O EIXO DA ORALIDADE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA: FOCO NO FILTRO AFETIVO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104517 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2142 "inscrito_id" => 5868 "titulo" => "O EIXO DA ORALIDADE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA: FOCO NO FILTRO AFETIVO" "resumo" => "Este trabalho objetiva identificar e analisar os desafios enfrentados no ensino-aprendizagem da oralidade em inglês em nível fundamental, reconhecendo o quão essencial é a construção de um ambiente amistoso e acolhedor nas salas de aula para que os estudantes se sintam seguros e motivados durante esse processo (BROWN, 2015, KRASHEN, 1985). Sob esse viés, este estudo baseia-se na concepção de que a construção de um ambiente propício é parte essencial do desenvolvimento do estudante. Dentre os dados que trazemos para análise, evidenciamos os interesses, necessidades e desafios dos estudantes a partir das respostas obtidas por meio de um questionário aplicado junto aos alunos na escola. Apesar da disposição para a aprendizagem do inglês de modo geral, conseguimos perceber que ainda existe um distanciamento entre os alunos e a disciplina durante as atividades disciplinares em sala de aula: normalmente os alunos não se sentem pertencentes ao espaço de ensino, o que pode ser percebido através dos olhares tímidos e da falta de tomada de turnos pelos alunos na interação oral. Durante as ações extra-classe, desenvolvidas com base no que propõe a BNCC (BRASIL, 2018) para o ensino de inglês em nível fundamental, implementamos uma prática pedagógica participativa à luz da hipótese do filtro afetivo Krashen (1985). Entre os resultados, percebemos que um ambiente seguro, confortável e coletivo diminui o filtro do estudante e propicia a interação entre alunos e professores, necessária para prática da oralidade na língua estrangeira." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5868_TB2142_06102023124648.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE ARAUJO SALES" "autor_nome_curto" => "Isabelle Araujo" "autor_email" => "isa.ara04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104517 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2142 "inscrito_id" => 5868 "titulo" => "O EIXO DA ORALIDADE NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA CIDADE DE FORTALEZA: FOCO NO FILTRO AFETIVO" "resumo" => "Este trabalho objetiva identificar e analisar os desafios enfrentados no ensino-aprendizagem da oralidade em inglês em nível fundamental, reconhecendo o quão essencial é a construção de um ambiente amistoso e acolhedor nas salas de aula para que os estudantes se sintam seguros e motivados durante esse processo (BROWN, 2015, KRASHEN, 1985). Sob esse viés, este estudo baseia-se na concepção de que a construção de um ambiente propício é parte essencial do desenvolvimento do estudante. Dentre os dados que trazemos para análise, evidenciamos os interesses, necessidades e desafios dos estudantes a partir das respostas obtidas por meio de um questionário aplicado junto aos alunos na escola. Apesar da disposição para a aprendizagem do inglês de modo geral, conseguimos perceber que ainda existe um distanciamento entre os alunos e a disciplina durante as atividades disciplinares em sala de aula: normalmente os alunos não se sentem pertencentes ao espaço de ensino, o que pode ser percebido através dos olhares tímidos e da falta de tomada de turnos pelos alunos na interação oral. Durante as ações extra-classe, desenvolvidas com base no que propõe a BNCC (BRASIL, 2018) para o ensino de inglês em nível fundamental, implementamos uma prática pedagógica participativa à luz da hipótese do filtro afetivo Krashen (1985). Entre os resultados, percebemos que um ambiente seguro, confortável e coletivo diminui o filtro do estudante e propicia a interação entre alunos e professores, necessária para prática da oralidade na língua estrangeira." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5868_TB2142_06102023124648.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE ARAUJO SALES" "autor_nome_curto" => "Isabelle Araujo" "autor_email" => "isa.ara04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }