Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR SUPERVISOR NA PROMOÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107681
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1087
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR SUPERVISOR NA PROMOÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como um de seus objetivos tornar os professores das escolas públicas de educação básica coformadores dos futuros docentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre o trabalho dos professores supervisores na promoção e valorização da formação docente. Para isso, foram entrevistados através de perguntas realizadas no Google Forms, três professores supervisores do PIBID no município de Parintins-AM. A partir da análise das respostas obtidas, foi possível constatar que os professores supervisores consideram que o papel do supervisor é criar oportunidade + do acadêmico vivenciar experiências dentro da realidade escolar, mediadas pela sua supervisão e orientação diante das práticas pedagógicas. Mesmo com os desafios no desempenho da função, os professores supervisores apresentam uma linha de pensamento compatível com as funções previstas no programa PIBID, considerando sua contribuição para a valorização da formação docente satisfatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1561_TB1087_25042024224426.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FUZIEL MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FUZIEL"
    "autor_email" => "anderson.fuziel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107681
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1087
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR SUPERVISOR NA PROMOÇÃO E NA VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como um de seus objetivos tornar os professores das escolas públicas de educação básica coformadores dos futuros docentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre o trabalho dos professores supervisores na promoção e valorização da formação docente. Para isso, foram entrevistados através de perguntas realizadas no Google Forms, três professores supervisores do PIBID no município de Parintins-AM. A partir da análise das respostas obtidas, foi possível constatar que os professores supervisores consideram que o papel do supervisor é criar oportunidade + do acadêmico vivenciar experiências dentro da realidade escolar, mediadas pela sua supervisão e orientação diante das práticas pedagógicas. Mesmo com os desafios no desempenho da função, os professores supervisores apresentam uma linha de pensamento compatível com as funções previstas no programa PIBID, considerando sua contribuição para a valorização da formação docente satisfatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1561_TB1087_25042024224426.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FUZIEL MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FUZIEL"
    "autor_email" => "anderson.fuziel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como um de seus objetivos tornar os professores das escolas públicas de educação básica coformadores dos futuros docentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre o trabalho dos professores supervisores na promoção e valorização da formação docente. Para isso, foram entrevistados através de perguntas realizadas no Google Forms, três professores supervisores do PIBID no município de Parintins-AM. A partir da análise das respostas obtidas, foi possível constatar que os professores supervisores consideram que o papel do supervisor é criar oportunidade + do acadêmico vivenciar experiências dentro da realidade escolar, mediadas pela sua supervisão e orientação diante das práticas pedagógicas. Mesmo com os desafios no desempenho da função, os professores supervisores apresentam uma linha de pensamento compatível com as funções previstas no programa PIBID, considerando sua contribuição para a valorização da formação docente satisfatória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.