PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104288 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1887 "inscrito_id" => 2783 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL" "resumo" => "O Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID, financiado pelo Governo brasileiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, constitui-se enquanto uma ferramenta de inclusão dos graduandos ainda nos primeiros anos do curso em licenciatura no ambiente escolar, proporcionando o contato com o universo da docência e a realidade da Educação Básica. Partindo dessa premissa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise nas experiências e projetos desenvolvidos na Escola Estadual Humberto Mendes, na cidade de Palmeira dos Índios, por pibidianos discentes do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III. Para a pesquisa, foram utilizadas como fontes as experiências vivenciadas no programa, sobre o ensino de História. Do ponto de vista teórico, a pesquisa teve como base estudos de autores como Bittencourt (2008) e Monteiro (2007), os quais problematizam a formação dos professores e destacaram práticas educativas que sugerem um repensar sobre os “métodos tradicionais” de ensino de História, a pesquisa de campo fundamentada no autor Oliveira (1996), foram utilizados estudos de autores que analisam o Cordel, como Lacerda e Menezes Neto (2010), como recurso didático." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2783_TB1887_17112023184840.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ALICE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "josefa.dasilva.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104288 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1887 "inscrito_id" => 2783 "titulo" => "PRÁTICAS DE ENSINO EM HISTÓRIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS-AL" "resumo" => "O Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID, financiado pelo Governo brasileiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, constitui-se enquanto uma ferramenta de inclusão dos graduandos ainda nos primeiros anos do curso em licenciatura no ambiente escolar, proporcionando o contato com o universo da docência e a realidade da Educação Básica. Partindo dessa premissa, este artigo tem como objetivo realizar uma análise nas experiências e projetos desenvolvidos na Escola Estadual Humberto Mendes, na cidade de Palmeira dos Índios, por pibidianos discentes do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III. Para a pesquisa, foram utilizadas como fontes as experiências vivenciadas no programa, sobre o ensino de História. Do ponto de vista teórico, a pesquisa teve como base estudos de autores como Bittencourt (2008) e Monteiro (2007), os quais problematizam a formação dos professores e destacaram práticas educativas que sugerem um repensar sobre os “métodos tradicionais” de ensino de História, a pesquisa de campo fundamentada no autor Oliveira (1996), foram utilizados estudos de autores que analisam o Cordel, como Lacerda e Menezes Neto (2010), como recurso didático." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2783_TB1887_17112023184840.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEFA ALICE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "josefa.dasilva.2022@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }