As práticas de internacionalização na educação básica, entre elas os intercâmbios escolares, têm se mostrado um fenômeno crescente e recorrente na esfera educacional pública. No Brasil, vários estados financiam Programas de Intercâmbio Estudantil nas Redes Públicas de Ensino, e na Região Nordeste podemos citar como exemplo: Piauí, Ceará, Pernambuco, Maranhão e Paraíba. No estado da Paraíba, o Programa de Intercâmbio Estudantil Gira Mundo foi instituído na Rede Estadual de Educação, através da Lei 10.613 de 18 de dezembro de 2015 e modificado pela Lei 11.655/2020, Portaria nº 481/SEECT/PB, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba através do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações. Contempla estudantes, por meio da oferta de cursos de idiomas e formação continuada através de parcerias com instituições internacionais. tendo como finalidade promover, a oportunidade de estudar, em um país de Língua Estrangeira, favorecendo experiências de interação com outras culturas, diversidades, letramentos e práticas educacionais. Os estudantes vivenciam esta atividade em países de língua inglesa e espanhola. O presente ensaio tem por objetivo abordar como o capital cultural se relaciona com os múltiplos letramentos sociais mobilizados no contexto educacional de atividade de intercâmbio, influenciando diretamente vivências, expectativas e conhecimentos adquiridos pelos estudantes no período dessa experiência de mobilidade internacional. Este trabalho é parte da discussão teórica de uma pesquisa desenvolvida sobre o Programa de Intercâmbio Estudantil Gira Mundo e Projeto Conexão Mundo, realizados na Rede Pública Estadual da Paraíba. A base teórica concentra-se nas contribuições de Bourdieu (1989), Street (2010 e 2014), Prado (2002), Freitas (2009) e Nogueira; Aguiar e Ramos (2008), numa perspectiva de discussão e caracterização de situações e contextos sociais em que manifestações simbólicas e capital cultural se mobilizam na relação com múltiplos letramentos.