LITERACIA EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE ACERCA DA LITERATURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ESTUDANTES DURANTE O ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104563 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2194 "inscrito_id" => 7975 "titulo" => "LITERACIA EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE ACERCA DA LITERATURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ESTUDANTES DURANTE O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No contexto educacional, considerando as rápidas mudanças e as exigências do século XXI, a literatura e a leitura literária desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes, proporcionando habilidades de comunicação, escrita e pensamento crítico e viabilizando o exercício da literacia e da linguagem como prática social. Esta pesquisa analisou, com ênfase em leitura literária, a forma com que o conteúdo é apresentado no material estruturado, observando como isso implica a educação crítico-social do aluno do 1.º ano no decurso de sua formação. Assim, a principal finalidade desta investigação, de cunho qualitativo, foi evidenciar as formas com que a literatura e o ato de ler e escrever impactam na criticidade e no conhecimento dos discentes durante o ensino médio. O estudo apresenta uma análise do conteúdo de ensino do texto literário no material didático escolar selecionado; e uma investigação detalhada sobre a utilidade e benefícios do material apostilado na construção crítico-social do aluno e sua conexão com a literatura, leitura e promoção do letramento literário. Como base teórica, para compreender o ensino de literatura como fomentador do pensamento crítico, utilizou-se ZILBERMAN (2012), COSSON (2006), CEIA (2002) entre outros. A pesquisa foi realizada durante o Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa /UFR. Os resultados apontam para a necessidade de atualização e diversificação dos materiais didáticos utilizados no ensino de literatura e leitura literária. A abordagem pouco aprofundada dos conteúdos e a limitação a um ensino historicista implicam uma lacuna na formação crítica do leitor literário." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7975_TB2194_15112023173354.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA GONÇALVES LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "Giovanna G." "autor_email" => "giovanna.lourenco@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104563 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2194 "inscrito_id" => 7975 "titulo" => "LITERACIA EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE ACERCA DA LITERATURA E LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS ESTUDANTES DURANTE O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "No contexto educacional, considerando as rápidas mudanças e as exigências do século XXI, a literatura e a leitura literária desempenham um papel fundamental na formação dos estudantes, proporcionando habilidades de comunicação, escrita e pensamento crítico e viabilizando o exercício da literacia e da linguagem como prática social. Esta pesquisa analisou, com ênfase em leitura literária, a forma com que o conteúdo é apresentado no material estruturado, observando como isso implica a educação crítico-social do aluno do 1.º ano no decurso de sua formação. Assim, a principal finalidade desta investigação, de cunho qualitativo, foi evidenciar as formas com que a literatura e o ato de ler e escrever impactam na criticidade e no conhecimento dos discentes durante o ensino médio. O estudo apresenta uma análise do conteúdo de ensino do texto literário no material didático escolar selecionado; e uma investigação detalhada sobre a utilidade e benefícios do material apostilado na construção crítico-social do aluno e sua conexão com a literatura, leitura e promoção do letramento literário. Como base teórica, para compreender o ensino de literatura como fomentador do pensamento crítico, utilizou-se ZILBERMAN (2012), COSSON (2006), CEIA (2002) entre outros. A pesquisa foi realizada durante o Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa /UFR. Os resultados apontam para a necessidade de atualização e diversificação dos materiais didáticos utilizados no ensino de literatura e leitura literária. A abordagem pouco aprofundada dos conteúdos e a limitação a um ensino historicista implicam uma lacuna na formação crítica do leitor literário." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7975_TB2194_15112023173354.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIOVANNA GONÇALVES LOURENÇO" "autor_nome_curto" => "Giovanna G." "autor_email" => "giovanna.lourenco@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }