TIPOGRAFIA EM LIVROS ILUSTRADOS INFANTIS: UMA ANÁLISE SOB PERSPECTIVA INCLUSIVA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108539 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 730 "inscrito_id" => 3420 "titulo" => "TIPOGRAFIA EM LIVROS ILUSTRADOS INFANTIS: UMA ANÁLISE SOB PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "Este artigo relaciona conceitos de design tipográfico, inclusão de crianças com baixa visão e livros infantis. A tipografia aqui descrita como os caracteres ortográficos e compositivos, como, por exemplo, espaços e pontuações, pode ser interessante metodologia de inclusão para o acesso à leitura de crianças com baixa visão. Nesse sentido, este estudo de caráter exploratório apresenta noções da literatura de design destinados à tipografia, leiturabilidade e legibilidade em livros ilustrados infantis relacionando-os com as necessidades do leitor iniciante com baixa visão. Em seguida, serão dispostas algumas diretrizes atuais para aplicação de fontes tipográficas legíveis em livros ilustrados infantis. Enfim, serão discutidas a viabilidade e as oportunidades de estudos mais aprofundados e direcionados para o público com baixa visão no âmbito de design e de educação, compreendendo que princípios de leiturabilidade e de legibilidade são necessários para o desenvolvimento de objetos de comunicação que atendam um quantidade maior de pessoas. Como resultados, mostrou-se a necessidade de mais estudos relacionados ao tema sob a perspectiva inclusiva, considerando validações das diretrizes já existentes com leitores com baixa visão, proposição de novas recomendações e aplicações em objetos editoriais disponíveis. Espera-se assim, trazer a tipografia, representada em formato de textos, e o livro ilustrado infantil, suporte lúdico e exploratório, como alternativas para iniciar uma conversa sobre ampliação do acesso à comunicação literária por leitores iniciantes com baixa visão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3420_TB730_04062024201643.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SALES CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.cordeiro@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108539 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 730 "inscrito_id" => 3420 "titulo" => "TIPOGRAFIA EM LIVROS ILUSTRADOS INFANTIS: UMA ANÁLISE SOB PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "Este artigo relaciona conceitos de design tipográfico, inclusão de crianças com baixa visão e livros infantis. A tipografia aqui descrita como os caracteres ortográficos e compositivos, como, por exemplo, espaços e pontuações, pode ser interessante metodologia de inclusão para o acesso à leitura de crianças com baixa visão. Nesse sentido, este estudo de caráter exploratório apresenta noções da literatura de design destinados à tipografia, leiturabilidade e legibilidade em livros ilustrados infantis relacionando-os com as necessidades do leitor iniciante com baixa visão. Em seguida, serão dispostas algumas diretrizes atuais para aplicação de fontes tipográficas legíveis em livros ilustrados infantis. Enfim, serão discutidas a viabilidade e as oportunidades de estudos mais aprofundados e direcionados para o público com baixa visão no âmbito de design e de educação, compreendendo que princípios de leiturabilidade e de legibilidade são necessários para o desenvolvimento de objetos de comunicação que atendam um quantidade maior de pessoas. Como resultados, mostrou-se a necessidade de mais estudos relacionados ao tema sob a perspectiva inclusiva, considerando validações das diretrizes já existentes com leitores com baixa visão, proposição de novas recomendações e aplicações em objetos editoriais disponíveis. Espera-se assim, trazer a tipografia, representada em formato de textos, e o livro ilustrado infantil, suporte lúdico e exploratório, como alternativas para iniciar uma conversa sobre ampliação do acesso à comunicação literária por leitores iniciantes com baixa visão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3420_TB730_04062024201643.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SALES CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana.cordeiro@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }