O PIBID BIOLOGIA COMO ESPAÇO-TEMPO DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES: UM RESGATE DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (2018-2020)
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104705 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 1846 "titulo" => "O PIBID BIOLOGIA COMO ESPAÇO-TEMPO DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES: UM RESGATE DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (2018-2020)" "resumo" => "O presente relato de experiência visa resgatar as vivências formativas do Subprojeto Biologia do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Campus de São Luís - MA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 2018 a 2020. O subprojeto teve como escola-campo o Centro Educa Mais Y Bacanga, escola de tempo integral da rede estadual de ensino, no Maranhão, contando com a participação de um grupo formado por 10 licenciandos/as. Busco rememorar, neste relato de experiência, ações realizadas pelos/as integrantes do referido subprojeto, que demonstram a qualidade de constituição docente proporcionada pelo programa e asseveram a defesa do Pibid como espaço-tempo de constituição de identidades docentes. No que diz respeito ao percurso metodológico adotado no contexto do nosso subprojeto, as atividades executadas eram de duas naturezas: 1. as realizadas ao público acadêmico, no campus, almejando o compartilhamento dos nossos estudos na área de Educação; 2. as desenvolvidas no espaço escolar, envolvendo não apenas a sala de aula, mas a rotina de um/a docente de escola de tempo integral, participando de projetos, eventos, planejamentos, reuniões e propostas interdisciplinares. Enfim, ao longo do desenvolvimento da proposta, ficou evidente a relevância do programa tanto para a universidade como para a escola, cujas vivências dos/as licenciandos/as fortaleceram a constituição de suas identidades como professores/as e pesquisadores/as da Educação. Ademais, o Maranhão carece de maior desenvolvimento em muitas escolas públicas, e o Pibid, aliado a outros programas e políticas públicas nessa área, pode contribuir às transformações sociais que necessitamos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1846_TB2351_14112023121616.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "carloserickbrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104705 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2351 "inscrito_id" => 1846 "titulo" => "O PIBID BIOLOGIA COMO ESPAÇO-TEMPO DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES DOCENTES: UM RESGATE DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS (2018-2020)" "resumo" => "O presente relato de experiência visa resgatar as vivências formativas do Subprojeto Biologia do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Campus de São Luís - MA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 2018 a 2020. O subprojeto teve como escola-campo o Centro Educa Mais Y Bacanga, escola de tempo integral da rede estadual de ensino, no Maranhão, contando com a participação de um grupo formado por 10 licenciandos/as. Busco rememorar, neste relato de experiência, ações realizadas pelos/as integrantes do referido subprojeto, que demonstram a qualidade de constituição docente proporcionada pelo programa e asseveram a defesa do Pibid como espaço-tempo de constituição de identidades docentes. No que diz respeito ao percurso metodológico adotado no contexto do nosso subprojeto, as atividades executadas eram de duas naturezas: 1. as realizadas ao público acadêmico, no campus, almejando o compartilhamento dos nossos estudos na área de Educação; 2. as desenvolvidas no espaço escolar, envolvendo não apenas a sala de aula, mas a rotina de um/a docente de escola de tempo integral, participando de projetos, eventos, planejamentos, reuniões e propostas interdisciplinares. Enfim, ao longo do desenvolvimento da proposta, ficou evidente a relevância do programa tanto para a universidade como para a escola, cujas vivências dos/as licenciandos/as fortaleceram a constituição de suas identidades como professores/as e pesquisadores/as da Educação. Ademais, o Maranhão carece de maior desenvolvimento em muitas escolas públicas, e o Pibid, aliado a outros programas e políticas públicas nessa área, pode contribuir às transformações sociais que necessitamos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1846_TB2351_14112023121616.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ERICK" "autor_email" => "carloserickbrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }