Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE SALA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MEMÓRIA E IDENTIDADE REGIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107197
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 2511
    "titulo" => "A HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE SALA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MEMÓRIA E IDENTIDADE REGIONAL"
    "resumo" => "O ensino tradicional de história é caracterizado por um viés positivista, que evidencia os grandes acontecimentos e seus “heróis”, anulando a participação social de homens e mulheres comuns da sociedade, que contribuíram para essa movimentação histórica. Assim, o presente resumo tem como objetivo apresentar a introdução da história local nas aulas de história, como forma de romper com o ensino positivista e incluir os alunos e a comunidade na narrativa histórica, por meio da discussão do papel da memória e da identidade regional. Tendo como princípio basilar as vivências empíricas no contexto escolar, realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na escola Monsenhor José Soares em Arapiraca-Al. A metodologia utilizada foi a imersão organizada, em que o licenciando conhece o ambiente escolar sob o acompanhamento de um professor-supervisor, que atua na educação básica, e um professor-coordenador, na universidade, que realiza discussões teóricas semanalmente. O estudo indicou que ao trabalhar a história local nas aulas de história é possível aproximar o conhecimento histórico dos alunos, inserindo-os no processo histórico e refletindo sobre a sua realidade social"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2511_TB230_08052024085245.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEBERTON VITTÓRIO DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HEBERTON"
    "autor_email" => "heberton.andrade02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107197
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 230
    "inscrito_id" => 2511
    "titulo" => "A HISTÓRIA LOCAL NA SALA DE SALA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MEMÓRIA E IDENTIDADE REGIONAL"
    "resumo" => "O ensino tradicional de história é caracterizado por um viés positivista, que evidencia os grandes acontecimentos e seus “heróis”, anulando a participação social de homens e mulheres comuns da sociedade, que contribuíram para essa movimentação histórica. Assim, o presente resumo tem como objetivo apresentar a introdução da história local nas aulas de história, como forma de romper com o ensino positivista e incluir os alunos e a comunidade na narrativa histórica, por meio da discussão do papel da memória e da identidade regional. Tendo como princípio basilar as vivências empíricas no contexto escolar, realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na escola Monsenhor José Soares em Arapiraca-Al. A metodologia utilizada foi a imersão organizada, em que o licenciando conhece o ambiente escolar sob o acompanhamento de um professor-supervisor, que atua na educação básica, e um professor-coordenador, na universidade, que realiza discussões teóricas semanalmente. O estudo indicou que ao trabalhar a história local nas aulas de história é possível aproximar o conhecimento histórico dos alunos, inserindo-os no processo histórico e refletindo sobre a sua realidade social"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2511_TB230_08052024085245.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEBERTON VITTÓRIO DE ANDRADE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HEBERTON"
    "autor_email" => "heberton.andrade02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O ensino tradicional de história é caracterizado por um viés positivista, que evidencia os grandes acontecimentos e seus “heróis”, anulando a participação social de homens e mulheres comuns da sociedade, que contribuíram para essa movimentação histórica. Assim, o presente resumo tem como objetivo apresentar a introdução da história local nas aulas de história, como forma de romper com o ensino positivista e incluir os alunos e a comunidade na narrativa histórica, por meio da discussão do papel da memória e da identidade regional. Tendo como princípio basilar as vivências empíricas no contexto escolar, realizadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na escola Monsenhor José Soares em Arapiraca-Al. A metodologia utilizada foi a imersão organizada, em que o licenciando conhece o ambiente escolar sob o acompanhamento de um professor-supervisor, que atua na educação básica, e um professor-coordenador, na universidade, que realiza discussões teóricas semanalmente. O estudo indicou que ao trabalhar a história local nas aulas de história é possível aproximar o conhecimento histórico dos alunos, inserindo-os no processo histórico e refletindo sobre a sua realidade social

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.