SABERES DOCENTES EVIDENCIADOS NO MBITO DO SUBPROJETO QUÍMICA-ALEGRE UFES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105049 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2744 "inscrito_id" => 2569 "titulo" => "SABERES DOCENTES EVIDENCIADOS NO MBITO DO SUBPROJETO QUÍMICA-ALEGRE UFES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo do estudo foi investigar os saberes docentes evidenciados por licenciandos em Química da Universidade Federal do Espírito Santo, no âmbito do subprojeto “Química-Alegre” do Programa Residência Pedagógica (PRP). O subprojeto organizou suas atividades a partir da reflexão sobre a realidade escolar, por meio das narrativas autobiográficas (relatos reflexivos), planejamento e execução de intervenções no contexto escolar que, durante 2 módulos da edição, foram remotas, devido à pandemia, enquanto o último módulo foi presencial. As fontes de informações para este estudo foram os 12 relatos reflexivos dos residentes, referentes a feira de Ciências realizada no último módulo em uma escola no município de Guaçuí-ES. Como procedimento de análise de dados, foi realizada a análise de similitude, gerando a Árvore Máxima de Similitude, cujo termo em evidência foi o “não”. Da análise semântica dos relatos, conforme a aparição do termo não, emergiram 4 categorias de análise: Percepções sobre os estudantes do Ensino Fundamental II; Concepções de professor; Itinerário formativo e Relações interpessoais. Os resultados revelaram que os residentes relataram experiências formativas que possibilitaram a construção de saberes inerentes à prática docente, ressignificação de aspectos relacionados ao saber-fazer docente e identificação de desafios na formação inicial de professores de Química. Sendo assim, conclui-se que o PRP contribui para a melhoria da formação inicial docente, ao estabelecer relação dialógica entre as universidades e as escolas e envolver os licenciandos na aplicação prática e reflexiva dos saberes pedagógicos e do conhecimento no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2569_TB2744_19112023204828.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.a.carvalho@ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105049 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2744 "inscrito_id" => 2569 "titulo" => "SABERES DOCENTES EVIDENCIADOS NO MBITO DO SUBPROJETO QUÍMICA-ALEGRE UFES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O objetivo do estudo foi investigar os saberes docentes evidenciados por licenciandos em Química da Universidade Federal do Espírito Santo, no âmbito do subprojeto “Química-Alegre” do Programa Residência Pedagógica (PRP). O subprojeto organizou suas atividades a partir da reflexão sobre a realidade escolar, por meio das narrativas autobiográficas (relatos reflexivos), planejamento e execução de intervenções no contexto escolar que, durante 2 módulos da edição, foram remotas, devido à pandemia, enquanto o último módulo foi presencial. As fontes de informações para este estudo foram os 12 relatos reflexivos dos residentes, referentes a feira de Ciências realizada no último módulo em uma escola no município de Guaçuí-ES. Como procedimento de análise de dados, foi realizada a análise de similitude, gerando a Árvore Máxima de Similitude, cujo termo em evidência foi o “não”. Da análise semântica dos relatos, conforme a aparição do termo não, emergiram 4 categorias de análise: Percepções sobre os estudantes do Ensino Fundamental II; Concepções de professor; Itinerário formativo e Relações interpessoais. Os resultados revelaram que os residentes relataram experiências formativas que possibilitaram a construção de saberes inerentes à prática docente, ressignificação de aspectos relacionados ao saber-fazer docente e identificação de desafios na formação inicial de professores de Química. Sendo assim, conclui-se que o PRP contribui para a melhoria da formação inicial docente, ao estabelecer relação dialógica entre as universidades e as escolas e envolver os licenciandos na aplicação prática e reflexiva dos saberes pedagógicos e do conhecimento no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2569_TB2744_19112023204828.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.a.carvalho@ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }