TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107683 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1093 "inscrito_id" => 2545 "titulo" => "TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA" "resumo" => "As aulas de campo representam uma metodologia essencial no ensino de geografia, proporcionando uma abordagem prática e imersiva para explorar os conceitos e fenômenos geográficos, as aulas de campo oferecem uma oportunidade única para a aprendizagem experiencial, permitindo que os estudantes se envolvam diretamente com o ambiente geográfico que estão estudando. Com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, consideramos que o trabalho de campo seria o recurso metodológico mais adequado para contextualizar o conteúdo da aula com a realidade dos alunos. Foram realizadas as discussões teóricas com o livro didático, coleta dados sobre o tema estudado, registro fotográfico e a observação in locu. A confecção do mapa mudo do local selecionado, foi feita pelos bolsistas de iniciação a docência, a base possibilitou a representação da temática discutida, bem como a confecção de cartazes, que foram utilizados nas discussões coletivas e mostra da atividade para os demais membros da comunidade escolar. Ao sair das paredes da sala de aula e explorar o mundo ao redor, os alunos são expostos a uma riqueza de experiências que vão além do que os livros podem oferecer. Essas aulas de campo não apenas enriquecem a compreensão dos conceitos geográficos, mas também têm um impacto profundo no desenvolvimento dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda da natureza e da diversidade cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID2545_TB1093_11042024185707.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA CORREIA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Lívia Maria" "autor_email" => "livia.araujo.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107683 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 1093 "inscrito_id" => 2545 "titulo" => "TRABALHOS DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DO MEIO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA" "resumo" => "As aulas de campo representam uma metodologia essencial no ensino de geografia, proporcionando uma abordagem prática e imersiva para explorar os conceitos e fenômenos geográficos, as aulas de campo oferecem uma oportunidade única para a aprendizagem experiencial, permitindo que os estudantes se envolvam diretamente com o ambiente geográfico que estão estudando. Com base no conteúdo trabalhado em sala de aula, consideramos que o trabalho de campo seria o recurso metodológico mais adequado para contextualizar o conteúdo da aula com a realidade dos alunos. Foram realizadas as discussões teóricas com o livro didático, coleta dados sobre o tema estudado, registro fotográfico e a observação in locu. A confecção do mapa mudo do local selecionado, foi feita pelos bolsistas de iniciação a docência, a base possibilitou a representação da temática discutida, bem como a confecção de cartazes, que foram utilizados nas discussões coletivas e mostra da atividade para os demais membros da comunidade escolar. Ao sair das paredes da sala de aula e explorar o mundo ao redor, os alunos são expostos a uma riqueza de experiências que vão além do que os livros podem oferecer. Essas aulas de campo não apenas enriquecem a compreensão dos conceitos geográficos, mas também têm um impacto profundo no desenvolvimento dos alunos, promovendo uma apreciação mais profunda da natureza e da diversidade cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV204_MD1_ID2545_TB1093_11042024185707.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA CORREIA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Lívia Maria" "autor_email" => "livia.araujo.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }