A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105033 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2725 "inscrito_id" => 6851 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6851_TB2725_27102023201151.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelfallerdeola@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105033 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2725 "inscrito_id" => 6851 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO DE RODAS DE CONVERSAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM" "resumo" => "A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Campus Realeza, desempenha um papel crucial na formação de seus alunos, especialmente no Curso de Pedagogia - Licenciatura. Aborda-se neste trabalho as iniciativas e os desafios enfrentados para enriquecer a formação acadêmica dos estudantes nesse contexto específico. O Campus Realeza enfrenta a difícil tarefa de formar professores em um ambiente de recursos limitados e pequeno número de vagas (20 a cada dois anos). No entanto, busca-se estratégias para fortalecer o percurso formativo de seus estudantes, destacando-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Componente Curricular (CCR) Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC). Neste trabalho apresentar-se-á uma das estratégias utilizadas no processo formativo, a realização de Rodas de Conversa, abordando diversos temas relevantes para a formação dos futuros pedagogos, como Educação Básica, Educação Infantil, Autismo, Alfabetização e Letramento, Identidade e cultura de fronteira, entre outros. Essas rodas de conversa são espaços de interação entre estudantes, professores, coordenadores, gestores da Educação Básica e outros atores da região. Além de promover a interação e a troca de conhecimento, as Rodas de Conversa incentivam o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral, tão importantes na formação acadêmica e profissional. Destaca-se a relevância de uma Roda de Conversa especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que contou com a participação de profissionais experientes na área. Esse evento proporcionou uma rica discussão sobre as demandas relacionadas ao TEA e contribuiu para uma compreensão mais profunda do tema." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6851_TB2725_27102023201151.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FALLER DEOLA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaelfallerdeola@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }