PINTO, Jessica Hilário. A escuta sensível como atitude de incluir. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/108527>. Acesso em: 23/11/2024 00:50
Este trabalho busca contemplar o ato de escutar na dinâmica da inclusão, no entanto quando falamos em escuta não nos referimos apenas á ação de ouvir, em que só se utiliza o órgão do sentido referente à audição, pelo contrário, tratamos de algo que vai além, por essa razão optamos pelo termo Escuta Sensível, pois entendemos que a partir dela, com ela e através dela seja possível se abrir ao outro, não utilizando apenas os ouvidos, mas sim todo o corpo para compreender o outro em sua totalidade, em um movimento que nos leva á compreensão de nós mesmos, se fundamentando em uma relação mais humana, mais acolhedora buscando o desenvolvimento integral do ser humano. Nesse sentido, trazemos como objetivo o desvelar de atitudes, com enfoque na Escuta Sensível, que são responsáveis pela inclusão na instituição de ensino. Em relação á metodologia, o estudo se caracteriza em uma pesquisa com abordagem qualitativa, com embasamento fenomenológico e aprofundamento bibliográfico. Em que, por meio desse estudo conseguimos observar como ações simples relacionadas ao parar e escutar faz toda diferença nas práticas educacionais, sendo perceptível na forma com que as pessoas envolvidas começam a conviver melhor e a se desenvolverem de maneira significativa.