A PRODUÇÃO DE FLASHCARDS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA MORFOFISIOLOGIA E PRINCIPAIS DOENÇAS BACTERIANAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104844 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2512 "inscrito_id" => 7289 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE FLASHCARDS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA MORFOFISIOLOGIA E PRINCIPAIS DOENÇAS BACTERIANAS" "resumo" => "Os objetivos deste relato de experiência consistiram em: criar uma sequência didática para a produção/utilização de flashcards sobre as características morfofisiológicas e as principais doenças bacterianas; aplicar a sequência didática produzida do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Belém; verificar se os discentes assimilaram o conteúdo ministrado através da sequência didática produzida. O presente relato foi desenvolvido através da criação de uma sequência didática que consistiu na ministração de uma aula introdutória sobre o assunto e posterior orientação para que os discentes produzissem os flashcards. A eficácia da sequência didática foi avaliada através da aplicação de perguntas sobre o assunto ministrado, que ocorreu após os discentes construírem e compartilharem os flashcards com os colegas de turma. A utilização da sequência didática demonstrou ser uma ferramenta útil para o processo de consolidação e revisão dos conhecimentos estudados, visando fornecer um aprendizado significativo sobre o assunto. Consideramos que alcançamos o objetivo de utilizar uma metodologia ativa ao colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Conclui-se que obtivemos sucesso na aplicação da sequência didática que se demonstrou uma ferramenta eficaz para auxiliar na consolidação e revisão dos conceitos relacionados aos aspectos morfofisiológicos e principais patogenias bacterianas, contribuindo assim para o aprendizado dos alunos. A experiência de planejar e aplicar uma sequência didática trouxe contribuições interessantes para a nossa construção como futuros\u{A0}docentes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7289_TB2512_08102023102213.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANA CAMILLA RIBEIRO DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "JORDANA" "autor_email" => "jordanac040615@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104844 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2512 "inscrito_id" => 7289 "titulo" => "A PRODUÇÃO DE FLASHCARDS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA MORFOFISIOLOGIA E PRINCIPAIS DOENÇAS BACTERIANAS" "resumo" => "Os objetivos deste relato de experiência consistiram em: criar uma sequência didática para a produção/utilização de flashcards sobre as características morfofisiológicas e as principais doenças bacterianas; aplicar a sequência didática produzida do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Belém; verificar se os discentes assimilaram o conteúdo ministrado através da sequência didática produzida. O presente relato foi desenvolvido através da criação de uma sequência didática que consistiu na ministração de uma aula introdutória sobre o assunto e posterior orientação para que os discentes produzissem os flashcards. A eficácia da sequência didática foi avaliada através da aplicação de perguntas sobre o assunto ministrado, que ocorreu após os discentes construírem e compartilharem os flashcards com os colegas de turma. A utilização da sequência didática demonstrou ser uma ferramenta útil para o processo de consolidação e revisão dos conhecimentos estudados, visando fornecer um aprendizado significativo sobre o assunto. Consideramos que alcançamos o objetivo de utilizar uma metodologia ativa ao colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem. Conclui-se que obtivemos sucesso na aplicação da sequência didática que se demonstrou uma ferramenta eficaz para auxiliar na consolidação e revisão dos conceitos relacionados aos aspectos morfofisiológicos e principais patogenias bacterianas, contribuindo assim para o aprendizado dos alunos. A experiência de planejar e aplicar uma sequência didática trouxe contribuições interessantes para a nossa construção como futuros\u{A0}docentes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7289_TB2512_08102023102213.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORDANA CAMILLA RIBEIRO DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "JORDANA" "autor_email" => "jordanac040615@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }