EXPLORANDO AS ÁGUAS DO VALE JIQUIRIÇÁ: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DOS MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104276 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 9152 "titulo" => "EXPLORANDO AS ÁGUAS DO VALE JIQUIRIÇÁ: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DOS MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS" "resumo" => "O resumo expandido “ Explorando as Águas do Vale Jiquiriçá: Uma Perspectiva Interdisciplinar Através dos Macroinvertebrados Aquáticos” aborda a importância da interdisciplinaridade na educação, que envolve a integração de diferentes áreas do conhecimento para superar o pensamento fragmentado. Destaca-se que a interdisciplinaridade é um processo de construção do conhecimento baseado na relação do sujeito com o contexto, realidade e cultura. A interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século passado como resposta à necessidade nas ciências humanas e na educação. No entanto, a aplicação atual da interdisciplinaridade é desafiadora devido à complexidade de estabelecer relações entre áreas divergentes e promover o diálogo entre seus objetos de estudo. O projeto concentra-se na prática interdisciplinar na sala de aula, especialmente como é desenvolvida por licenciandos do Programa de Iniciação à Docência em uma escola pública na Bahia, Brasil. Os autores justificam o trabalho com base em sua participação em um subprojeto interdisciplinar que envolve os cursos de Ciências Biológicas e Geografia, visando trazer elementos das duas áreas para a educação básica. A seguinte obra propõe trabalhar com a biodiversidade local, especificamente com macroinvertebrados aquáticos, organismos que vivem em ambientes aquáticos e desempenham um papel crucial nos ecossistemas aquáticos. Essa abordagem interdisciplinar visa destacar a integração das áreas de Biologia e Geografia na sala de aula e compartilhar a experiência vivenciada por meio do Programa de Iniciação à Docência. Por fim, a obra discute a importância da interdisciplinaridade na educação e apresenta um exemplo de como essa abordagem pode ser aplicada na prática, utilizando a biodiversidade local e os macroinvertebrados aquáticos como ponto de integração entre as disciplinas de Biologia e Geografia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9152_TB1874_05102023103000.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADSON DE ARAÚJO AMORIM" "autor_nome_curto" => "Nomadee" "autor_email" => "jadamorim557@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104276 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 9152 "titulo" => "EXPLORANDO AS ÁGUAS DO VALE JIQUIRIÇÁ: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DOS MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS" "resumo" => "O resumo expandido “ Explorando as Águas do Vale Jiquiriçá: Uma Perspectiva Interdisciplinar Através dos Macroinvertebrados Aquáticos” aborda a importância da interdisciplinaridade na educação, que envolve a integração de diferentes áreas do conhecimento para superar o pensamento fragmentado. Destaca-se que a interdisciplinaridade é um processo de construção do conhecimento baseado na relação do sujeito com o contexto, realidade e cultura. A interdisciplinaridade surgiu na segunda metade do século passado como resposta à necessidade nas ciências humanas e na educação. No entanto, a aplicação atual da interdisciplinaridade é desafiadora devido à complexidade de estabelecer relações entre áreas divergentes e promover o diálogo entre seus objetos de estudo. O projeto concentra-se na prática interdisciplinar na sala de aula, especialmente como é desenvolvida por licenciandos do Programa de Iniciação à Docência em uma escola pública na Bahia, Brasil. Os autores justificam o trabalho com base em sua participação em um subprojeto interdisciplinar que envolve os cursos de Ciências Biológicas e Geografia, visando trazer elementos das duas áreas para a educação básica. A seguinte obra propõe trabalhar com a biodiversidade local, especificamente com macroinvertebrados aquáticos, organismos que vivem em ambientes aquáticos e desempenham um papel crucial nos ecossistemas aquáticos. Essa abordagem interdisciplinar visa destacar a integração das áreas de Biologia e Geografia na sala de aula e compartilhar a experiência vivenciada por meio do Programa de Iniciação à Docência. Por fim, a obra discute a importância da interdisciplinaridade na educação e apresenta um exemplo de como essa abordagem pode ser aplicada na prática, utilizando a biodiversidade local e os macroinvertebrados aquáticos como ponto de integração entre as disciplinas de Biologia e Geografia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9152_TB1874_05102023103000.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JADSON DE ARAÚJO AMORIM" "autor_nome_curto" => "Nomadee" "autor_email" => "jadamorim557@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO (IFBAIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }