INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO E NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104224 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1816 "inscrito_id" => 7083 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO E NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A alfabetização perpassa por quesitos complexos como a matemática, já que as duas disciplinas exigem do discente uma compreensão de questões abstratas, para que por fim eles tenham consciência, por exemplo, de que as letras representam sons e que os números são representações de quantidades, tais compreensões são demandas inerentes ao desenvolvimento humano e a convivência em sociedade. Esse artigo tem como objetivo apresentar a utilização de jogos, desafios e situações problemas nos processos de alfabetização e no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, numa perspectiva construtivista. Foram realizadas 5 observações e 11 intervenções pedagógicas por duas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência- PIBID. As intervenções aconteceram com 8 crianças de ambos os sexos com idade entre 7 e 8 anos, totalizando 64 horas de atuação. Foram observados avanços no desenvolvimento dos alunos, as atividades despertaram interesse e participação, proporcionando um ambiente de aprendizado mais envolvente. Ao trabalhar com jogos, as intervenções evitaram que se tornassem cansativas ou sem sentido, garantindo a atenção e o interesse dos alunos, ao mesmo tempo em que os conteúdos apresentados faziam sentido para ele se puderam garantir aprendizagens significativas com os componentes curriculares da língua portuguesa e da matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7083_TB1816_20112023161239.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLA BORGES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "camilla borges" "autor_email" => "borgescamillasantos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104224 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1816 "inscrito_id" => 7083 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ÊNFASE NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO E NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "A alfabetização perpassa por quesitos complexos como a matemática, já que as duas disciplinas exigem do discente uma compreensão de questões abstratas, para que por fim eles tenham consciência, por exemplo, de que as letras representam sons e que os números são representações de quantidades, tais compreensões são demandas inerentes ao desenvolvimento humano e a convivência em sociedade. Esse artigo tem como objetivo apresentar a utilização de jogos, desafios e situações problemas nos processos de alfabetização e no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, numa perspectiva construtivista. Foram realizadas 5 observações e 11 intervenções pedagógicas por duas bolsistas do Programa de Iniciação à Docência- PIBID. As intervenções aconteceram com 8 crianças de ambos os sexos com idade entre 7 e 8 anos, totalizando 64 horas de atuação. Foram observados avanços no desenvolvimento dos alunos, as atividades despertaram interesse e participação, proporcionando um ambiente de aprendizado mais envolvente. Ao trabalhar com jogos, as intervenções evitaram que se tornassem cansativas ou sem sentido, garantindo a atenção e o interesse dos alunos, ao mesmo tempo em que os conteúdos apresentados faziam sentido para ele se puderam garantir aprendizagens significativas com os componentes curriculares da língua portuguesa e da matemática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID7083_TB1816_20112023161239.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILLA BORGES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "camilla borges" "autor_email" => "borgescamillasantos@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }