Este trabalho trata-se de um estudo de caso, com enfoque nos aspectos do desenvolvimento e dificuldades encontradas na aprendizagem de alunos com deficiência em sala de aula do ensino regular e na sala do Atendimento Educacional Especializado – AEE, baseando-se na sustentação da inclusão como fundamento para uma educação de qualidade. Tendo por objeto de estudo a compreensão das professoras sobre a inclusão de crianças com deficiência relacionando com a arte. Destacamos que as pessoas com deficiência (PCD) representam um número significativo da população mundial, contudo, continuam sendo um dos grupos mais excluídos. Objetivamos analisar a compreensão das professoras sobre inclusão, mostrando as potencialidades das crianças com deficiência. Temos como objetivos específicos: 1) Identificar a compreensão das professoras sobre os conceitos de inclusão e arte de forma facilitadora; 2) Investigar como a inclusão e arte se relacionam nas atividades de sensibilização da luta das pessoas com deficiência. Fundamentamos a pesquisa nas concepções de Inclusão de Ribeiro (2017), Pessoa com deficiência (BRASIL, 2015) e Arte (BRASIL, 1997), dentre outros. Para a produção dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas que foram videogravadas e transcritas. Os sujeitos da pesquisa são 04 professoras da rede municipal de ensino do município de Itatuba- PB. A pesquisa revelou através das falas das professoras que incluir é respeitar as diferenças, valorizando as potencialidades de cada criança. Ressaltamos que as reflexões apontam a existência de um longo caminho a ser percorrido pela sociedade e pela educação, em uma proposta de inclusão, para que a pessoa com deficiência seja tratada como um sujeito ativo e participante na construção de sua própria história com autonomia e independência. Inferimos que a utilização de estratégias de intervenção possibilita proporcionar aos estudantes com deficiência uma melhor interação, participação e desenvolvimento nas atividades.