VIEIRA, Jadson Pereira. . Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/108251>. Acesso em: 23/11/2024 00:38
Os Territórios de Esperança são espaços discursivos proeminentes na formação política, construção de laços afetivos e educacionais das pessoas moradoras de comunidades rurais e/ou assentamentos de reforma agrária no Brasil. Este conceito teorizado pela Geografa Emília Moreira e o Economista Ivan Targino (2007) serve para a problemática que busco desenvolver neste artigo. O objetivo é trazer ao centro da narrativa às práticas pedagógicas não formais das mulheres líderes destes territórios. Penso a partir a da História Oral de Vida com as discursões de Meihy (2007) e as práticas educativas não formais defendidas por Gohn (2010), assim como o conceito de Educação descrito por Freire (2023). Como aporte teórico adentro a problematização decolonial no campo da História, para isso concordo com os escritos de Santos (2022) com o conceito de decolonialidade e em Ortega (1999) e Ionta (2007) para pensarmos o conceito territórios de esperança e a sua relação com a política de inclusão das mulheres camponesas e as relações de gênero.