Os conteúdos de Biologia são ensinados, em muitos casos, através de esquemas que facilitam o entendimento de determinados conceitos através da visualização abstrata de estruturas, à exemplo disso temos as estruturas celulares, como as organelas ou a própria molécula de DNA. Além disso, os esquemas no ensino de Biologia também são usados para sintetizar e representar determinados aspectos da natureza que ocorrem em larga escala, como o ciclo da água ou até mesmo o ciclo do nitrogênio. Um conteúdo que é comumente representado através de esquemas é o de cadeias alimentares, onde podemos visualizar em uma única figura, a posição de diferentes organismos enquanto produtores, consumidores primários, secundários, terciários, quaternários e decompositores. Além disso, também é possível sintetizar o fluxo energético dentro dessa mesma cadeia, através de simples conotações em um desenho. O presente trabalho objetiva descrever os processos de uma atividade realizada numa disciplina de mestrado, onde os participantes, após terem contato com um texto tratando sobre o conteúdo de cadeias alimentares, foram estimulados a elaborar um esquema que representasse uma determinada cadeia. Os desenhos elaborados pelos participantes foram analisados a partir da análise imagética, onde foi possível perceber a representação de diferentes aspectos em uma cadeia alimentar. Alguns participantes além de representar uma cadeia alimentar básica, desenharam cadeias de ambientes aquáticos e até mesmo incluíram uma certa complexidade, conferindo aspectos de uma teia alimentar ao esquema. Dessa forma, é possível identificar diferentes níveis de conhecimento acerca de um determinado conteúdo através da análise imagética aplicada a desenhos em sala de aula.