“POD OUVIR”: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104659 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2299 "inscrito_id" => 9040 "titulo" => "“POD OUVIR”: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Nos dois primeiros decênios do século XXI, houve uma expressiva mudança na forma com que se produz conteúdo na Web, afetando, inclusive o ensino escolar. Em meio a essas transformações, presenciou-se o desenvolvimento e popularização de comunidades de compartilhamento digital de informações e saberes, o que possibilitou que os conteúdos produzidos por essas redes digitais pudessem ser acessíveis à comunidade em geral. Entre as linguagens digitais produzidas, destacam-se os podcasts - arquivos em áudio distribuídos pela Web, que tiveram seu surgimento e popularização nos últimos anos. Ao reconhecer o potencial desse recurso como ferramenta de ensino voltada para educação básica, o presente relato de experiência discute a sua contribuição para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, através das novas tecnologias de informação que podem ser acionadas, mais especificamente do podcast e relato de caso sobre o uso dessa linguagem para a educação histórica, oferecido a estudantes da Educação Básica, por meio da sua construção e distribuição, utilizado por professores e bolsistas do PIBID, em escolas públicas da Educação Básica, na cidade de Teresina-PI. Para tanto, partimos do pressuposto didático de que o conhecimento histórico pode ser produzido para além dos espaços acadêmicos, o que possibilita discutir como os professores de história podem lidar com as novas mídias no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência metodológica de ensino, é possível reconhecer três repercussões centrais no processo de ensino de História: a formação inicial de professores, notadamente os bolsistas do PIBID, que desenvolveram as habilidades de construção e distribuição da mídia podcast; a diversificação das formas de aprendizagem entre os estudantes das escolas públicas que acessaram os conteúdos estudados em sala de aula por novas formas de exposição/discussão; e a identificação do potencial dessa linguagem como recurso metodológico eficiente para ensinar História." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9040_TB2299_07102023091804.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DE SOUSA NETO" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "casadapolvora@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104659 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2299 "inscrito_id" => 9040 "titulo" => "“POD OUVIR”: O PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE HISTÓRIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Nos dois primeiros decênios do século XXI, houve uma expressiva mudança na forma com que se produz conteúdo na Web, afetando, inclusive o ensino escolar. Em meio a essas transformações, presenciou-se o desenvolvimento e popularização de comunidades de compartilhamento digital de informações e saberes, o que possibilitou que os conteúdos produzidos por essas redes digitais pudessem ser acessíveis à comunidade em geral. Entre as linguagens digitais produzidas, destacam-se os podcasts - arquivos em áudio distribuídos pela Web, que tiveram seu surgimento e popularização nos últimos anos. Ao reconhecer o potencial desse recurso como ferramenta de ensino voltada para educação básica, o presente relato de experiência discute a sua contribuição para a construção do conhecimento histórico em sala de aula, através das novas tecnologias de informação que podem ser acionadas, mais especificamente do podcast e relato de caso sobre o uso dessa linguagem para a educação histórica, oferecido a estudantes da Educação Básica, por meio da sua construção e distribuição, utilizado por professores e bolsistas do PIBID, em escolas públicas da Educação Básica, na cidade de Teresina-PI. Para tanto, partimos do pressuposto didático de que o conhecimento histórico pode ser produzido para além dos espaços acadêmicos, o que possibilita discutir como os professores de história podem lidar com as novas mídias no processo de ensino e aprendizagem. A partir dessa experiência metodológica de ensino, é possível reconhecer três repercussões centrais no processo de ensino de História: a formação inicial de professores, notadamente os bolsistas do PIBID, que desenvolveram as habilidades de construção e distribuição da mídia podcast; a diversificação das formas de aprendizagem entre os estudantes das escolas públicas que acessaram os conteúdos estudados em sala de aula por novas formas de exposição/discussão; e a identificação do potencial dessa linguagem como recurso metodológico eficiente para ensinar História." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9040_TB2299_07102023091804.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO DE SOUSA NETO" "autor_nome_curto" => "MARCELO" "autor_email" => "casadapolvora@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }