WEBQUESTS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E TECNOLÓGICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108007 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "WEBQUESTS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho, intitulado "Webquests Inovadoras para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Abordagem Inclusiva e Tecnológica," propõe uma análise detalhada da aplicação de Webquests como ferramenta pedagógica inovadora no contexto do ensino de Libras. Com um enfoque especial na inclusão e na integração de tecnologia, a pesquisa busca explorar como as Webquests podem efetivamente promover a acessibilidade e o engajamento dos alunos surdos. A revisão da literatura fundamenta-se em contribuições significativas de autores especializados. Destacam-se os trabalhos de Mendonça (2018), que ressalta a importância crucial da tecnologia na educação inclusiva, destacando seu papel na promoção da acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva. Outra referência relevante é a obra de Silva (2019), que discute a aplicação prática de Webquests como estratégia pedagógica inovadora. O autor enfatiza o potencial dessas atividades em envolver os alunos de maneira participativa, promovendo a construção ativa do conhecimento. A pesquisa será conduzida como parte de uma experiência prática na Sala de Recursos Multifuncionais, um ambiente especializado que oferece suporte pedagógico para alunos com deficiência, enfatizando a surdez. Nesse contexto, as Webquests serão aplicadas, permitindo uma análise aprofundada do impacto dessa abordagem inovadora no processo de ensino-aprendizagem de Libras. Acredita-se que os resultados desta pesquisa contribuirão para práticas educacionais mais inclusivas e eficazes no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1478_TB14_12022024101803.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108007 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 1478 "titulo" => "WEBQUESTS INOVADORAS PARA O ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS): UMA ABORDAGEM INCLUSIVA E TECNOLÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho, intitulado "Webquests Inovadoras para o Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras): Uma Abordagem Inclusiva e Tecnológica," propõe uma análise detalhada da aplicação de Webquests como ferramenta pedagógica inovadora no contexto do ensino de Libras. Com um enfoque especial na inclusão e na integração de tecnologia, a pesquisa busca explorar como as Webquests podem efetivamente promover a acessibilidade e o engajamento dos alunos surdos. A revisão da literatura fundamenta-se em contribuições significativas de autores especializados. Destacam-se os trabalhos de Mendonça (2018), que ressalta a importância crucial da tecnologia na educação inclusiva, destacando seu papel na promoção da acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva. Outra referência relevante é a obra de Silva (2019), que discute a aplicação prática de Webquests como estratégia pedagógica inovadora. O autor enfatiza o potencial dessas atividades em envolver os alunos de maneira participativa, promovendo a construção ativa do conhecimento. A pesquisa será conduzida como parte de uma experiência prática na Sala de Recursos Multifuncionais, um ambiente especializado que oferece suporte pedagógico para alunos com deficiência, enfatizando a surdez. Nesse contexto, as Webquests serão aplicadas, permitindo uma análise aprofundada do impacto dessa abordagem inovadora no processo de ensino-aprendizagem de Libras. Acredita-se que os resultados desta pesquisa contribuirão para práticas educacionais mais inclusivas e eficazes no contexto do ensino de Língua Brasileira de Sinais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1478_TB14_12022024101803.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANOEL ANÓRIO APOLÔNIO FILHO" "autor_nome_curto" => "MANOEL" "autor_email" => "manoel_apolonio@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }