Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS E PRÁTICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107333
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 1857
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "O programa Residência Pedagógica se destaca como uma iniciativa crucial no contexto da formação docente, oferecendo oportunidades valiosas para os estudantes de licenciatura aprimorarem suas habilidades pedagógicas por meio de experiências práticas em ambientes de ensino. Seu foco centraliza na melhoria e no fortalecimento da formação dos futuros educadores, através do desenvolvimento de projetos que enriqueçam a prática pedagógica e estreitem os laços entre a universidade e as escolas. Nesse sentido, este trabalho busca explorar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para o aprimoramento da formação docente, utilizando como base metodológica elementos subjetivos derivados da experiência direta dos participantes. Tais elementos englobam observação, reflexão e descrição das jornadas dos residentes durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), conforme estabelecido no edital 24/2022, abrangendo cursos introdutórios à docência, imersão na prática escolar, regência de aulas e elaboração de projeto de intervenção. Portanto, é evidente que o PRP estimula uma reflexão contínua sobre as práticas educacionais. Através de momentos de diálogo, análise de resultados e ajustes de estratégias, somos incentivados a repensar nossas abordagens e a buscar constantemente o aprimoramento. Esse ciclo de reflexão e ação se traduz em um avanço progressivo e na formação de profissionais mais qualificados e comprometidos com a excelência na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1857_TB487_25042024193747.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA ALVES DO LAGO"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA"
    "autor_email" => "janainaalves2511@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107333
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 1857
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS E PRÁTICAS"
    "resumo" => "O programa Residência Pedagógica se destaca como uma iniciativa crucial no contexto da formação docente, oferecendo oportunidades valiosas para os estudantes de licenciatura aprimorarem suas habilidades pedagógicas por meio de experiências práticas em ambientes de ensino. Seu foco centraliza na melhoria e no fortalecimento da formação dos futuros educadores, através do desenvolvimento de projetos que enriqueçam a prática pedagógica e estreitem os laços entre a universidade e as escolas. Nesse sentido, este trabalho busca explorar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para o aprimoramento da formação docente, utilizando como base metodológica elementos subjetivos derivados da experiência direta dos participantes. Tais elementos englobam observação, reflexão e descrição das jornadas dos residentes durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), conforme estabelecido no edital 24/2022, abrangendo cursos introdutórios à docência, imersão na prática escolar, regência de aulas e elaboração de projeto de intervenção. Portanto, é evidente que o PRP estimula uma reflexão contínua sobre as práticas educacionais. Através de momentos de diálogo, análise de resultados e ajustes de estratégias, somos incentivados a repensar nossas abordagens e a buscar constantemente o aprimoramento. Esse ciclo de reflexão e ação se traduz em um avanço progressivo e na formação de profissionais mais qualificados e comprometidos com a excelência na educação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD4_ID1857_TB487_25042024193747.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA ALVES DO LAGO"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA"
    "autor_email" => "janainaalves2511@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O programa Residência Pedagógica se destaca como uma iniciativa crucial no contexto da formação docente, oferecendo oportunidades valiosas para os estudantes de licenciatura aprimorarem suas habilidades pedagógicas por meio de experiências práticas em ambientes de ensino. Seu foco centraliza na melhoria e no fortalecimento da formação dos futuros educadores, através do desenvolvimento de projetos que enriqueçam a prática pedagógica e estreitem os laços entre a universidade e as escolas. Nesse sentido, este trabalho busca explorar as contribuições do Programa Residência Pedagógica para o aprimoramento da formação docente, utilizando como base metodológica elementos subjetivos derivados da experiência direta dos participantes. Tais elementos englobam observação, reflexão e descrição das jornadas dos residentes durante sua participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), conforme estabelecido no edital 24/2022, abrangendo cursos introdutórios à docência, imersão na prática escolar, regência de aulas e elaboração de projeto de intervenção. Portanto, é evidente que o PRP estimula uma reflexão contínua sobre as práticas educacionais. Através de momentos de diálogo, análise de resultados e ajustes de estratégias, somos incentivados a repensar nossas abordagens e a buscar constantemente o aprimoramento. Esse ciclo de reflexão e ação se traduz em um avanço progressivo e na formação de profissionais mais qualificados e comprometidos com a excelência na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.