A INFLUÊNCIA DA SUPERVISÃO DO PIBID NA PRÁTICA DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SUPERVISÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR FÍSICA/QUÍMICA.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104314 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1918 "inscrito_id" => 5355 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA SUPERVISÃO DO PIBID NA PRÁTICA DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SUPERVISÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR FÍSICA/QUÍMICA." "resumo" => "Neste trabalho relata-se as experiências e vivências de professoras supervisoras do PIBID em um Subprojeto Interdisciplinar Física/Química ofertado pela Universidade Estadual do Piauí em parceria com unidades escolares do ensino fundamental e médio do mesmo estado. O objetivo dessa pesquisa é apresentar um relato de experiência sobre como a supervisão em um programa de formação inicial de professores impacta positivamente na atuação docente, dando ênfase a necessidade de compreensão da atuação, entendimento e relação do supervisor dentro do PIBID em um contexto interdisciplinar. Os relatos revelam as percepções individuais e coletivas da influência do ser supervisor na prática docente. Observa-se que a supervisão vai além da orientação da prática em sala de aula dos licenciandos, haja vista que o professor supervisor passa a ter a oportunidade de vivenciar diversas experiências, e consequentemente passa a ter a oportunidade de repensar a prática docente e refletir como deve melhorar a cada dia para proporcionar um ensino de qualidade. Por tanto, o período de experiência vivenciada pelas professoras supervisoras do PIBID foi de grande relevância principalmente em relação ao crescimento profissional do ser professor, pois além de orientar e auxiliar os discentes nas atividades escolares, passou-se a dar uma nova roupagem à docência no contexto de colocar o professor supervisor em constante busca, pesquisa, estudo e formação continuada, para cumprir o seu papel de orientar, estimular e criar oportunidades de estudos coletivos. Dessa forma, a participação como supervisor no PIBID permite enriquecer o conhecimento do professor através da pesquisa e do estudo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5355_TB1918_20112023152109.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE VIANA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "LAIANE ANDRADE" "autor_email" => "laianeandradequimica@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104314 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1918 "inscrito_id" => 5355 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA SUPERVISÃO DO PIBID NA PRÁTICA DOCENTE - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SUPERVISÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR FÍSICA/QUÍMICA." "resumo" => "Neste trabalho relata-se as experiências e vivências de professoras supervisoras do PIBID em um Subprojeto Interdisciplinar Física/Química ofertado pela Universidade Estadual do Piauí em parceria com unidades escolares do ensino fundamental e médio do mesmo estado. O objetivo dessa pesquisa é apresentar um relato de experiência sobre como a supervisão em um programa de formação inicial de professores impacta positivamente na atuação docente, dando ênfase a necessidade de compreensão da atuação, entendimento e relação do supervisor dentro do PIBID em um contexto interdisciplinar. Os relatos revelam as percepções individuais e coletivas da influência do ser supervisor na prática docente. Observa-se que a supervisão vai além da orientação da prática em sala de aula dos licenciandos, haja vista que o professor supervisor passa a ter a oportunidade de vivenciar diversas experiências, e consequentemente passa a ter a oportunidade de repensar a prática docente e refletir como deve melhorar a cada dia para proporcionar um ensino de qualidade. Por tanto, o período de experiência vivenciada pelas professoras supervisoras do PIBID foi de grande relevância principalmente em relação ao crescimento profissional do ser professor, pois além de orientar e auxiliar os discentes nas atividades escolares, passou-se a dar uma nova roupagem à docência no contexto de colocar o professor supervisor em constante busca, pesquisa, estudo e formação continuada, para cumprir o seu papel de orientar, estimular e criar oportunidades de estudos coletivos. Dessa forma, a participação como supervisor no PIBID permite enriquecer o conhecimento do professor através da pesquisa e do estudo." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5355_TB1918_20112023152109.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE VIANA DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "LAIANE ANDRADE" "autor_email" => "laianeandradequimica@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }