DIVERSIDADE E CULTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (PIBID UFSCAR).
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104453 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2070 "inscrito_id" => 2615 "titulo" => "DIVERSIDADE E CULTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (PIBID UFSCAR)." "resumo" => "Este relato detalha a experiência dos licenciandos de Letras e Pedagogia do PIBID/UFSCar, no CEMEI Prof. Paulo Freire. Considerando a escuta e a demanda dos alunos e com planejamento e orientação das professoras, este grupo desenvolveu atividades nas diferentes fases, com temáticas voltadas às diversas culturas e etnias que fomentaram o contato com aspectos culturais diferentes do seu contexto e o reconhecimento da identidade dos indivíduos envolvidos, ampliando seus conhecimentos e reforçando a importância da boa convivência na escola. Com o interesse dos alunos sobre esta temática, as vivências se tornaram um projeto com as crianças da fase 1, 2 e 6, que se encontra em andamento e perdurará até o fim do ano letivo de 2023. Dentro dessa proposta, foi utilizado como referencial teórico o autor Oliveira (2013), que reforça o papel fundamental da educação infantil na formação de cidadãos conscientes e éticos, trazendo valores e comportamentos para um convívio harmônico. Como resultado, espera-se que essa abordagem lúdica contribua para a formação de indivíduos empáticos e que saibam lidar com a diversidade presente no mundo, fomentando a tolerância e a formação de cidadãos conscientes e respeitosos, ou seja, promovendo um ambiente em que a diversidade é celebrada positivamente desde a fase inicial de suas vidas, já que é no ensino infantil que a criança tem um contato social além do familiar. Logo, é um dos momentos mais importantes para a formação do indivíduo em relação ao viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2615_TB2070_06102023090520.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isadora.oliveira@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104453 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2070 "inscrito_id" => 2615 "titulo" => "DIVERSIDADE E CULTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - RELATOS DE EXPERIÊNCIAS (PIBID UFSCAR)." "resumo" => "Este relato detalha a experiência dos licenciandos de Letras e Pedagogia do PIBID/UFSCar, no CEMEI Prof. Paulo Freire. Considerando a escuta e a demanda dos alunos e com planejamento e orientação das professoras, este grupo desenvolveu atividades nas diferentes fases, com temáticas voltadas às diversas culturas e etnias que fomentaram o contato com aspectos culturais diferentes do seu contexto e o reconhecimento da identidade dos indivíduos envolvidos, ampliando seus conhecimentos e reforçando a importância da boa convivência na escola. Com o interesse dos alunos sobre esta temática, as vivências se tornaram um projeto com as crianças da fase 1, 2 e 6, que se encontra em andamento e perdurará até o fim do ano letivo de 2023. Dentro dessa proposta, foi utilizado como referencial teórico o autor Oliveira (2013), que reforça o papel fundamental da educação infantil na formação de cidadãos conscientes e éticos, trazendo valores e comportamentos para um convívio harmônico. Como resultado, espera-se que essa abordagem lúdica contribua para a formação de indivíduos empáticos e que saibam lidar com a diversidade presente no mundo, fomentando a tolerância e a formação de cidadãos conscientes e respeitosos, ou seja, promovendo um ambiente em que a diversidade é celebrada positivamente desde a fase inicial de suas vidas, já que é no ensino infantil que a criança tem um contato social além do familiar. Logo, é um dos momentos mais importantes para a formação do indivíduo em relação ao viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2615_TB2070_06102023090520.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA LOPES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isadora.oliveira@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }