O EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E LAZER NO ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105174 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2886 "inscrito_id" => 5773 "titulo" => "O EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E LAZER NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Introdução: Este estudo aborda o Lazer e Trabalho no contexto do Ensino Médio, com ênfase nas práticas de lazer dos/as. Foi realizado no decorrer da regência na disciplina de Sociologia, no âmbito do Projeto Interdisciplinar Educação Física e Sociologia. O equilíbrio entre esses dois aspectos é extremamente importante para o desenvolvimento dos/as estudantes, pois afeta tanto o desempenho escolar, o trabalho quanto o bem-estar emocional. O objetivo principal deste estudo é analisar as práticas de lazer dos/as estudantes que as aulas foram ministradas, identificando as preferências e os maiores desafios. Metodologia: Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizado um levantamento com estudantes do Ensino Médio de uma escola da zona sul de Uberlândia – Minas Gerais. A pesquisa utilizou perguntas que foram dadas durante duas aulas expositivas sobre Lazer e Trabalho, buscando coletar informações sobre as atividades de lazer dos estudantes, incluindo esportes, hobbies, entretenimento digital, entre outras formas. A relação foi estratificada para representar diferentes perfis de estudantes em termos de envolvimento no mercado de trabalho durante o Ensino Médio. Resultados e Discussão: Os resultados do levantamento indicam que há uma ampla diversidade de práticas de lazer entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Muitos/as estudantes relatam envolvimento em atividades que variam desde esportes, leitura, assistir filmes/séries e até jogos eletrônicos. Além disso, o levantamento realizado mostra que alguns estudantes sentem que têm pouco tempo para atividades de lazer, o que afeta sua qualidade de vida, pois precisam equilibrar as demandas escolares com o trabalho. Esses/as discentes relatam que sua atividade de lazer é apenas dormir, o que não é considerado uma prática de lazer e sim uma necessidade biológica. Os resultados são discutidos à luz do referencial teórico, enfatizando a importância do lazer na vida de qualquer pessoa, inclusive de adolescentes e seu papel no desenvolvimento inter e intrapessoal. A discussão também aborda os desafios que surgem quando o trabalho se torna uma demanda significativa durante o Ensino Médio, como a pressão adicional sobre o tempo disponível para o lazer e o impacto potencial no desempenho nos estudos. A partir desses achados, foi conduzida uma discussão com a turma sobre a importância do tempo de lazer e o papel do Estado na promoção de políticas públicas de esporte e lazer. Considerações Finais: Este estudo destaca a complexidade da relação entre lazer e trabalho no Ensino Médio e enfatiza a necessidade de abordagens educacionais que valorizem essa dinâmica. Promover um ambiente escolar que valorize o equilíbrio entre essas dimensões pode ter um impacto positivo na formação educacional, na saúde física e emocional dos/as alunos/as. É imprescindível continuar a pesquisa nesse campo e a implementação de políticas educacionais que apoiem os/as estudantes na busca de uma harmonia entre o trabalho e o lazer durante o Ensino Médio." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5773_TB2886_09102023213314.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANNA ALVES NUNES" "autor_nome_curto" => "JULIANNA" "autor_email" => "gugeju@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105174 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2886 "inscrito_id" => 5773 "titulo" => "O EQUILÍBRIO ENTRE TRABALHO E LAZER NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Introdução: Este estudo aborda o Lazer e Trabalho no contexto do Ensino Médio, com ênfase nas práticas de lazer dos/as. Foi realizado no decorrer da regência na disciplina de Sociologia, no âmbito do Projeto Interdisciplinar Educação Física e Sociologia. O equilíbrio entre esses dois aspectos é extremamente importante para o desenvolvimento dos/as estudantes, pois afeta tanto o desempenho escolar, o trabalho quanto o bem-estar emocional. O objetivo principal deste estudo é analisar as práticas de lazer dos/as estudantes que as aulas foram ministradas, identificando as preferências e os maiores desafios. Metodologia: Para alcançar os objetivos da pesquisa, foi realizado um levantamento com estudantes do Ensino Médio de uma escola da zona sul de Uberlândia – Minas Gerais. A pesquisa utilizou perguntas que foram dadas durante duas aulas expositivas sobre Lazer e Trabalho, buscando coletar informações sobre as atividades de lazer dos estudantes, incluindo esportes, hobbies, entretenimento digital, entre outras formas. A relação foi estratificada para representar diferentes perfis de estudantes em termos de envolvimento no mercado de trabalho durante o Ensino Médio. Resultados e Discussão: Os resultados do levantamento indicam que há uma ampla diversidade de práticas de lazer entre os/as alunos/as do Ensino Médio. Muitos/as estudantes relatam envolvimento em atividades que variam desde esportes, leitura, assistir filmes/séries e até jogos eletrônicos. Além disso, o levantamento realizado mostra que alguns estudantes sentem que têm pouco tempo para atividades de lazer, o que afeta sua qualidade de vida, pois precisam equilibrar as demandas escolares com o trabalho. Esses/as discentes relatam que sua atividade de lazer é apenas dormir, o que não é considerado uma prática de lazer e sim uma necessidade biológica. Os resultados são discutidos à luz do referencial teórico, enfatizando a importância do lazer na vida de qualquer pessoa, inclusive de adolescentes e seu papel no desenvolvimento inter e intrapessoal. A discussão também aborda os desafios que surgem quando o trabalho se torna uma demanda significativa durante o Ensino Médio, como a pressão adicional sobre o tempo disponível para o lazer e o impacto potencial no desempenho nos estudos. A partir desses achados, foi conduzida uma discussão com a turma sobre a importância do tempo de lazer e o papel do Estado na promoção de políticas públicas de esporte e lazer. Considerações Finais: Este estudo destaca a complexidade da relação entre lazer e trabalho no Ensino Médio e enfatiza a necessidade de abordagens educacionais que valorizem essa dinâmica. Promover um ambiente escolar que valorize o equilíbrio entre essas dimensões pode ter um impacto positivo na formação educacional, na saúde física e emocional dos/as alunos/as. É imprescindível continuar a pesquisa nesse campo e a implementação de políticas educacionais que apoiem os/as estudantes na busca de uma harmonia entre o trabalho e o lazer durante o Ensino Médio." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5773_TB2886_09102023213314.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANNA ALVES NUNES" "autor_nome_curto" => "JULIANNA" "autor_email" => "gugeju@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }