Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DO AMBIENTAL AO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107362 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 2438 "titulo" => "DO AMBIENTAL AO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente resumo aborda um trabalho desenvolvido, cuja finalidade era identificar no âmbito da escola integrante do núcleo do Pibid, em especial de estudantes do 9º ano, a concepção de meio ambiente predominante. O seu desenvolvimento se deu mediante estudos individuais e em grupos, reuniões de planejamento das ações, sessões de observações participantes, além de atividades diagnósticas nas turmas envolvidas, que serviram de base para análises. A partir dos resultados obtidos, identificamos uma predominante presença de uma visão naturalista, mas também é notório traços de uma percepção mais crítica. Assim, torna-se evidente a importância de refletir e assegurar a formação continuada e a utilização de metodologias ativas que considerem o contexto dos estudantes para construir uma ampliação mais ampla da concepção de Meio Ambiente.O presente resumo aborda um trabalho desenvolvido, cuja finalidade era identificar no âmbito da escola integrante do núcleo do Pibid, em especial de estudantes " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2438_TB530_23042024182205.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA ELLEN RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda.silva24221@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107362 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 530 "inscrito_id" => 2438 "titulo" => "DO AMBIENTAL AO SOCIOAMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O CONCEITO DE MEIO AMBIENTE" "resumo" => "O presente resumo aborda um trabalho desenvolvido, cuja finalidade era identificar no âmbito da escola integrante do núcleo do Pibid, em especial de estudantes do 9º ano, a concepção de meio ambiente predominante. O seu desenvolvimento se deu mediante estudos individuais e em grupos, reuniões de planejamento das ações, sessões de observações participantes, além de atividades diagnósticas nas turmas envolvidas, que serviram de base para análises. A partir dos resultados obtidos, identificamos uma predominante presença de uma visão naturalista, mas também é notório traços de uma percepção mais crítica. Assim, torna-se evidente a importância de refletir e assegurar a formação continuada e a utilização de metodologias ativas que considerem o contexto dos estudantes para construir uma ampliação mais ampla da concepção de Meio Ambiente.O presente resumo aborda um trabalho desenvolvido, cuja finalidade era identificar no âmbito da escola integrante do núcleo do Pibid, em especial de estudantes " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID2438_TB530_23042024182205.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA ELLEN RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "BRENDA" "autor_email" => "brenda.silva24221@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente resumo aborda um trabalho desenvolvido, cuja finalidade era identificar no âmbito da escola integrante do núcleo do Pibid, em especial de estudantes do 9º ano, a concepção de meio ambiente predominante. O seu desenvolvimento se deu mediante estudos individuais e em grupos, reuniões de planejamento das ações, sessões de observações participantes, além de atividades diagnósticas nas turmas envolvidas, que serviram de base para análises. A partir dos resultados obtidos, identificamos uma predominante presença de uma visão naturalista, mas também é notório traços de uma percepção mais crítica. Assim, torna-se evidente a importância de refletir e assegurar a formação continuada e a utilização de metodologias ativas que considerem o contexto dos estudantes para construir uma ampliação mais ampla da concepção de Meio Ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.