PRODUÇÃO CIRCULAÇÃO E CONSUMO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS:RELATO DE EXPERIÊNCIA NO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM GARANHUNS-PE\NORDESTE DO BRASIL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104795 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2456 "inscrito_id" => 2645 "titulo" => "PRODUÇÃO CIRCULAÇÃO E CONSUMO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS:RELATO DE EXPERIÊNCIA NO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM GARANHUNS-PE\NORDESTE DO BRASIL" "resumo" => "A participação de estudantes das licenciaturas, nos subprojetos institucionais das diversas áreas de formação da Instituição de Ensino as quais estão inseridos, constitui um processo dinâmico de ações formativas de iniciação à docência em nível superior. Nessa perspectiva, trazemos um relato de experiências do subprojeto do Edital Capes Nº 23/2022, junto à professora orientadora, da escola pública da rede municipal de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Professor Letácio Brito Pessoa, no município de Garanhuns-PE, nordeste do Brasil, e da professora coordenadora do Programa. Nessa direção este relato tem como objetivo compartilhar as experiencia exitosa no período de maio a setembro na referida escola, bem como discorrer a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional dos estudantes a partir dos primeiros períodos. A metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, teve como participantes 16 estudantes com média de idade 12 anos, de ambos os sexos; 4 estudantes pibidianos e 1 professora supervisora da escola básica de atuação do Pibid. Nos resultados, emergem: a importância do Pibid no processo de formação de futuros professores; o uso de metodologias ativas no ensino de Geografia que possam trazer os estudantes da escola como protagonistas no ensinar e aprender. Nas considerações finais, ficam pistas para reflexões acerca dos desafios do uso de metodologias inovadoras e no ensino de geografia a partir do subprojeto do Pibid e, de maneira aproximada, de que este estudo possa contribuir para a proposta pedagógica na escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2645_TB2456_07102023190115.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA KAYLHANE VIRGULINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA KAYLHANE" "autor_email" => "debora.vpereira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104795 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2456 "inscrito_id" => 2645 "titulo" => "PRODUÇÃO CIRCULAÇÃO E CONSUMO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS:RELATO DE EXPERIÊNCIA NO 7º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM GARANHUNS-PE\NORDESTE DO BRASIL" "resumo" => "A participação de estudantes das licenciaturas, nos subprojetos institucionais das diversas áreas de formação da Instituição de Ensino as quais estão inseridos, constitui um processo dinâmico de ações formativas de iniciação à docência em nível superior. Nessa perspectiva, trazemos um relato de experiências do subprojeto do Edital Capes Nº 23/2022, junto à professora orientadora, da escola pública da rede municipal de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Professor Letácio Brito Pessoa, no município de Garanhuns-PE, nordeste do Brasil, e da professora coordenadora do Programa. Nessa direção este relato tem como objetivo compartilhar as experiencia exitosa no período de maio a setembro na referida escola, bem como discorrer a importância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional dos estudantes a partir dos primeiros períodos. A metodologia está ancorada na pesquisa qualitativa, teve como participantes 16 estudantes com média de idade 12 anos, de ambos os sexos; 4 estudantes pibidianos e 1 professora supervisora da escola básica de atuação do Pibid. Nos resultados, emergem: a importância do Pibid no processo de formação de futuros professores; o uso de metodologias ativas no ensino de Geografia que possam trazer os estudantes da escola como protagonistas no ensinar e aprender. Nas considerações finais, ficam pistas para reflexões acerca dos desafios do uso de metodologias inovadoras e no ensino de geografia a partir do subprojeto do Pibid e, de maneira aproximada, de que este estudo possa contribuir para a proposta pedagógica na escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2645_TB2456_07102023190115.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA KAYLHANE VIRGULINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA KAYLHANE" "autor_email" => "debora.vpereira@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }