ARTICULANDO SABERES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105316 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3071 "inscrito_id" => 7921 "titulo" => "ARTICULANDO SABERES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente texto relata as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica-PRP, enquanto formandas do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB/ Campus XII, localizada na cidade de Guanambi-BA. O artigo visa refletir sobre as contribuições do referido programa no compartilhamento de saberes teórico-práticos e formação docente, a partir da articulação entre a Universidade e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Primeiramente, o percurso metodológico realizou-se a partir da investigação e de estudos sobre as Pedagogias da Infância; encontros formativos, assim como a participação na EMEI com a carga horária de 20h semanais. Os instrumentos utilizados ao longo desse percurso foi a observação, diário de bordo, fotografias e as narrativas do cotidiano. O suporte teórico fundamenta-se em autores como Larrosa; Madalena Freire, Formosinho e outros. Os resultados dessa experiência reafirmam a potencialidade da articulação Universidade-Escola na formação dos/as participantes ao solidificar os estudos realizados na graduação, como também ao propiciar a construção da identidade profissional e de saberes teórico-práticos. Ademais, as narrativas do cotidiano das crianças, evidencia-se como um dos elementos essenciais para a ação pedagógica. Conclui-se que os estudos acerca da Pedagogia da Infância e da criança destacam-se como fundamentais na atuação de uma EMEI, e as articulações entre Universidade e Escola, residente e preceptor promovem formação, transformação e união de saberes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID7921_TB3071_15122023115736.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "TAINARA C." "autor_email" => "tainaramagalhaes2019@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105316 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3071 "inscrito_id" => 7921 "titulo" => "ARTICULANDO SABERES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente texto relata as experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica-PRP, enquanto formandas do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB/ Campus XII, localizada na cidade de Guanambi-BA. O artigo visa refletir sobre as contribuições do referido programa no compartilhamento de saberes teórico-práticos e formação docente, a partir da articulação entre a Universidade e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Primeiramente, o percurso metodológico realizou-se a partir da investigação e de estudos sobre as Pedagogias da Infância; encontros formativos, assim como a participação na EMEI com a carga horária de 20h semanais. Os instrumentos utilizados ao longo desse percurso foi a observação, diário de bordo, fotografias e as narrativas do cotidiano. O suporte teórico fundamenta-se em autores como Larrosa; Madalena Freire, Formosinho e outros. Os resultados dessa experiência reafirmam a potencialidade da articulação Universidade-Escola na formação dos/as participantes ao solidificar os estudos realizados na graduação, como também ao propiciar a construção da identidade profissional e de saberes teórico-práticos. Ademais, as narrativas do cotidiano das crianças, evidencia-se como um dos elementos essenciais para a ação pedagógica. Conclui-se que os estudos acerca da Pedagogia da Infância e da criança destacam-se como fundamentais na atuação de uma EMEI, e as articulações entre Universidade e Escola, residente e preceptor promovem formação, transformação e união de saberes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID7921_TB3071_15122023115736.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "TAINARA C." "autor_email" => "tainaramagalhaes2019@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }