O presente artigo visa refletir criticamente sobre a formação inicial de professores e professoras no ensino de matemática com estudantes neurodivergentes, destacando os desafios presentes na realidade da prática docente em sala de aula e como professores e professoras se sentem preparados ou desafiados a conduzir o processo de ensino-aprendizagem com esses grupos de alunos. A análise partirá de uma revisão bibliográfica em artigos científicos publicados em sites online como Google acadêmico, sciELO, biblioteca digital (BDTD), nossa pesquisa contempla alguns autores como D’Ambrosio, Perez e Mantoan, sobre a formação docente no ensino de matemática e a prática com alunos neurodivergentes. É fundamental que haja disponibilidade de apoio especializado para oferecer orientação e assistência aos professores, capacitando-os para atender às demandas diversificadas da sala de aula. Isso implica um investimento em programas de formação inicial e continuada, além de recursos e profissionais dedicados, para garantir a inclusão efetiva de todos os alunos, independentemente de suas características individuais. A partir desta análise, propõe-se uma reflexão sobre a necessidade de adaptação do ensino de matemática para alunos neurodivergentes, enfatizando que são os padrões considerados "normais" que precisam se ajustar a eles, e não o contrário.