O ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA ALUNOS DO CURSO NORMAL: UM RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO PIBID
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104215 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1806 "inscrito_id" => 2176 "titulo" => "O ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA ALUNOS DO CURSO NORMAL: UM RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO PIBID" "resumo" => "O seguinte relato de experiência busca refletir sobre duas intervenções desenvolvidas em uma escola pública estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul, nos dias 1º de junho e 03 de agosto de 2023, por nós, bolsistas do subprojeto multidisciplinar Ciências Biológicas e Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. A temática abordada foi o Sistema Respiratório, que teve por objetivos investigar e abordar os conceitos e o funcionamento desse sistema por meio de diferentes estratégias de ensino, visando a compreensão dos alunos do curso normal e a adaptação da aprendizagem para a educação infantil e séries iniciais, de uma forma lúdica. Entre as atividades desenvolvidas podem-se citar: construção de um cartaz; apresentação de slides e explicação do conteúdo; visualização e manipulação de um modelo didático da caixa torácica; confecção de uma camiseta e questionário referente ao tema abordado. Consideramos que nas intervenções ocorreu aprendizagem do conteúdo proposto, verificada pelas discussões e respostas corretas do questionário. Percebemos a importância do PIBID para a nossa formação profissional, possibilitada pelo planejamento de intervenções e atuação como futuras professoras. Após a execução das intervenções, nos sentimos mais preparadas para os estágios e para atuar como profissionais em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2176_TB1806_14112023170430.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA KREIN" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "vero.krein@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104215 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1806 "inscrito_id" => 2176 "titulo" => "O ENSINO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO PARA ALUNOS DO CURSO NORMAL: UM RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO PIBID" "resumo" => "O seguinte relato de experiência busca refletir sobre duas intervenções desenvolvidas em uma escola pública estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul, nos dias 1º de junho e 03 de agosto de 2023, por nós, bolsistas do subprojeto multidisciplinar Ciências Biológicas e Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa. A temática abordada foi o Sistema Respiratório, que teve por objetivos investigar e abordar os conceitos e o funcionamento desse sistema por meio de diferentes estratégias de ensino, visando a compreensão dos alunos do curso normal e a adaptação da aprendizagem para a educação infantil e séries iniciais, de uma forma lúdica. Entre as atividades desenvolvidas podem-se citar: construção de um cartaz; apresentação de slides e explicação do conteúdo; visualização e manipulação de um modelo didático da caixa torácica; confecção de uma camiseta e questionário referente ao tema abordado. Consideramos que nas intervenções ocorreu aprendizagem do conteúdo proposto, verificada pelas discussões e respostas corretas do questionário. Percebemos a importância do PIBID para a nossa formação profissional, possibilitada pelo planejamento de intervenções e atuação como futuras professoras. Após a execução das intervenções, nos sentimos mais preparadas para os estágios e para atuar como profissionais em sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2176_TB1806_14112023170430.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÔNICA KREIN" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "vero.krein@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }