Artigo Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-000-4

FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTE DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10: Formação de professores e programas de fortalecimento das licenciaturas (PRESENCIAL)
"2024-05-17 11:58:18" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107027
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 5
    "inscrito_id" => 88
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTE DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa descrever e relatar a experiência vivenciada no estágio supervisionado no ensino de Biologia, através do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório de suma importância para a formação do licenciando, onde o mesmo irá vivenciar as experiências em ambiente escolar e, além disso, desenvolver habilidades essenciais para o ensino, nesse momento que o licenciando é inserido no ambiente escolar, conhecendo a estrutura das escolas, os discentes, docentes e desenvolvendo principalmente as regências. O estudo é qualitativo, onde não são empregados métodos estatísticos, mas um nível de realidade que não pode ser quantificado. Percebeu-se que uma postura retrógrada dos discentes, viabilizando a não participar da aula, no entanto, foram repensadas formas de atrair a atenção dos discentes e estimulando a participação. Portanto, o estágio supervisionado é uma oportunidade única de exercer o papel de professor e compreender como ocorre o ensino nas instituições de ensino pública, estimulando assim a formação de novos educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Formação de professores e programas de fortalecimento das licenciaturas (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID88_TB5_21012024184013.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DAMIAO FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS DAMIAO"
    "autor_email" => "vinicius.freire@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107027
    "edicao_id" => 348
    "trabalho_id" => 5
    "inscrito_id" => 88
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTE DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa descrever e relatar a experiência vivenciada no estágio supervisionado no ensino de Biologia, através do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório de suma importância para a formação do licenciando, onde o mesmo irá vivenciar as experiências em ambiente escolar e, além disso, desenvolver habilidades essenciais para o ensino, nesse momento que o licenciando é inserido no ambiente escolar, conhecendo a estrutura das escolas, os discentes, docentes e desenvolvendo principalmente as regências. O estudo é qualitativo, onde não são empregados métodos estatísticos, mas um nível de realidade que não pode ser quantificado. Percebeu-se que uma postura retrógrada dos discentes, viabilizando a não participar da aula, no entanto, foram repensadas formas de atrair a atenção dos discentes e estimulando a participação. Portanto, o estágio supervisionado é uma oportunidade única de exercer o papel de professor e compreender como ocorre o ensino nas instituições de ensino pública, estimulando assim a formação de novos educadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: Formação de professores e programas de fortalecimento das licenciaturas (PRESENCIAL)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV199_MD1_ID88_TB5_21012024184013.pdf"
    "created_at" => "2024-05-22 15:56:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS DAMIAO FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS DAMIAO"
    "autor_email" => "vinicius.freire@academico.ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-de-estudos-da-complexidade-e-vi-abril-indigena"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_evento" => "IV Congresso de Estudos da Complexidade e VI Abril Indígena"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cec/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66546ac18c9c6_27052024081305.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-17 11:58:18"
    "publicacao_id" => 109
    "publicacao_nome" => "Revista CEC"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-000-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de maio de 2024

Resumo

O presente trabalho visa descrever e relatar a experiência vivenciada no estágio supervisionado no ensino de Biologia, através do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório de suma importância para a formação do licenciando, onde o mesmo irá vivenciar as experiências em ambiente escolar e, além disso, desenvolver habilidades essenciais para o ensino, nesse momento que o licenciando é inserido no ambiente escolar, conhecendo a estrutura das escolas, os discentes, docentes e desenvolvendo principalmente as regências. O estudo é qualitativo, onde não são empregados métodos estatísticos, mas um nível de realidade que não pode ser quantificado. Percebeu-se que uma postura retrógrada dos discentes, viabilizando a não participar da aula, no entanto, foram repensadas formas de atrair a atenção dos discentes e estimulando a participação. Portanto, o estágio supervisionado é uma oportunidade única de exercer o papel de professor e compreender como ocorre o ensino nas instituições de ensino pública, estimulando assim a formação de novos educadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.