O presente artigo visa problematizar qual a existência da educação de surdos e seus processos na Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Para isso, a proposta é analisar o discurso presente na BNCC e refletir o quanto as demandas surdas podem ser atendidas dentro desse contexto, relacionando documentos de reivindicações surdas ligados à educação e pensando acerca de possibilidades de vínculo com a Base Nacional. Assim, pretendemos questionar sobre possíveis pontos de vista do documento relativos ao indivíduo surdo, estabelecendo e relacionando algumas visões, tanto inclusivas como culturais sobre a surdez e refletindo sobre temas ligados às culturas surdas nesse movimento, como Libras, educação bilíngue, pertencimento à comunidade e o histórico surdo de lutas por direitos. Essa análise foi realizada por meio de diálogos com autores que se sustentam tanto nos Estudos Culturais quanto aos autores que produzem uma análise de discurso com base foucaultiana. Os resultados apontam a não-existência de aspectos relacionados à surdez e a pessoa surda. Essa ausência impacta diretamente em todo o fazer pedagógico, bem como no processo de escolarização de pessoas surdas.