Artigo Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-000-4

IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08: Educação Básica na Produção e compartilhamento de saberes (PRESENCIAL)
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107058
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Iniciação Científica Escolar é uma proposta de ação pedagógica propícia a alfabetização científica e tecnológica e favorável ao desenvolvimento de estudantes reflexivos, críticos, autônomos, autores e protagonista do bem comum. O objetivo deste artigo, é apresentar uma análise parcial das percepções dos estudantes, da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, sobre a importância da iniciação científica escolar. Trata-se de um estudo descritivo numa abordagem de pesquisa qualitativa. A pesquisa está em andamento no curso de Doutorado Profissional do PPGECE/UEPB. A entrevista semiestrutura foi o instrumento de coleta de dados. Aconteceu em 2022 com 22 estudantes e em 2023 com 19 estudantes. Os estudantes apresentaram palavras que representaram o que foi importante no processo de elaborar e desenvolver um projeto. A análise foi baseada em Bardin (2016). Desvelamos quatro categorias empíricas a partir das palavras mais evocadas: Atitude, Virtude, Interação e Cognição. Identificamos a percepção positiva dos estudantes sobre a importância da iniciação científica. Isso nos motiva a entrelaçar novos caminhos que promovam o debate sobre o significado e o sentido do aprender e do ensinar, considerando a interação dos processos cognitivos e vitais, na formação humana, ética e cidadã dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08: Educação Básica na Produção e compartilhamento de saberes (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID41_TB40_20032024231528.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EVANIZE CUSTÓDI"
    "autor_email" => "evanize.rodrigues@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107058
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 40
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A Iniciação Científica Escolar é uma proposta de ação pedagógica propícia a alfabetização científica e tecnológica e favorável ao desenvolvimento de estudantes reflexivos, críticos, autônomos, autores e protagonista do bem comum. O objetivo deste artigo, é apresentar uma análise parcial das percepções dos estudantes, da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, sobre a importância da iniciação científica escolar. Trata-se de um estudo descritivo numa abordagem de pesquisa qualitativa. A pesquisa está em andamento no curso de Doutorado Profissional do PPGECE/UEPB. A entrevista semiestrutura foi o instrumento de coleta de dados. Aconteceu em 2022 com 22 estudantes e em 2023 com 19 estudantes. Os estudantes apresentaram palavras que representaram o que foi importante no processo de elaborar e desenvolver um projeto. A análise foi baseada em Bardin (2016). Desvelamos quatro categorias empíricas a partir das palavras mais evocadas: Atitude, Virtude, Interação e Cognição. Identificamos a percepção positiva dos estudantes sobre a importância da iniciação científica. Isso nos motiva a entrelaçar novos caminhos que promovam o debate sobre o significado e o sentido do aprender e do ensinar, considerando a interação dos processos cognitivos e vitais, na formação humana, ética e cidadã dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08: Educação Básica na Produção e compartilhamento de saberes (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID41_TB40_20032024231528.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANIZE CUSTÓDIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "EVANIZE CUSTÓDI"
    "autor_email" => "evanize.rodrigues@aluno.uepb.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de maio de 2024

Resumo

A Iniciação Científica Escolar é uma proposta de ação pedagógica propícia a alfabetização científica e tecnológica e favorável ao desenvolvimento de estudantes reflexivos, críticos, autônomos, autores e protagonista do bem comum. O objetivo deste artigo, é apresentar uma análise parcial das percepções dos estudantes, da 3ª série do ensino médio de uma escola pública estadual, sobre a importância da iniciação científica escolar. Trata-se de um estudo descritivo numa abordagem de pesquisa qualitativa. A pesquisa está em andamento no curso de Doutorado Profissional do PPGECE/UEPB. A entrevista semiestrutura foi o instrumento de coleta de dados. Aconteceu em 2022 com 22 estudantes e em 2023 com 19 estudantes. Os estudantes apresentaram palavras que representaram o que foi importante no processo de elaborar e desenvolver um projeto. A análise foi baseada em Bardin (2016). Desvelamos quatro categorias empíricas a partir das palavras mais evocadas: Atitude, Virtude, Interação e Cognição. Identificamos a percepção positiva dos estudantes sobre a importância da iniciação científica. Isso nos motiva a entrelaçar novos caminhos que promovam o debate sobre o significado e o sentido do aprender e do ensinar, considerando a interação dos processos cognitivos e vitais, na formação humana, ética e cidadã dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.