Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROGRAMAS COMO A RP E O PIBID: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG NA CIDADE DE MORRINHOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104320 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1924 "inscrito_id" => 5044 "titulo" => "PROGRAMAS COMO A RP E O PIBID: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG NA CIDADE DE MORRINHOS" "resumo" => "Este trabalho visa relatar ações de subprojetos de Matemática dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvidas no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do câmpus Sul – Sede Morrinhos. Esses subprojetos são realizados em escolas estaduais nos Centros de Ensino em Período Integral (CEPI): Alfredo Nasser; Mariquita Costa; Sílvio de Melo Gomes Filho e também no Colégio Militar Xavier de Almeida. Esses subprojetos têm como finalidade aproximar os licenciandos da realidade da escola, possibilitando a entrada anterior ao Estágio e garantindo que eles tenham uma permanência maior na escola. Tais subprojetos têm-se mostrado de grande importância para os acadêmicos, pois tem ajudado na formação qualificada de futuros profissionais da educação. O projeto atende alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. Os bolsistas orientam os alunos nas realizações de atividades, buscando desenvolver atividades investigativas possibilitando assim uma Educação Matemática Crítica.Este trabalho visa relatar ações de subprojetos de Matemática dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docên" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5044_TB1924_20112023160649.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCISCA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.cunha@ueg.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104320 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1924 "inscrito_id" => 5044 "titulo" => "PROGRAMAS COMO A RP E O PIBID: POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEG NA CIDADE DE MORRINHOS" "resumo" => "Este trabalho visa relatar ações de subprojetos de Matemática dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvidas no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do câmpus Sul – Sede Morrinhos. Esses subprojetos são realizados em escolas estaduais nos Centros de Ensino em Período Integral (CEPI): Alfredo Nasser; Mariquita Costa; Sílvio de Melo Gomes Filho e também no Colégio Militar Xavier de Almeida. Esses subprojetos têm como finalidade aproximar os licenciandos da realidade da escola, possibilitando a entrada anterior ao Estágio e garantindo que eles tenham uma permanência maior na escola. Tais subprojetos têm-se mostrado de grande importância para os acadêmicos, pois tem ajudado na formação qualificada de futuros profissionais da educação. O projeto atende alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. Os bolsistas orientam os alunos nas realizações de atividades, buscando desenvolver atividades investigativas possibilitando assim uma Educação Matemática Crítica.Este trabalho visa relatar ações de subprojetos de Matemática dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docên" "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5044_TB1924_20112023160649.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCISCA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.cunha@ueg.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho visa relatar ações de subprojetos de Matemática dos programas de Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvidas no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do câmpus Sul – Sede Morrinhos. Esses subprojetos são realizados em escolas estaduais nos Centros de Ensino em Período Integral (CEPI): Alfredo Nasser; Mariquita Costa; Sílvio de Melo Gomes Filho e também no Colégio Militar Xavier de Almeida. Esses subprojetos têm como finalidade aproximar os licenciandos da realidade da escola, possibilitando a entrada anterior ao Estágio e garantindo que eles tenham uma permanência maior na escola. Tais subprojetos têm-se mostrado de grande importância para os acadêmicos, pois tem ajudado na formação qualificada de futuros profissionais da educação. O projeto atende alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. Os bolsistas orientam os alunos nas realizações de atividades, buscando desenvolver atividades investigativas possibilitando assim uma Educação Matemática Crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.