).&nbsp;<br />\r\nPosteriormente, S&atilde;o apresentados textos que discutem, a partir do campo interdisciplinar da Tecnologia Assistiva &ndash; TA, a funcionalidade de programa Em seguida, apresenta-se artigo que discute a import&acirc;ncia &ndash; por parte da escola comum &ndash; da utiliza&ccedil;&atilde;o de uma abordagem pedag&oacute;gica que considere n&atilde;o apenas os aspectos t&eacute;cnicos da acessibilidade, mas tamb&eacute;m os aspectos emocionais e psicol&oacute;gicos relacionados &agrave; experi&ecirc;ncia dos estudantes. Este estudo compreende que a aus&ecirc;ncia de uma acessibilidade digital afeta negativamente o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com defici&ecirc;ncia. O pr&oacute;ximo artigo analisa os conceitos de Cultura digital e media&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, enfatizando a utiliza&ccedil;&atilde;o das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Essa investiga&ccedil;&atilde;o vem afirmando que, para promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o, as escolas necessitam n&atilde;o apenas de recursos digitais, mas tamb&eacute;m de um planejamento e um professor que seja realmente um mediador.<br />\r\nEm seguida, apresenta-se artigo que discute a import&acirc;ncia &ndash; por parte da escola comum &ndash; da utiliza&ccedil;&atilde;o de uma abordagem pedag&oac Ainda no escopo do campo das TDICs, s&atilde;o apresentadas duas pesquisas realizadas na Sala de Recursos Multifuncionais, destacando a import&acirc;ncia de planejar um recurso no &acirc;mbito da TA para ser utilizado nas interven&ccedil;&otilde;es realizadas no Atendimento Educacional Especializado &ndash; AEE. No primeiro artigo, compreende-se que a proposta do AEE em escolas comuns, em tempos de pol&iacute;ticas de inclus&atilde;o escolar, tem brotado como um dos principais caminhos para promover o acesso, perman&ecirc;ncia e o desenvolvimento de estudantes com defici&ecirc;ncia, TEA e Altas Habilidades. Ao inserir a TA no AEE, o professor deve bem definir os recursos pedag&oacute;gicos e de TA que melhor respondem &agrave; necessidade educacional espec&iacute;ficas do estudante foco do atendimento. Assim, os recursos que ser&atilde;o utilizados no campo da TA devem ter uma conex&atilde;o com o planejamento, o que permite uma adequa&ccedil;&atilde;o plaus&iacute;vel na perspectiva de garantir o desenvolvimento pleno do estudante, pois cada necessidade educacional especifica que o estudante venha a apresentar demandar&aacute; do professor diretrizes diferenciadas. Em conson&acirc;ncia a esse estudo, o segundo artigo enfatiza tal discuss&atilde;o sobre a import&acirc;ncia de bem definir os recursos did&aacute;ticos adaptados que melhor correspondem &agrave;s necessidades educacionais especificas do estudante com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\nAinda no escopo do campo das TDICs, s&atilde;o apresentadas duas pesquisas realizadas na Sala de Recursos Multifuncionais, destacando a import&acirc;ncia de pla No campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias, apresenta-se um estudo que enfatiza as contribui&ccedil;&otilde;es das tecnologias digitais no ensino de Qu&iacute;mica, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, a inclus&atilde;o escolar de estudantes com TEA.<br />\r\nNo campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias, apresenta-se um estudo que enfatiza as contribui&ccedil;&otilde;es das tecnologias digitais no ensino de Qu&iacute;mica, f Na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, o primeiro artigo traz uma investiga&ccedil;&atilde;o que apresenta as atividades de Ensino de Matem&aacute;tica realizadas para empoderar e incluir mulheres em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade social. Este estudo foi realizado no estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. Nas linhas deste artigo, os conte&uacute;dos matem&aacute;ticos de fra&ccedil;&atilde;o, soma, subtra&ccedil;&atilde;o e m&uacute;ltiplos est&atilde;o inseridos em receitas culin&aacute;rias. Como diz Freire (1996, p. 21) &ldquo;Ensinar n&atilde;o &eacute; transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua pr&oacute;pria produ&ccedil;&atilde;o ou a sua constru&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\nNa &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, o primeiro artigo traz uma investiga&ccedil;&atilde;o que apresenta as atividades de Ensin Ainda no des&iacute;gnio da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, a pr&oacute;xima pesquisa versa sobre a import&acirc;ncia da Did&aacute;tica da Matem&aacute;tica na pr&aacute;tica docente no contexto da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, explorando um debate acerca da Teoria das Situa&ccedil;&otilde;es Did&aacute;ticas no processo adaptativo face ao estudante com necessidades educacionais espec&iacute;ficas.&nbsp;<br />\r\nAinda no des&iacute;gnio da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, a pr&oacute;xima pesquisa versa sobre a import&acirc;ncia da Did&aacute;tica da Portanto, prezado/a leitor/a, esperamos que o presente E-book contribua significativamente com suas investiga&ccedil;&otilde;es e seja uma inspira&ccedil;&atilde;o de novos caminhos.&nbsp;<br />\r\nPortanto, prezado/a leitor/a, esperamos que o presente E-book contribua significativamente com suas investiga&ccedil;&otilde;es e seja uma inspira&ccedil;&atild <br />\r\n Aguardamos voc&ecirc; no nosso VI CINTEDI.&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n <br />\r\n BRASIL. Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclus&atilde;o das Pessoas com Defici&ecirc;ncia (Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia). Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o: se&ccedil;&atilde;o 1, Bras&iacute;lia, ano 152, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015. Dispon&iacute;vel em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm &nbsp;Acessado em 28 de julho de 2024.<br />\r\nBRASIL. Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclus&atilde;o das Pessoas com Defici&ecirc;ncia (Estatuto da Pessoa com Defici <br />\r\n FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessidades &agrave; pr&aacute;tica educativa, 25&ordf; ed. S&atilde;o Paulo: Paz e Terra, 1996. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Maria Margareth de Melo<br />\r\n Sandra Meza-Fernandez """ "conselho_editorial" => """ Thalita Cunha Motta<br />\r\n Thiago Pereira da Silva<br />\r\n Andr&eacute;a de Andrade Moura """ "ficha_catalografica" => "66cce03900ba9_26082024170617.pdf" "arquivo" => "27082024090624-TECNOLOGIAS-ASSISTIVAS--ENSINO-DE-CIENCIAS-E-EDUCA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-07-23 14:49:37" "updated_at" => "2024-08-28 09:46:04" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 224 "edicao_id" => 354 "codigo" => "978-65-5222-008-0" "capa" => "66cf1c0cb4126_28082024094604.png" "titulo" => "Tecnologias Assistivas, Ensino de Ciências e Educação Matemática Inclusiva na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna" "prefacio" => """ TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE CI&Ecirc;NCIAS E EDUCA&Ccedil;&Atilde;O MATEM&Aacute;TICA INCLUSIVA NA PAUTA DO IV CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\nTECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE CI&Ecirc;NCIAS E EDUCA&Ccedil;&Atilde;O MATEM&Aacute;TICA INCLUSIVA NA PAUTA DO IV CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA <br />\r\n Se existe uma solid&atilde;o em que o solit&aacute;rio &eacute; um abandonado, existe outra onde ele &eacute; solit&aacute;rio porque os homens ainda n&atilde;o se juntaram a ele.<br />\r\nSe existe uma solid&atilde;o em que o solit&aacute;rio &eacute; um abandonado, existe outra onde ele &eacute; solit&aacute;rio porque os homens ainda n&atilde;o Andr&eacute; Malraux&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n Os momentos de intera&ccedil;&otilde;es com o mundo e com os outros n&atilde;o s&atilde;o apenas instantes que promovem o t&ecirc;te-&agrave;-t&ecirc;te com a diversidade, mas tamb&eacute;m oportunizam a comunica&ccedil;&atilde;o, o estar juntos e, claro, a mudan&ccedil;a interior. Neste caminho de celebrar as intera&ccedil;&otilde;es sociais, foi realizado o V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, no per&iacute;odo de 12 a 14 de julho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba &ndash; Brasil. Pesquisadoras/es e entusiastas em descobrir a arte do saber-fazer compartilharam suas investiga&ccedil;&otilde;es e discutiram suas experi&ecirc;ncias nos sal&otilde;es onde foi realizado o V CINTEDI. Nestas intera&ccedil;&otilde;es brotaram di&aacute;logos, projetos, interc&acirc;mbios e, claro, fecundas produ&ccedil;&otilde;es cient&iacute;ficas, a exemplo de quatro E-books.<br />\r\nOs momentos de intera&ccedil;&otilde;es com o mundo e com os outros n&atilde;o s&atilde;o apenas instantes que promovem o t&ecirc;te-&agrave;-t&ecirc;te com a d Assim, dizemos que o presente E-book - o segundo de uma s&eacute;rie de quatro - &eacute; um convite para discutir o universo das Tecnologias Assistivas e os di&aacute;logos estabelecidos entre o campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva com o processo de inclus&atilde;o escolar e social das pessoas com necessidades educacionais espec&iacute;ficas. Os textos que seguem apresentam e discutem resultados de investiga&ccedil;&otilde;es e relatos de atividades de educadores que buscam construir reflex&otilde;es sobre inova&ccedil;&otilde;es tecnol&oacute;gicas e pr&aacute;ticas inclusivas na &aacute;rea do Ensino de Ci&ecirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva.&nbsp;<br />\r\nAssim, dizemos que o presente E-book - o segundo de uma s&eacute;rie de quatro - &eacute; um convite para discutir o universo das Tecnologias Assistivas e os di Os tr&ecirc;s primeiros textos relatam o vasto universo das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o, enfatizando a import&acirc;ncia do ato do brincar no desenvolvimento da motricidade fina, alfabetiza&ccedil;&atilde;o cartogr&aacute;fica e a utiliza&ccedil;&atilde;o de recursos iconogr&aacute;ficos no processo de ensino-aprendizagem de crian&ccedil;as com o Transtorno do Espectro Autista &ndash; TEA, respectivamente. Utilizar a linguagem visual inserindo imagens para retratar diferentes emo&ccedil;&otilde;es &eacute;, sem d&uacute;vida, uma das pr&aacute;ticas inclusivas que podem favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de pessoas com TEA e aquelas com dificuldade ou transtorno no &acirc;mbito da comunica&ccedil;&atilde;o oral.&nbsp;<br />\r\nOs tr&ecirc;s primeiros textos relatam o vasto universo das Tecnologias Digitais de Informa&ccedil;&atilde;o e Comunica&ccedil;&atilde;o, enfatizando a import&a Posteriormente, S&atilde;o apresentados textos que discutem, a partir do campo interdisciplinar da Tecnologia Assistiva &ndash; TA, a funcionalidade de programas na transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile, como recurso para acessibilidade de estudantes com cegueira ou baixa vis&atilde;o em aulas de Matem&aacute;tica na educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Os recursos de TA - a exemplo dos programas Braille F&aacute;cil e Monet - s&atilde;o discutidos neste estudo, fazendo uma correspond&ecirc;ncia destes programas com a transcri&ccedil;&atilde;o de textos matem&aacute;ticos e gr&aacute;ficos em tinta para a escrita em braile. O Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia - Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015 - afirma que tecnologia assistiva refere-se aos &ldquo;produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estrat&eacute;gias, pr&aacute;ticas e servi&ccedil;os que objetivem promover a funcionalidade, relacionada &agrave; atividade e &agrave; participa&ccedil;&atilde;o da pessoa com defici&ecirc;ncia ou com mobilidade reduzida, visando &agrave; sua autonomia, independ&ecirc;ncia, qualidade de vida e inclus&atilde;o social&rdquo; (Brasil, 2015, on-line).&nbsp;<br />\r\nPosteriormente, S&atilde;o apresentados textos que discutem, a partir do campo interdisciplinar da Tecnologia Assistiva &ndash; TA, a funcionalidade de programa Em seguida, apresenta-se artigo que discute a import&acirc;ncia &ndash; por parte da escola comum &ndash; da utiliza&ccedil;&atilde;o de uma abordagem pedag&oacute;gica que considere n&atilde;o apenas os aspectos t&eacute;cnicos da acessibilidade, mas tamb&eacute;m os aspectos emocionais e psicol&oacute;gicos relacionados &agrave; experi&ecirc;ncia dos estudantes. Este estudo compreende que a aus&ecirc;ncia de uma acessibilidade digital afeta negativamente o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com defici&ecirc;ncia. O pr&oacute;ximo artigo analisa os conceitos de Cultura digital e media&ccedil;&atilde;o pedag&oacute;gica, enfatizando a utiliza&ccedil;&atilde;o das TDICs no processo de ensino-aprendizagem. Essa investiga&ccedil;&atilde;o vem afirmando que, para promo&ccedil;&atilde;o da inclus&atilde;o, as escolas necessitam n&atilde;o apenas de recursos digitais, mas tamb&eacute;m de um planejamento e um professor que seja realmente um mediador.<br />\r\nEm seguida, apresenta-se artigo que discute a import&acirc;ncia &ndash; por parte da escola comum &ndash; da utiliza&ccedil;&atilde;o de uma abordagem pedag&oac Ainda no escopo do campo das TDICs, s&atilde;o apresentadas duas pesquisas realizadas na Sala de Recursos Multifuncionais, destacando a import&acirc;ncia de planejar um recurso no &acirc;mbito da TA para ser utilizado nas interven&ccedil;&otilde;es realizadas no Atendimento Educacional Especializado &ndash; AEE. No primeiro artigo, compreende-se que a proposta do AEE em escolas comuns, em tempos de pol&iacute;ticas de inclus&atilde;o escolar, tem brotado como um dos principais caminhos para promover o acesso, perman&ecirc;ncia e o desenvolvimento de estudantes com defici&ecirc;ncia, TEA e Altas Habilidades. Ao inserir a TA no AEE, o professor deve bem definir os recursos pedag&oacute;gicos e de TA que melhor respondem &agrave; necessidade educacional espec&iacute;ficas do estudante foco do atendimento. Assim, os recursos que ser&atilde;o utilizados no campo da TA devem ter uma conex&atilde;o com o planejamento, o que permite uma adequa&ccedil;&atilde;o plaus&iacute;vel na perspectiva de garantir o desenvolvimento pleno do estudante, pois cada necessidade educacional especifica que o estudante venha a apresentar demandar&aacute; do professor diretrizes diferenciadas. Em conson&acirc;ncia a esse estudo, o segundo artigo enfatiza tal discuss&atilde;o sobre a import&acirc;ncia de bem definir os recursos did&aacute;ticos adaptados que melhor correspondem &agrave;s necessidades educacionais especificas do estudante com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\nAinda no escopo do campo das TDICs, s&atilde;o apresentadas duas pesquisas realizadas na Sala de Recursos Multifuncionais, destacando a import&acirc;ncia de pla No campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias, apresenta-se um estudo que enfatiza as contribui&ccedil;&otilde;es das tecnologias digitais no ensino de Qu&iacute;mica, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, a inclus&atilde;o escolar de estudantes com TEA.<br />\r\nNo campo do Ensino de Ci&ecirc;ncias, apresenta-se um estudo que enfatiza as contribui&ccedil;&otilde;es das tecnologias digitais no ensino de Qu&iacute;mica, f Na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, o primeiro artigo traz uma investiga&ccedil;&atilde;o que apresenta as atividades de Ensino de Matem&aacute;tica realizadas para empoderar e incluir mulheres em situa&ccedil;&atilde;o de vulnerabilidade social. Este estudo foi realizado no estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil. Nas linhas deste artigo, os conte&uacute;dos matem&aacute;ticos de fra&ccedil;&atilde;o, soma, subtra&ccedil;&atilde;o e m&uacute;ltiplos est&atilde;o inseridos em receitas culin&aacute;rias. Como diz Freire (1996, p. 21) &ldquo;Ensinar n&atilde;o &eacute; transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua pr&oacute;pria produ&ccedil;&atilde;o ou a sua constru&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\nNa &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, o primeiro artigo traz uma investiga&ccedil;&atilde;o que apresenta as atividades de Ensin Ainda no des&iacute;gnio da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, a pr&oacute;xima pesquisa versa sobre a import&acirc;ncia da Did&aacute;tica da Matem&aacute;tica na pr&aacute;tica docente no contexto da educa&ccedil;&atilde;o inclusiva, explorando um debate acerca da Teoria das Situa&ccedil;&otilde;es Did&aacute;ticas no processo adaptativo face ao estudante com necessidades educacionais espec&iacute;ficas.&nbsp;<br />\r\nAinda no des&iacute;gnio da Educa&ccedil;&atilde;o Matem&aacute;tica Inclusiva, a pr&oacute;xima pesquisa versa sobre a import&acirc;ncia da Did&aacute;tica da Portanto, prezado/a leitor/a, esperamos que o presente E-book contribua significativamente com suas investiga&ccedil;&otilde;es e seja uma inspira&ccedil;&atilde;o de novos caminhos.&nbsp;<br />\r\nPortanto, prezado/a leitor/a, esperamos que o presente E-book contribua significativamente com suas investiga&ccedil;&otilde;es e seja uma inspira&ccedil;&atild <br />\r\n Aguardamos voc&ecirc; no nosso VI CINTEDI.&nbsp;<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n <br />\r\n BRASIL. Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclus&atilde;o das Pessoas com Defici&ecirc;ncia (Estatuto da Pessoa com Defici&ecirc;ncia). Di&aacute;rio Oficial da Uni&atilde;o: se&ccedil;&atilde;o 1, Bras&iacute;lia, ano 152, n. 127, p. 2-11, 7 jul. 2015. Dispon&iacute;vel em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm &nbsp;Acessado em 28 de julho de 2024.<br />\r\nBRASIL. Lei n&ordm; 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclus&atilde;o das Pessoas com Defici&ecirc;ncia (Estatuto da Pessoa com Defici <br />\r\n FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessidades &agrave; pr&aacute;tica educativa, 25&ordf; ed. S&atilde;o Paulo: Paz e Terra, 1996. 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Publicado em 23 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho trata-se de um desdobramento de pesquisas anteriores em que, analisamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escola de rede pública. Considerando a recente retomada da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva (PNEEPEI) no âmbito do Ministério da Educação, torna-se necessário rever as principais necessidades de melhorias na área de Tecnologia Assistiva (TA) no AEE, visto que o acesso aos recursos e metodologias adequados pode garantir a autonomia de estudantes com deficiência para a participação nas salas comuns. Assim, nosso objetivo é analisar a legislação brasileira sobre Tecnologia Assistiva (TA) e suas implicações no ambiente escolar, sobretudo no AEE. Nossa metodologia é qualitativa, do tipo análise documental. Fundamentamos o estudo, conforme a perspectiva do Ciclo das Políticas de Stephen Ball e adotamos a proposição de ensino colaborativo para a educação especial e ensino regular. Os resultados evidenciam que, a legislação vigente atualmente prevê o uso de TA no AEE e atribui essa função ao docente da área. Portanto, destacamos a necessidade de oferta de cursos de formação específica para tais profissionais, e para a comunidade escolar, em geral (estudantes, gestores e demais professores), bem como maior aporte financeiro para a pesquisa e produção de TA. Pela perspectiva colaborativa, propomos uma atuação no âmbito educacional articulada intersetorialmente também com as áreas da Saúde e Assistência Social para o atendimento das necessidades do público de Pessoas com Deficiência.

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