O USO DOS SUPORTES DIGITAIS COMO FACILITADORES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
0 of 0"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 108346 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 465 "inscrito_id" => 2976 "titulo" => "O USO DOS SUPORTES DIGITAIS COMO FACILITADORES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracteriza-se pelos déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o transtorno do espectro autista apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Considerando que o processo de aquisição da linguagem no contexto de leitura e escrita, requer uma interação social, alfabetizar uma criança com TEA se mostra um desafio, visto que a comunicação e a interação social destes indivíduos apresentam-se comprometidas. Os avanços tecnológicos e a inserção destes instrumentos como facilitadores da aprendizagem na escola como todo, tem sido um recurso facilitador de mediação sobretudo para as crianças com TEA. O professor como mediador pode utilizar esses recursos como estratégias de ensino, possibilitando uma aprendizagem significativa, além de estimular a interação entre pares através do manuseio dos suportes digitais (tablets, notebook, computadores e entre outros).Diante do que foi exposto, este estudo tem como objetivo fazer uma revisão de artigos científicos, dissertações e teses referentes a alfabetização de crianças com TEA utilizando os referidos suportes. Para tanto, foi realizado um levamento no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Scielo para selecionar os dados. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, visto que as pesquisas analisadas já foram publicadas. Os resultados demonstram as contribuições dos suportes digitais para a alfabetização e o desenvolvimento social e cognitivo das crianças autistas, uma vez que podem facilitar a aquisição de linguagem, assim como proporcionam propostas lúdicas para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, ainda existe uma escassez de pesquisas nessa área. ◀O Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracteriza-se pelos déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, incluindo défici ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2976_TB465_06062024235422.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIELLE SOUSA DE ALFRÊDO" "autor_nome_curto" => "JOCIELLE" "autor_email" => "jociellyalfredoo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 108346 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 465 "inscrito_id" => 2976 "titulo" => "O USO DOS SUPORTES DIGITAIS COMO FACILITADORES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracteriza-se pelos déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o transtorno do espectro autista apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Considerando que o processo de aquisição da linguagem no contexto de leitura e escrita, requer uma interação social, alfabetizar uma criança com TEA se mostra um desafio, visto que a comunicação e a interação social destes indivíduos apresentam-se comprometidas. Os avanços tecnológicos e a inserção destes instrumentos como facilitadores da aprendizagem na escola como todo, tem sido um recurso facilitador de mediação sobretudo para as crianças com TEA. O professor como mediador pode utilizar esses recursos como estratégias de ensino, possibilitando uma aprendizagem significativa, além de estimular a interação entre pares através do manuseio dos suportes digitais (tablets, notebook, computadores e entre outros).Diante do que foi exposto, este estudo tem como objetivo fazer uma revisão de artigos científicos, dissertações e teses referentes a alfabetização de crianças com TEA utilizando os referidos suportes. Para tanto, foi realizado um levamento no Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Scielo para selecionar os dados. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, visto que as pesquisas analisadas já foram publicadas. Os resultados demonstram as contribuições dos suportes digitais para a alfabetização e o desenvolvimento social e cognitivo das crianças autistas, uma vez que podem facilitar a aquisição de linguagem, assim como proporcionam propostas lúdicas para o processo de ensino e aprendizagem, no entanto, ainda existe uma escassez de pesquisas nessa área. ◀O Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracteriza-se pelos déficits persistentes na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, incluindo défici ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11 - Comunicação, Práticas de Leitura, Escrita e Inclusão" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2976_TB465_06062024235422.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCIELLE SOUSA DE ALFRÊDO" "autor_nome_curto" => "JOCIELLE" "autor_email" => "jociellyalfredoo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }