SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE BIODIVERSIDADE E PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104422 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2038 "inscrito_id" => 9326 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE BIODIVERSIDADE E PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Neste artigo, apresentamos uma sequência didática no ensino de biologia, trabalhando a Biodiversidade e problemas socioambientais, a 25 alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da UFPA (EA/UFPA). Metodologicamente, as ações foram organizadas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). Na Problematização Inicial foi utilizado a dinâmica de storytelling, que consiste na construção de uma narrativa visando a reflexão e aprendizagem dos alunos quanto a situação-problema em que serão inseridos. O objetivo dessa dinâmica consiste na abordagem dos temas que serão discutidos no decorrer da sequência didática; a Organização de Conhecimento consistiu na produção de cartazes com fotografias registradas pelos alunos indicando problemas ambientais no cotidiano, possibilitando ao responsável pela sequência didática avaliar o aprendizado da turma quanto ao tema abordado; Por fim, a Articulação de Conhecimento, ocorreu durante uma roda de conversa, os alunos apresentaram o material produzido e expuseram suas opiniões quanto a problemática por eles apresentada, justificando suas motivações ao evidenciar determinadas situações nos cartazes. Os resultados sugerem um bom aproveitamento durante a sequência didática, apresentando conhecimentos além do que foi debatido em sala de aula, indicando que buscaram outros meios de informação para um melhor desempenho nos debates. A participação dos alunos, apresentando suas ideias com base em problemáticas reais foi crucial para que o objetivo da atividade fosse concluído. Atividades como essa contribuem para a formação do aluno em diversos aspectos, em especial o exercício do pensamento crítico, reflexão e conscientização quanto a problemas ambientais." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9326_TB2038_13112023174648.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER MATHEUS FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROGER MATHEUS F" "autor_email" => "roger.matheus9000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104422 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2038 "inscrito_id" => 9326 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE BIODIVERSIDADE E PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Neste artigo, apresentamos uma sequência didática no ensino de biologia, trabalhando a Biodiversidade e problemas socioambientais, a 25 alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola de Aplicação da UFPA (EA/UFPA). Metodologicamente, as ações foram organizadas com base nos Três Momentos Pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). Na Problematização Inicial foi utilizado a dinâmica de storytelling, que consiste na construção de uma narrativa visando a reflexão e aprendizagem dos alunos quanto a situação-problema em que serão inseridos. O objetivo dessa dinâmica consiste na abordagem dos temas que serão discutidos no decorrer da sequência didática; a Organização de Conhecimento consistiu na produção de cartazes com fotografias registradas pelos alunos indicando problemas ambientais no cotidiano, possibilitando ao responsável pela sequência didática avaliar o aprendizado da turma quanto ao tema abordado; Por fim, a Articulação de Conhecimento, ocorreu durante uma roda de conversa, os alunos apresentaram o material produzido e expuseram suas opiniões quanto a problemática por eles apresentada, justificando suas motivações ao evidenciar determinadas situações nos cartazes. Os resultados sugerem um bom aproveitamento durante a sequência didática, apresentando conhecimentos além do que foi debatido em sala de aula, indicando que buscaram outros meios de informação para um melhor desempenho nos debates. A participação dos alunos, apresentando suas ideias com base em problemáticas reais foi crucial para que o objetivo da atividade fosse concluído. Atividades como essa contribuem para a formação do aluno em diversos aspectos, em especial o exercício do pensamento crítico, reflexão e conscientização quanto a problemas ambientais." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9326_TB2038_13112023174648.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGER MATHEUS FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROGER MATHEUS F" "autor_email" => "roger.matheus9000@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }