Artigo Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-moderna

E-books

ISBN: 978-65-5222-006-6

O PERFIL DO ESTUDANTE EM FORMAÇÃO LATO SENSU PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA CIDADE DO NATAL

Palavra-chaves: , , , , E-book AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva
0 of 0
"2024-07-08 11:15:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108759 "edicao_id" => 353 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 2087 "titulo" => "O PERFIL DO ESTUDANTE EM FORMAÇÃO LATO SENSU PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA CIDADE DO NATAL" "resumo" => "Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fora dos espaços formativos. O presente artigo busca identificar e analisar o perfil do estudante em formação lato sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade do Natal em recorte. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), além de alguns autores como Philippe Perrenoud (2000) que aponta as competências para uma educação em seu sentido pedagógico. Também apresentamos Capellini e Mendes (2007) que abordam o ensino colaborativo e Mantoan (2015) que esclarece conceitos do campo da Educação Especial. Também foi realizada a aplicação de um questionário para mais de 60 sujeitos via Google Forms na condição de estudantes em processos de formação lato sensu em instituições públicas e privadas. Após a análise, verificou-se que grande parte dos discentes estão em preparação para atender demandas que os envolvem diariamente em sua prática docente ou profissional, e que já atuam de alguma forma em ações inclusivas e afirmativas. Por fim, entende-se que é essencial para a Educação Especial estes sujeitos terem domínio de saberes específicos para uma atuação mais significativa junto aos estudantes assistidos por esta área.Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fo" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD5_ID2087_TB272_07072024174337.pdf" "created_at" => "2024-08-27 14:34:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON YURI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAMMERSON SILVA" "autor_email" => "jammerson_yuri@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "Formação-docente-Avaliação-Currículo-e-Políticas-Públicas-no-cenário-educacional-na-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "edicao_nome" => "Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modernaFormação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modern" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66b21b1c422ae_06082024094620.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-08 11:15:23" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 108759 "edicao_id" => 353 "trabalho_id" => 272 "inscrito_id" => 2087 "titulo" => "O PERFIL DO ESTUDANTE EM FORMAÇÃO LATO SENSU PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA CIDADE DO NATAL" "resumo" => "Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fora dos espaços formativos. O presente artigo busca identificar e analisar o perfil do estudante em formação lato sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade do Natal em recorte. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), além de alguns autores como Philippe Perrenoud (2000) que aponta as competências para uma educação em seu sentido pedagógico. Também apresentamos Capellini e Mendes (2007) que abordam o ensino colaborativo e Mantoan (2015) que esclarece conceitos do campo da Educação Especial. Também foi realizada a aplicação de um questionário para mais de 60 sujeitos via Google Forms na condição de estudantes em processos de formação lato sensu em instituições públicas e privadas. Após a análise, verificou-se que grande parte dos discentes estão em preparação para atender demandas que os envolvem diariamente em sua prática docente ou profissional, e que já atuam de alguma forma em ações inclusivas e afirmativas. Por fim, entende-se que é essencial para a Educação Especial estes sujeitos terem domínio de saberes específicos para uma atuação mais significativa junto aos estudantes assistidos por esta área.Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fo" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD5_ID2087_TB272_07072024174337.pdf" "created_at" => "2024-08-27 14:34:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMMERSON YURI DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAMMERSON SILVA" "autor_email" => "jammerson_yuri@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "Formação-docente-Avaliação-Currículo-e-Políticas-Públicas-no-cenário-educacional-na-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "edicao_nome" => "Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modernaFormação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modern" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66b21b1c422ae_06082024094620.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-08 11:15:23" "publicacao_id" => 75 "publicacao_nome" => "E-book CINTEDI" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 353 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 5 "url" => "Formação-docente-Avaliação-Currículo-e-Políticas-Públicas-no-cenário-educacional-na-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "nome" => "Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modernaFormação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modern" "nome_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => """ O Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atilde;o dos conhecimentos cient&iacute;ficos produzidos na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva no Brasil e em outros mares.<br />\r\nO Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atild Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aa """ "pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "logo" => null "capa" => "66b21b1c422ae_06082024094620.png" "timbrado" => "66b21b1c42ced_06082024094620.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-06-12" "final_evento" => "2024-06-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-07-08 11:15:23" "updated_at" => "2024-08-27 09:14:32" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 353 "publicacao_id" => 75 "volume" => 1 "numero" => 5 "url" => "Formação-docente-Avaliação-Currículo-e-Políticas-Públicas-no-cenário-educacional-na-pauta-do-V-CINTEDI-tecendo-redes-de-solidariedade-na-sociedade-pós-moderna" "nome" => "Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modernaFormação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modern" "nome_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "descricao" => """ O Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atilde;o dos conhecimentos cient&iacute;ficos produzidos na &aacute;rea da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva no Brasil e em outros mares.<br />\r\nO Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva - CINTEDI - tem sido um prestigiado cen&aacute;rio de discuss&otilde;es e de propaga&ccedil;&atild Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aacute;ticas da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e dos Direitos Humanos. Todos/as os/as pesquisadores/as que escreveram sua hist&oacute;ria no CINTEDI continuam a unir esfor&ccedil;os para que o conhecimento atravesse fronteiras, que redes de solidariedade sejam tecidas e possamos compartilhar experi&ecirc;ncias concretas de inclus&atilde;o.Historicamente, o CINTEDI favorece a intera&ccedil;&atilde;o de renomados/as pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que investigam as fecundas tem&aa """ "pasta" => "ebooks/cintedi/2024" "logo" => null "capa" => "66b21b1c422ae_06082024094620.png" "timbrado" => "66b21b1c42ced_06082024094620.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-06-12" "final_evento" => "2024-06-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-07-08 11:15:23" "updated_at" => "2024-08-27 09:14:32" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 223 "edicao_id" => 353 "codigo" => "978-65-5222-006-6" "capa" => "66b21b1c46fb1_06082024094620.png" "titulo" => "Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modernaFormação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modern" "prefacio" => """ FORMA&Ccedil;&Atilde;O DOCENTE, CURR&Iacute;CULO E POL&Iacute;TICAS P&Uacute;BLICAS NO CEN&Aacute;RIO EDUCACIONAL NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\nFORMA&Ccedil;&Atilde;O DOCENTE, CURR&Iacute;CULO E POL&Iacute;TICAS P&Uacute;BLICAS NO CEN&Aacute;RIO EDUCACIONAL NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDA <br />\r\n &ldquo;N&oacute;s temos que ter solidariedade entre os que t&ecirc;m os mesmos sonhos. Esta solidariedade implica em esperan&ccedil;a, e sem esperan&ccedil;a e sem solidariedade &eacute; imposs&iacute;vel lutar&rdquo;&nbsp;<br />\r\n&ldquo;N&oacute;s temos que ter solidariedade entre os que t&ecirc;m os mesmos sonhos. Esta solidariedade implica em esperan&ccedil;a, e sem esperan&ccedil;a e Paulo Freire<br />\r\n <br />\r\n &nbsp;&nbsp; &nbsp;O presente ebook envolve uma colet&acirc;nea de textos referentes ao V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, que teve como tema Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos: tecendo redes de solidariedade na sociedade p&oacute;s-moderna. O evento contou com a presen&ccedil;a de pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes no &acirc;mbito nacional e internacional, em busca de trocas de saberes, conhecimentos e pr&aacute;ticas educativas inclusivas nas vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas organizadas.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O presente ebook envolve uma colet&acirc;nea de textos referentes ao V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CI &nbsp;&nbsp; &nbsp;Tecer redes de solidariedade &eacute; um desafio permanente no contexto da sociedade p&oacute;s-moderna, pois como afirma Paulo Freire a solidariedade e a esperan&ccedil;a s&atilde;o fundamentais para luta. Nesta perspectiva, a tessitura de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &eacute; uma luta que exige compromisso com a solidariedade. No V CINTEDI foram significativas &agrave;s experi&ecirc;ncias, pesquisas, estudos que avan&ccedil;am na dire&ccedil;&atilde;o de supera&ccedil;&atilde;o de todas as formas de barreiras. No entanto, muitos s&atilde;o os desafios que precisam ser enfrentados. &nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Tecer redes de solidariedade &eacute; um desafio permanente no contexto da sociedade p&oacute;s-moderna, pois como afirma Paulo Freire a soli &nbsp;&nbsp; &nbsp;No presente pref&aacute;cio contemplamos as &Aacute;reas Tem&aacute;ticas de Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo; Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares. A seguir ser&atilde;o apresentados os textos que s&atilde;o produtos de experi&ecirc;ncias desenvolvidas nos mais diversos espa&ccedil;os - especialmente nos escolares -, bem como pr&aacute;ticas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas sobre o processo de tessitura da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, seus retrocessos e avan&ccedil;os conquistados.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;No presente pref&aacute;cio contemplamos as &Aacute;reas Tem&aacute;ticas de Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoqu &nbsp;&nbsp; &nbsp;A primeira &Aacute;rea Tem&aacute;tica apresentada refere-se &agrave; Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo. Um grande desafio que aparece, em diversos textos, &eacute; a forma&ccedil;&atilde;o docente, tanto no Ensino Superior - forma&ccedil;&atilde;o inicial - como na forma&ccedil;&atilde;o continuada de profissionais diretamente envolvidas/os no processo de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Neste sentido, o Est&aacute;gio Supervisionado n&atilde;o obrigat&oacute;rio para estudantes com defici&ecirc;ncia &ndash; tema do primeiro texto apresentado - &eacute; uma experi&ecirc;ncia que congrega professoras/es e t&eacute;cnicas/os administrativas/os da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e empregadoras/es da cidade de Aragua&iacute;na, Tocantins. Neste cen&aacute;rio, constataram-se avan&ccedil;os e muitos desafios para estes estudantes. Na pesquisa seguinte, apresenta-se a implementa&ccedil;&atilde;o do ensino colaborativo envolvendo professoras/es de classe comum com alunos p&uacute;blico-alvo da Educa&ccedil;&atilde;o Especial. Com isso, ampliou-se o atendimento a estes estudantes e favoreceu a ressignifica&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas inclusivas.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;A primeira &Aacute;rea Tem&aacute;tica apresentada refere-se &agrave; Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclu &nbsp;&nbsp; &nbsp;Ainda dentro da &Aacute;rea Tem&aacute;tica Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo, o texto seguinte aborda o ensino de LIBRAS na forma&ccedil;&atilde;o das/os professoras/es nas Licenciaturas Interculturais Ind&iacute;genas, destacando a quest&atilde;o bil&iacute;ngue e intercultural e os muitos desafios da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica. O quarto artigo trata da experi&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Apoio a Inclus&atilde;o (NAI) da Universidade Federal do Acre. A pesquisa buscou caracterizar a atua&ccedil;&atilde;o das/os profissionais do NAI e a percep&ccedil;&atilde;o das barreiras e possibilidades para inclus&atilde;o universit&aacute;ria, destacando a necessidade de forma&ccedil;&atilde;o docente.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Ainda dentro da &Aacute;rea Tem&aacute;tica Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo, o texto seguinte abo &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma pesquisa bibliogr&aacute;fica sobre a inclus&atilde;o no Ensino Superior, visando compreender a multidimensionalidade das/os estudantes como um aspecto inclusivo que visa a supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o positivista de educa&ccedil;&atilde;o e perman&ecirc;ncia das/os estudantes no ensino superior, especialmente dos grupos mais marginalizados. O sexto artigo destaca a Educa&ccedil;&atilde;o Especial como modalidade necess&aacute;ria &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de docentes, com vistas a um trabalho educacional sob perspectiva da inclus&atilde;o, e se prop&otilde;e a fazer uma an&aacute;lise comparativa entre a realidade brasileira e europeia. Constatou-se a falta de forma&ccedil;&atilde;o e de compet&ecirc;ncias espec&iacute;ficas, barreiras estruturais e press&atilde;o do sistema educacional.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma pesquisa bibliogr&aacute;fica sobre a inclus&atilde;o no Ensino Superior, visando compreender a O s&eacute;timo artigo apresenta uma experi&ecirc;ncia de Est&aacute;gio Supervisionado no curso de Letras Portugu&ecirc;s e LIBRAS da UFRN com estudantes surdos. Esta experi&ecirc;ncia favoreceu uma maior compreens&atilde;o das necessidades lingu&iacute;sticas dessa comunidade, por&eacute;m revelou a falta de informa&ccedil;&atilde;o sobre a surdez e a n&atilde;o supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o capacitista da pessoa surda. O texto seguinte aborda o projeto Mostra de Atividades, realizado junto a estudantes com defici&ecirc;ncia, idealizado a partir do questionamento sobre formas de promo&ccedil;&atilde;o do protagonismo das/os estudantes com defici&ecirc;ncia nas pr&aacute;ticas esportivas das escolas p&uacute;blicas do Ensino Fundamental do munic&iacute;pio de S&atilde;o Paulo.<br />\r\nO s&eacute;timo artigo apresenta uma experi&ecirc;ncia de Est&aacute;gio Supervisionado no curso de Letras Portugu&ecirc;s e LIBRAS da UFRN com estudantes surdo &nbsp;&nbsp; &nbsp;O nono texto aborda a identifica&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias para acesso, perman&ecirc;ncia e sucesso das/os estudantes com defici&ecirc;ncia e necessidades educativas especiais, bem como se prop&otilde;e a apreender as percep&ccedil;&otilde;es dos gestores sobre inclus&atilde;o no Instituto Federal do Piau&iacute; (IFPI). O d&eacute;cimo texto trata sobre a relev&acirc;ncia da LIBRAS para pessoa surda e sua inclus&atilde;o no sistema regular de ensino como garantia de uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade e de inser&ccedil;&atilde;o na sociedade. Por fim, o &uacute;ltimo artigo desta &Aacute;rea Tem&aacute;tica discute as estrat&eacute;gias para integra&ccedil;&atilde;o dos demais profissionais da escola no processo de inclus&atilde;o das/os estudantes com defici&ecirc;ncia. Para isso, abordam-se as pol&iacute;ticas de forma&ccedil;&atilde;o docente na perspectiva da inclus&atilde;o e as dificuldades dos profissionais que atuam na Educa&ccedil;&atilde;o Especial.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O nono texto aborda a identifica&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias para acesso, perman&ecirc;ncia e sucesso das/os estudantes com defici &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio &agrave; Escolariza&ccedil;&atilde;o Inclusiva s&atilde;o apresentados cinco textos. O primeiro &eacute; uma pesquisa que analisa o perfil das/os estudantes em forma&ccedil;&atilde;o Lato Sensu para Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva na cidade de Natal &ndash; RN. Estes estudantes j&aacute; atuam em a&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas educativas com pessoas com defici&ecirc;ncia e buscam aprofundamento sobre a tem&aacute;tica. O segundo artigo trata da alfabetiza&ccedil;&atilde;o para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), destacando o desafio deste processo e a flexibiliza&ccedil;&atilde;o curricular como forma de supera&ccedil;&atilde;o do ensino tradicional, al&eacute;m da necessidade de conhecer as especificidades de cada aluno. O terceiro texto aborda a necessidade de reavalia&ccedil;&atilde;o das estruturas curriculares no contexto educacional e, a partir de uma vis&atilde;o decolonial, prop&otilde;e uma reconstru&ccedil;&atilde;o curricular. O quarto texto destaca o ensino colaborativo como um crit&eacute;rio para garantir efetiva&ccedil;&atilde;o de uma pr&aacute;tica educacional que considera o acesso, mas tamb&eacute;m a perman&ecirc;ncia com qualidade de ensino para os alunos com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio &agrave; Escolariza&ccedil;&atilde;o Inclusiva s&atilde;o apresent &nbsp;&nbsp; &nbsp;Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajet&oacute;ria hist&oacute;rica do N&uacute;cleo de Apoio &agrave; Pessoa com Necessidades Espec&iacute;ficas no Instituto Federal de Educa&ccedil;&atilde;o, Ci&ecirc;ncias e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Por fim, no &uacute;ltimo texto desta &aacute;rea, &eacute; apresentado o Atendimento Educacional Especializado, realizado pelo N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o da Universidade Estadual da Para&iacute;ba (UEPB) com estudantes com defici&ecirc;ncia tanto da gradua&ccedil;&atilde;o como da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o Lato e Stricto Sensu.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajet&oacute;ria hist&oacute;rica do N&uacute;cleo de Apoio &agrave; Pessoa com Necessidades Espec&iac &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares apresentou cinco contribui&ccedil;&otilde;es. A acessibilidade arquitet&ocirc;nica &eacute; um grande desafio para pessoas com defici&ecirc;ncia f&iacute;sica e, em uma escola p&uacute;blica no interior do estado, essa situa&ccedil;&atilde;o se agrava. A partir disso, a primeira pesquisa buscou avaliar as condi&ccedil;&otilde;es de uma escola, condi&ccedil;&otilde;es essas que visavam favorecer o acesso aos estudantes com defici&ecirc;ncia. Outra quest&atilde;o apresentada relembra que, com o aumento de diagn&oacute;sticos, se faz necess&aacute;rio &agrave; efetiva&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para pessoas com defici&ecirc;ncia. Deste modo, no segundo artigo, analisa-se o projeto Brincluir, desenvolvido no munic&iacute;pio de S&atilde;o Jos&eacute; de Piranhas, na Para&iacute;ba, visando compreender a relev&acirc;ncia do mesmo para as crian&ccedil;as e seus familiares.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o &nbsp;&nbsp; &nbsp;O terceiro texto &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica que aborda o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todas as pessoas, sendo esse um dever do Estado e da fam&iacute;lia em colabora&ccedil;&atilde;o com a sociedade, relembrando, entretanto, que pessoas com defici&ecirc;ncia sofreram durante anos com preconceito e exclus&atilde;o, sendo esta situa&ccedil;&atilde;o ainda mais complexa em cidades do interior. Partindo desta perspectiva, a pesquisa buscou apresentar os desafios e possibilidades no contexto da implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica p&uacute;blica de inclus&atilde;o em munic&iacute;pios, destacando o Conselho Municipal de Educa&ccedil;&atilde;o como &oacute;rg&atilde;o que deve mobilizar, normatizar e fiscalizar esta oferta.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O terceiro texto &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica que aborda o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todas as pessoas, sendo &nbsp;&nbsp; &nbsp;O pen&uacute;ltimo texto trata sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva no Novo Ensino M&eacute;dio Potiguar, visto que essa &eacute; uma modalidade de ensino presente em todas as modalidades, etapas e n&iacute;veis, sendo complementar ou suplementar &agrave; escolariza&ccedil;&atilde;o e n&atilde;o substitutiva. Concluindo esta &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o pr&oacute;ximo artigo apresenta uma revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica sobre a produ&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica que discute o Programa Incluir &ndash; Acessibilidade na Educa&ccedil;&atilde;o Superior, pol&iacute;tica p&uacute;blica institu&iacute;da em 2005. O artigo destaca que apenas o estabelecimento da pol&iacute;tica p&uacute;blica n&atilde;o garante a inclus&atilde;o de estudantes p&uacute;blico-alvo da educa&ccedil;&atilde;o especial, sendo indispens&aacute;vel o enfrentamento das barreiras de acessibilidade em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O pen&uacute;ltimo texto trata sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva no Novo Ensino M&eacute;dio Potiguar, visto que essa &eacu &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que essas pesquisas, experi&ecirc;ncias e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acad&ecirc;mico, na revis&atilde;o de sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica e tessitura de redes de solidariedade para viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que essas pesquisas, experi&ecirc;ncias e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acad&ecirc;mico, na revis&atilde;o de sua pr&a &nbsp;&nbsp; &nbsp;Desejamos um reencontro com voc&ecirc; no VI CINTEDI!<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n <br />\r\n FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Ara&uacute;jo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de (Orgs.). Pedagogia da solidariedade. 5. ed. S&atilde;o Paulo: Paz e Terra, 2021. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Maria Margareth de Melo<br />\r\n Sandra Meza-Fernandez """ "conselho_editorial" => """ Marlene Barbosa de Freitas Reis<br />\r\n Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela<br />\r\n Rafael Ferreira de Souza Honorato<br />\r\n Gislene de Ara&uacute;jo Alves """ "ficha_catalografica" => "66cce029df6af_26082024170601.pdf" "arquivo" => "27082024090121-FORMACAO-DOCENTE--AVALIACAO--CURRICULO-E-POLITICAS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-07-08 11:15:23" "updated_at" => "2024-08-27 11:58:07" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 223 "edicao_id" => 353 "codigo" => "978-65-5222-006-6" "capa" => "66b21b1c46fb1_06082024094620.png" "titulo" => "Formação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modernaFormação docente, Avaliação, Currículo e Políticas Públicas no cenário educacional na pauta do V CINTEDI: tecendo redes de solidariedade na sociedade pós-modern" "prefacio" => """ FORMA&Ccedil;&Atilde;O DOCENTE, CURR&Iacute;CULO E POL&Iacute;TICAS P&Uacute;BLICAS NO CEN&Aacute;RIO EDUCACIONAL NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDARIEDADE NA SOCIEDADE P&Oacute;S-MODERNA<br />\r\nFORMA&Ccedil;&Atilde;O DOCENTE, CURR&Iacute;CULO E POL&Iacute;TICAS P&Uacute;BLICAS NO CEN&Aacute;RIO EDUCACIONAL NA PAUTA DO V CINTEDI: TECENDO REDES DE SOLIDA <br />\r\n &ldquo;N&oacute;s temos que ter solidariedade entre os que t&ecirc;m os mesmos sonhos. Esta solidariedade implica em esperan&ccedil;a, e sem esperan&ccedil;a e sem solidariedade &eacute; imposs&iacute;vel lutar&rdquo;&nbsp;<br />\r\n&ldquo;N&oacute;s temos que ter solidariedade entre os que t&ecirc;m os mesmos sonhos. Esta solidariedade implica em esperan&ccedil;a, e sem esperan&ccedil;a e Paulo Freire<br />\r\n <br />\r\n &nbsp;&nbsp; &nbsp;O presente ebook envolve uma colet&acirc;nea de textos referentes ao V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CINTEDI, realizado no per&iacute;odo de 12 a 14 de junho de 2024, em Campina Grande, Para&iacute;ba - Brasil, que teve como tema Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos: tecendo redes de solidariedade na sociedade p&oacute;s-moderna. O evento contou com a presen&ccedil;a de pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes no &acirc;mbito nacional e internacional, em busca de trocas de saberes, conhecimentos e pr&aacute;ticas educativas inclusivas nas vinte &Aacute;reas Tem&aacute;ticas organizadas.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O presente ebook envolve uma colet&acirc;nea de textos referentes ao V Congresso Internacional de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &ndash; CI &nbsp;&nbsp; &nbsp;Tecer redes de solidariedade &eacute; um desafio permanente no contexto da sociedade p&oacute;s-moderna, pois como afirma Paulo Freire a solidariedade e a esperan&ccedil;a s&atilde;o fundamentais para luta. Nesta perspectiva, a tessitura de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva &eacute; uma luta que exige compromisso com a solidariedade. No V CINTEDI foram significativas &agrave;s experi&ecirc;ncias, pesquisas, estudos que avan&ccedil;am na dire&ccedil;&atilde;o de supera&ccedil;&atilde;o de todas as formas de barreiras. No entanto, muitos s&atilde;o os desafios que precisam ser enfrentados. &nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Tecer redes de solidariedade &eacute; um desafio permanente no contexto da sociedade p&oacute;s-moderna, pois como afirma Paulo Freire a soli &nbsp;&nbsp; &nbsp;No presente pref&aacute;cio contemplamos as &Aacute;reas Tem&aacute;ticas de Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo; Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio a Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva e Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares. A seguir ser&atilde;o apresentados os textos que s&atilde;o produtos de experi&ecirc;ncias desenvolvidas nos mais diversos espa&ccedil;os - especialmente nos escolares -, bem como pr&aacute;ticas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas sobre o processo de tessitura da Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva, seus retrocessos e avan&ccedil;os conquistados.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;No presente pref&aacute;cio contemplamos as &Aacute;reas Tem&aacute;ticas de Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoqu &nbsp;&nbsp; &nbsp;A primeira &Aacute;rea Tem&aacute;tica apresentada refere-se &agrave; Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo. Um grande desafio que aparece, em diversos textos, &eacute; a forma&ccedil;&atilde;o docente, tanto no Ensino Superior - forma&ccedil;&atilde;o inicial - como na forma&ccedil;&atilde;o continuada de profissionais diretamente envolvidas/os no processo de Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva. Neste sentido, o Est&aacute;gio Supervisionado n&atilde;o obrigat&oacute;rio para estudantes com defici&ecirc;ncia &ndash; tema do primeiro texto apresentado - &eacute; uma experi&ecirc;ncia que congrega professoras/es e t&eacute;cnicas/os administrativas/os da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e empregadoras/es da cidade de Aragua&iacute;na, Tocantins. Neste cen&aacute;rio, constataram-se avan&ccedil;os e muitos desafios para estes estudantes. Na pesquisa seguinte, apresenta-se a implementa&ccedil;&atilde;o do ensino colaborativo envolvendo professoras/es de classe comum com alunos p&uacute;blico-alvo da Educa&ccedil;&atilde;o Especial. Com isso, ampliou-se o atendimento a estes estudantes e favoreceu a ressignifica&ccedil;&atilde;o de pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas inclusivas.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;A primeira &Aacute;rea Tem&aacute;tica apresentada refere-se &agrave; Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclu &nbsp;&nbsp; &nbsp;Ainda dentro da &Aacute;rea Tem&aacute;tica Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo, o texto seguinte aborda o ensino de LIBRAS na forma&ccedil;&atilde;o das/os professoras/es nas Licenciaturas Interculturais Ind&iacute;genas, destacando a quest&atilde;o bil&iacute;ngue e intercultural e os muitos desafios da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica. O quarto artigo trata da experi&ecirc;ncia do N&uacute;cleo de Apoio a Inclus&atilde;o (NAI) da Universidade Federal do Acre. A pesquisa buscou caracterizar a atua&ccedil;&atilde;o das/os profissionais do NAI e a percep&ccedil;&atilde;o das barreiras e possibilidades para inclus&atilde;o universit&aacute;ria, destacando a necessidade de forma&ccedil;&atilde;o docente.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Ainda dentro da &Aacute;rea Tem&aacute;tica Forma&ccedil;&atilde;o Docente e Gest&atilde;o Escolar no Enfoque Inclusivo, o texto seguinte abo &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma pesquisa bibliogr&aacute;fica sobre a inclus&atilde;o no Ensino Superior, visando compreender a multidimensionalidade das/os estudantes como um aspecto inclusivo que visa a supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o positivista de educa&ccedil;&atilde;o e perman&ecirc;ncia das/os estudantes no ensino superior, especialmente dos grupos mais marginalizados. O sexto artigo destaca a Educa&ccedil;&atilde;o Especial como modalidade necess&aacute;ria &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de docentes, com vistas a um trabalho educacional sob perspectiva da inclus&atilde;o, e se prop&otilde;e a fazer uma an&aacute;lise comparativa entre a realidade brasileira e europeia. Constatou-se a falta de forma&ccedil;&atilde;o e de compet&ecirc;ncias espec&iacute;ficas, barreiras estruturais e press&atilde;o do sistema educacional.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, &eacute; apresentada uma pesquisa bibliogr&aacute;fica sobre a inclus&atilde;o no Ensino Superior, visando compreender a O s&eacute;timo artigo apresenta uma experi&ecirc;ncia de Est&aacute;gio Supervisionado no curso de Letras Portugu&ecirc;s e LIBRAS da UFRN com estudantes surdos. Esta experi&ecirc;ncia favoreceu uma maior compreens&atilde;o das necessidades lingu&iacute;sticas dessa comunidade, por&eacute;m revelou a falta de informa&ccedil;&atilde;o sobre a surdez e a n&atilde;o supera&ccedil;&atilde;o de uma vis&atilde;o capacitista da pessoa surda. O texto seguinte aborda o projeto Mostra de Atividades, realizado junto a estudantes com defici&ecirc;ncia, idealizado a partir do questionamento sobre formas de promo&ccedil;&atilde;o do protagonismo das/os estudantes com defici&ecirc;ncia nas pr&aacute;ticas esportivas das escolas p&uacute;blicas do Ensino Fundamental do munic&iacute;pio de S&atilde;o Paulo.<br />\r\nO s&eacute;timo artigo apresenta uma experi&ecirc;ncia de Est&aacute;gio Supervisionado no curso de Letras Portugu&ecirc;s e LIBRAS da UFRN com estudantes surdo &nbsp;&nbsp; &nbsp;O nono texto aborda a identifica&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias para acesso, perman&ecirc;ncia e sucesso das/os estudantes com defici&ecirc;ncia e necessidades educativas especiais, bem como se prop&otilde;e a apreender as percep&ccedil;&otilde;es dos gestores sobre inclus&atilde;o no Instituto Federal do Piau&iacute; (IFPI). O d&eacute;cimo texto trata sobre a relev&acirc;ncia da LIBRAS para pessoa surda e sua inclus&atilde;o no sistema regular de ensino como garantia de uma educa&ccedil;&atilde;o de qualidade e de inser&ccedil;&atilde;o na sociedade. Por fim, o &uacute;ltimo artigo desta &Aacute;rea Tem&aacute;tica discute as estrat&eacute;gias para integra&ccedil;&atilde;o dos demais profissionais da escola no processo de inclus&atilde;o das/os estudantes com defici&ecirc;ncia. Para isso, abordam-se as pol&iacute;ticas de forma&ccedil;&atilde;o docente na perspectiva da inclus&atilde;o e as dificuldades dos profissionais que atuam na Educa&ccedil;&atilde;o Especial.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O nono texto aborda a identifica&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias para acesso, perman&ecirc;ncia e sucesso das/os estudantes com defici &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio &agrave; Escolariza&ccedil;&atilde;o Inclusiva s&atilde;o apresentados cinco textos. O primeiro &eacute; uma pesquisa que analisa o perfil das/os estudantes em forma&ccedil;&atilde;o Lato Sensu para Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva na cidade de Natal &ndash; RN. Estes estudantes j&aacute; atuam em a&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas educativas com pessoas com defici&ecirc;ncia e buscam aprofundamento sobre a tem&aacute;tica. O segundo artigo trata da alfabetiza&ccedil;&atilde;o para pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA), destacando o desafio deste processo e a flexibiliza&ccedil;&atilde;o curricular como forma de supera&ccedil;&atilde;o do ensino tradicional, al&eacute;m da necessidade de conhecer as especificidades de cada aluno. O terceiro texto aborda a necessidade de reavalia&ccedil;&atilde;o das estruturas curriculares no contexto educacional e, a partir de uma vis&atilde;o decolonial, prop&otilde;e uma reconstru&ccedil;&atilde;o curricular. O quarto texto destaca o ensino colaborativo como um crit&eacute;rio para garantir efetiva&ccedil;&atilde;o de uma pr&aacute;tica educacional que considera o acesso, mas tamb&eacute;m a perman&ecirc;ncia com qualidade de ensino para os alunos com defici&ecirc;ncia.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Na &Aacute;rea Tem&aacute;tica Curr&iacute;culo e Servi&ccedil;os de Apoio &agrave; Escolariza&ccedil;&atilde;o Inclusiva s&atilde;o apresent &nbsp;&nbsp; &nbsp;Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajet&oacute;ria hist&oacute;rica do N&uacute;cleo de Apoio &agrave; Pessoa com Necessidades Espec&iacute;ficas no Instituto Federal de Educa&ccedil;&atilde;o, Ci&ecirc;ncias e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Por fim, no &uacute;ltimo texto desta &aacute;rea, &eacute; apresentado o Atendimento Educacional Especializado, realizado pelo N&uacute;cleo de Acessibilidade e Inclus&atilde;o da Universidade Estadual da Para&iacute;ba (UEPB) com estudantes com defici&ecirc;ncia tanto da gradua&ccedil;&atilde;o como da p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o Lato e Stricto Sensu.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Seguindo, o quinto artigo apresenta a trajet&oacute;ria hist&oacute;rica do N&uacute;cleo de Apoio &agrave; Pessoa com Necessidades Espec&iac &nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o Escolares apresentou cinco contribui&ccedil;&otilde;es. A acessibilidade arquitet&ocirc;nica &eacute; um grande desafio para pessoas com defici&ecirc;ncia f&iacute;sica e, em uma escola p&uacute;blica no interior do estado, essa situa&ccedil;&atilde;o se agrava. A partir disso, a primeira pesquisa buscou avaliar as condi&ccedil;&otilde;es de uma escola, condi&ccedil;&otilde;es essas que visavam favorecer o acesso aos estudantes com defici&ecirc;ncia. Outra quest&atilde;o apresentada relembra que, com o aumento de diagn&oacute;sticos, se faz necess&aacute;rio &agrave; efetiva&ccedil;&atilde;o de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas voltadas para pessoas com defici&ecirc;ncia. Deste modo, no segundo artigo, analisa-se o projeto Brincluir, desenvolvido no munic&iacute;pio de S&atilde;o Jos&eacute; de Piranhas, na Para&iacute;ba, visando compreender a relev&acirc;ncia do mesmo para as crian&ccedil;as e seus familiares.&nbsp;<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Na sequ&ecirc;ncia, a &Aacute;rea Tem&aacute;tica Pol&iacute;ticas P&uacute;blicas e Acessibilidade em Espa&ccedil;os Escolares e N&atilde;o &nbsp;&nbsp; &nbsp;O terceiro texto &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica que aborda o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todas as pessoas, sendo esse um dever do Estado e da fam&iacute;lia em colabora&ccedil;&atilde;o com a sociedade, relembrando, entretanto, que pessoas com defici&ecirc;ncia sofreram durante anos com preconceito e exclus&atilde;o, sendo esta situa&ccedil;&atilde;o ainda mais complexa em cidades do interior. Partindo desta perspectiva, a pesquisa buscou apresentar os desafios e possibilidades no contexto da implementa&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica p&uacute;blica de inclus&atilde;o em munic&iacute;pios, destacando o Conselho Municipal de Educa&ccedil;&atilde;o como &oacute;rg&atilde;o que deve mobilizar, normatizar e fiscalizar esta oferta.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O terceiro texto &eacute; uma pesquisa bibliogr&aacute;fica que aborda o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todas as pessoas, sendo &nbsp;&nbsp; &nbsp;O pen&uacute;ltimo texto trata sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva no Novo Ensino M&eacute;dio Potiguar, visto que essa &eacute; uma modalidade de ensino presente em todas as modalidades, etapas e n&iacute;veis, sendo complementar ou suplementar &agrave; escolariza&ccedil;&atilde;o e n&atilde;o substitutiva. Concluindo esta &Aacute;rea Tem&aacute;tica, o pr&oacute;ximo artigo apresenta uma revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica sobre a produ&ccedil;&atilde;o acad&ecirc;mica que discute o Programa Incluir &ndash; Acessibilidade na Educa&ccedil;&atilde;o Superior, pol&iacute;tica p&uacute;blica institu&iacute;da em 2005. O artigo destaca que apenas o estabelecimento da pol&iacute;tica p&uacute;blica n&atilde;o garante a inclus&atilde;o de estudantes p&uacute;blico-alvo da educa&ccedil;&atilde;o especial, sendo indispens&aacute;vel o enfrentamento das barreiras de acessibilidade em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;O pen&uacute;ltimo texto trata sobre a Educa&ccedil;&atilde;o Especial e Inclusiva no Novo Ensino M&eacute;dio Potiguar, visto que essa &eacu &nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que essas pesquisas, experi&ecirc;ncias e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acad&ecirc;mico, na revis&atilde;o de sua pr&aacute;tica pedag&oacute;gica e tessitura de redes de solidariedade para viv&ecirc;ncia de uma Educa&ccedil;&atilde;o Inclusiva.<br />\r\n&nbsp;&nbsp; &nbsp;Esperamos que essas pesquisas, experi&ecirc;ncias e estudos ajudem no seu cotidiano escolar ou acad&ecirc;mico, na revis&atilde;o de sua pr&a &nbsp;&nbsp; &nbsp;Desejamos um reencontro com voc&ecirc; no VI CINTEDI!<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Margareth Maria de Melo - Universidade Estadual da Para&iacute;ba - UEPB<br />\r\n <br />\r\n Profa. Dra. Sandra Meza - Universidade do Chile<br />\r\n <br />\r\n REFER&Ecirc;NCIAS<br />\r\n <br />\r\n FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria Ara&uacute;jo; OLIVEIRA, Walter Ferreira de (Orgs.). Pedagogia da solidariedade. 5. ed. S&atilde;o Paulo: Paz e Terra, 2021. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Eduardo Gomes Onofre<br />\r\n Maria Margareth de Melo<br />\r\n Sandra Meza-Fernandez """ "conselho_editorial" => """ Marlene Barbosa de Freitas Reis<br />\r\n Karla Alexandra Dantas Freitas Estrela<br />\r\n Rafael Ferreira de Souza Honorato<br />\r\n Gislene de Ara&uacute;jo Alves """ "ficha_catalografica" => "66cce029df6af_26082024170601.pdf" "arquivo" => "27082024090121-FORMACAO-DOCENTE--AVALIACAO--CURRICULO-E-POLITICAS.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-07-08 11:15:23" "updated_at" => "2024-08-27 11:58:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de julho de 2024

Resumo

Com o crescimento das conquistas da Educação Especial, seu debate tem se ampliado cada vez mais nas discussões pedagógicas e reflexões metodológicas dentro e fora dos espaços formativos. O presente artigo busca identificar e analisar o perfil do estudante em formação lato sensu para Educação Especial e Inclusiva na cidade do Natal em recorte. Foi realizado um levantamento bibliográfico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), além de alguns autores como Philippe Perrenoud (2000) que aponta as competências para uma educação em seu sentido pedagógico. Também apresentamos Capellini e Mendes (2007) que abordam o ensino colaborativo e Mantoan (2015) que esclarece conceitos do campo da Educação Especial. Também foi realizada a aplicação de um questionário para mais de 60 sujeitos via Google Forms na condição de estudantes em processos de formação lato sensu em instituições públicas e privadas. Após a análise, verificou-se que grande parte dos discentes estão em preparação para atender demandas que os envolvem diariamente em sua prática docente ou profissional, e que já atuam de alguma forma em ações inclusivas e afirmativas. Por fim, entende-se que é essencial para a Educação Especial estes sujeitos terem domínio de saberes específicos para uma atuação mais significativa junto aos estudantes assistidos por esta área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.