EXPLORANDO O GÊNERO FANFICTION
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104285 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 5938 "titulo" => "EXPLORANDO O GÊNERO FANFICTION" "resumo" => "Este artigo investiga a abordagem do gênero Fanfiction como uma ferramenta eficaz de desenvolvimento da escrita, produção e interpretação textual no contexto de sala de aula. O objetivo do estudo foi compreender a relação entre os alunos e suas produções textuais, agora baseadas em obras de ficção que já fazem parte de seu repertório cultural. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de uma sequência didática baseada no modelo de Dolz e Scheneuwly (2011), bem como fundamentação teórica por Cosson (2006) e Cristóvão (2011), concernentes ao conceito de letramento literário. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa de uma pesquisa-ação, uma vez que foram desenvolvidas atividades em sala de aula que encorajaram os alunos a criar fanfics baseadas em obras literárias previamente consumidas fora do contexto escolar. O foco recai na ressignificação dessas produções, adaptando-as para um ambiente de ensino. A análise dos resultados demonstrou que a utilização da fanfiction como estratégia pedagógica proporcionou um aumento notável na participação ativa dos alunos, enquanto os desafiava a analisar profundamente os elementos textuais originais e a reinterpretá-los de maneira crítica e criativa. Assim, destaca-se a importância de incorporar elementos da cultura contemporânea no processo educacional, a fim de estabelecer conexões relevantes entre o conhecimento acadêmico e a vivência dos alunos, que demonstraram maior envolvimento com o material, e exibiram avanços significativos na habilidade de interpretação textual e na capacidade de construir argumentações escritas coerentes e análises reflexivas, essenciais para a formação integral dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5938_TB1884_05102023115421.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL EMANUELE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.emanuele@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104285 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 5938 "titulo" => "EXPLORANDO O GÊNERO FANFICTION" "resumo" => "Este artigo investiga a abordagem do gênero Fanfiction como uma ferramenta eficaz de desenvolvimento da escrita, produção e interpretação textual no contexto de sala de aula. O objetivo do estudo foi compreender a relação entre os alunos e suas produções textuais, agora baseadas em obras de ficção que já fazem parte de seu repertório cultural. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de uma sequência didática baseada no modelo de Dolz e Scheneuwly (2011), bem como fundamentação teórica por Cosson (2006) e Cristóvão (2011), concernentes ao conceito de letramento literário. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa de uma pesquisa-ação, uma vez que foram desenvolvidas atividades em sala de aula que encorajaram os alunos a criar fanfics baseadas em obras literárias previamente consumidas fora do contexto escolar. O foco recai na ressignificação dessas produções, adaptando-as para um ambiente de ensino. A análise dos resultados demonstrou que a utilização da fanfiction como estratégia pedagógica proporcionou um aumento notável na participação ativa dos alunos, enquanto os desafiava a analisar profundamente os elementos textuais originais e a reinterpretá-los de maneira crítica e criativa. Assim, destaca-se a importância de incorporar elementos da cultura contemporânea no processo educacional, a fim de estabelecer conexões relevantes entre o conhecimento acadêmico e a vivência dos alunos, que demonstraram maior envolvimento com o material, e exibiram avanços significativos na habilidade de interpretação textual e na capacidade de construir argumentações escritas coerentes e análises reflexivas, essenciais para a formação integral dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5938_TB1884_05102023115421.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL EMANUELE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquel.emanuele@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }