Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

PIBID E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES/AS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS VIVENCIADOS NA EJA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 08: Alfabetização e letramento
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107675
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1076
    "inscrito_id" => 4586
    "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES/AS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS VIVENCIADOS NA EJA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA."
    "resumo" => "Este trabalho, aborda os relatos de experiências construídas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de atividades desenvolvidas pelas bolsistas durante os acompanhamentos na turma da EJA da EMEF São João Batista (2°Etapa), Município de Cametá-PA. Tratase de uma pesquisa-ação de carácter qualitativo do tipo exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico entrevistas semiestruturadas e as seguintes atividades desenvolvidas: elaboração de planos de aula, execução de plano de aula, oficinas de materiais didáticos. Os resultados explicitam que importância do estágio garantiu uma experiência formativa enriquecedora para as devidas estagiárias bolsistas, assim como, para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem dos trabalhadores da EJA. Conclui-se que essas experiências possibilitaram a elaboração de diversas atividades e contribuíram para o aprendizado dos/as alunos/as jovens e adultos trabalhadores, constituindo-se como atividade de grande importância para formação acadêmica e crescimento profissional das bolsistas futuros/as professores/as."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4586_TB1076_25042024164841.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA THAIZ GARCIA SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA THAIZ"
    "autor_email" => "adrianatgs2015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107675
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1076
    "inscrito_id" => 4586
    "titulo" => "PIBID E A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES/AS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS VIVENCIADOS NA EJA NO INTERIOR DA AMAZÔNIA."
    "resumo" => "Este trabalho, aborda os relatos de experiências construídas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de atividades desenvolvidas pelas bolsistas durante os acompanhamentos na turma da EJA da EMEF São João Batista (2°Etapa), Município de Cametá-PA. Tratase de uma pesquisa-ação de carácter qualitativo do tipo exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico entrevistas semiestruturadas e as seguintes atividades desenvolvidas: elaboração de planos de aula, execução de plano de aula, oficinas de materiais didáticos. Os resultados explicitam que importância do estágio garantiu uma experiência formativa enriquecedora para as devidas estagiárias bolsistas, assim como, para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem dos trabalhadores da EJA. Conclui-se que essas experiências possibilitaram a elaboração de diversas atividades e contribuíram para o aprendizado dos/as alunos/as jovens e adultos trabalhadores, constituindo-se como atividade de grande importância para formação acadêmica e crescimento profissional das bolsistas futuros/as professores/as."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Alfabetização e letramento"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4586_TB1076_25042024164841.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA THAIZ GARCIA SERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA THAIZ"
    "autor_email" => "adrianatgs2015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho, aborda os relatos de experiências construídas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), por meio de atividades desenvolvidas pelas bolsistas durante os acompanhamentos na turma da EJA da EMEF São João Batista (2°Etapa), Município de Cametá-PA. Tratase de uma pesquisa-ação de carácter qualitativo do tipo exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento bibliográfico entrevistas semiestruturadas e as seguintes atividades desenvolvidas: elaboração de planos de aula, execução de plano de aula, oficinas de materiais didáticos. Os resultados explicitam que importância do estágio garantiu uma experiência formativa enriquecedora para as devidas estagiárias bolsistas, assim como, para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem dos trabalhadores da EJA. Conclui-se que essas experiências possibilitaram a elaboração de diversas atividades e contribuíram para o aprendizado dos/as alunos/as jovens e adultos trabalhadores, constituindo-se como atividade de grande importância para formação acadêmica e crescimento profissional das bolsistas futuros/as professores/as.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.