Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

VISÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO PARA SURDOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
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A abordagem metodológica adotada aproxima-se da Pesquisa-ação qualitativa, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (MHD). O campo empírico compreende as escolas da cidade de Caxias-MA. Os participantes consistem em 4 professores das séries finais do ensino médio, e 2 coordenadores pedagógicos. A coleta de dados utilizou-se questionários elaborados e aplicados pela plataforma Google Forms, aplicados aos docentes e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo interpretados qualitativamente e contextualizados à luz do referencial teórico-filosófico-metodológico do MHD. Os teóricos utilizados embasaram-se em dispositivos legais e em estudos especializados na área da surdez (PLETSCH (2020), HOLLOSI (2019), LIMA (2019). Além disso, foram considerados estudos sobre processos formativos para práticas pedagógicas inclusivas. Os principais resultados foram a princípio uma reflexão sobre as atuais práticas de ensino e as estratégias para garantir a aprendizagem e a para melhor atender os estudantes Surdos, essa reflexão provocou um despertar entre os docentes, levando-os a buscar formações adicionais para assegurar uma aprendizagem efetiva e melhor atender aos estudantes Surdos. Os resultados obtidos não se limitam apenas à sala de aula; eles têm o potencial de impactar positivamente a promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos em toda a instituição educacional. A compreensão das contribuições dos recursos visuais e a análise das estratégias de ensino oferecem uma base sólida para a promoção de práticas inclusivas que beneficiam tanto os estudantes Surdos quanto os ouvintes.O presente artigo aborda uma temática relevante no campo da Educação, no contexto da educação básica com enfoque no ensino inclusivo. 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente artigo aborda uma temática relevante no campo da Educação, no contexto da educação básica com enfoque no ensino inclusivo. O estudo concentra-se nas Práticas e nos Processos Formativos de Educadores, com ênfase nos estudantes Surdos, nas escolas da rede estadual do interior do Maranhão - MA. A abordagem metodológica adotada aproxima-se da Pesquisa-ação qualitativa, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (MHD). O campo empírico compreende as escolas da cidade de Caxias-MA. Os participantes consistem em 4 professores das séries finais do ensino médio, e 2 coordenadores pedagógicos. A coleta de dados utilizou-se questionários elaborados e aplicados pela plataforma Google Forms, aplicados aos docentes e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo interpretados qualitativamente e contextualizados à luz do referencial teórico-filosófico-metodológico do MHD. Os teóricos utilizados embasaram-se em dispositivos legais e em estudos especializados na área da surdez (PLETSCH (2020), HOLLOSI (2019), LIMA (2019). Além disso, foram considerados estudos sobre processos formativos para práticas pedagógicas inclusivas. Os principais resultados foram a princípio uma reflexão sobre as atuais práticas de ensino e as estratégias para garantir a aprendizagem e a para melhor atender os estudantes Surdos, essa reflexão provocou um despertar entre os docentes, levando-os a buscar formações adicionais para assegurar uma aprendizagem efetiva e melhor atender aos estudantes Surdos. Os resultados obtidos não se limitam apenas à sala de aula; eles têm o potencial de impactar positivamente a promoção de ambientes de aprendizagem inclusivos em toda a instituição educacional. A compreensão das contribuições dos recursos visuais e a análise das estratégias de ensino oferecem uma base sólida para a promoção de práticas inclusivas que beneficiam tanto os estudantes Surdos quanto os ouvintes.

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