Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107683
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1093
    "inscrito_id" => 2545
    "titulo" => "TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA"
    "resumo" => "As aulas de campo representam uma metodologia essencial no ensino de geografia, proporcionando uma abordagem prática e imersiva para explorar os conceitos e fenômenos geográficos, as aulas de campo oferecem uma oportunidade única para a aprendizagem experiencial, permitindo que os estudantes se envolvam diretamente com o ambiente geográfico que estão estudando. Com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, consideramos que o trabalho de campo seria o recurso metodológico mais adequado para contextualizar o conteúdo da aula com a realidade dos alunos. Foram realizadas as discussões teóricas com o livro didático, coleta dados sobre o tema estudado, registro fotográfico e a observação in locu. A confecção do mapa mudo do local selecionado, foi feita pelos bolsistas de iniciação a docência, a base possibilitou a representação da temática discutida, bem como a confecção de cartazes, que foram utilizados nas discussões coletivas e mostra da atividade para os demais membros da comunidade escolar. Ao sair das paredes da sala de aula e explorar o mundo ao redor, os alunos são expostos a uma riqueza de experiências que vão além do que os livros podem oferecer. Essas aulas de campo não apenas enriquecem a compreensão dos conceitos geográficos, mas também têm um impacto profundo no desenvolvimento dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda da natureza e da diversidade cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID2545_TB1093_11042024185707.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA MARIA CORREIA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Lívia Maria"
    "autor_email" => "livia.araujo.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107683
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1093
    "inscrito_id" => 2545
    "titulo" => "TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA"
    "resumo" => "As aulas de campo representam uma metodologia essencial no ensino de geografia, proporcionando uma abordagem prática e imersiva para explorar os conceitos e fenômenos geográficos, as aulas de campo oferecem uma oportunidade única para a aprendizagem experiencial, permitindo que os estudantes se envolvam diretamente com o ambiente geográfico que estão estudando. Com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, consideramos que o trabalho de campo seria o recurso metodológico mais adequado para contextualizar o conteúdo da aula com a realidade dos alunos. Foram realizadas as discussões teóricas com o livro didático, coleta dados sobre o tema estudado, registro fotográfico e a observação in locu. A confecção do mapa mudo do local selecionado, foi feita pelos bolsistas de iniciação a docência, a base possibilitou a representação da temática discutida, bem como a confecção de cartazes, que foram utilizados nas discussões coletivas e mostra da atividade para os demais membros da comunidade escolar. Ao sair das paredes da sala de aula e explorar o mundo ao redor, os alunos são expostos a uma riqueza de experiências que vão além do que os livros podem oferecer. Essas aulas de campo não apenas enriquecem a compreensão dos conceitos geográficos, mas também têm um impacto profundo no desenvolvimento dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda da natureza e da diversidade cultural."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID2545_TB1093_11042024185707.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA MARIA CORREIA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "Lívia Maria"
    "autor_email" => "livia.araujo.2021@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

As aulas de campo representam uma metodologia essencial no ensino de geografia, proporcionando uma abordagem prática e imersiva para explorar os conceitos e fenômenos geográficos, as aulas de campo oferecem uma oportunidade única para a aprendizagem experiencial, permitindo que os estudantes se envolvam diretamente com o ambiente geográfico que estão estudando. Com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, consideramos que o trabalho de campo seria o recurso metodológico mais adequado para contextualizar o conteúdo da aula com a realidade dos alunos. Foram realizadas as discussões teóricas com o livro didático, coleta dados sobre o tema estudado, registro fotográfico e a observação in locu. A confecção do mapa mudo do local selecionado, foi feita pelos bolsistas de iniciação a docência, a base possibilitou a representação da temática discutida, bem como a confecção de cartazes, que foram utilizados nas discussões coletivas e mostra da atividade para os demais membros da comunidade escolar. Ao sair das paredes da sala de aula e explorar o mundo ao redor, os alunos são expostos a uma riqueza de experiências que vão além do que os livros podem oferecer. Essas aulas de campo não apenas enriquecem a compreensão dos conceitos geográficos, mas também têm um impacto profundo no desenvolvimento dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda da natureza e da diversidade cultural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.