AULA-PASSEIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTRAESCOLAR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104207 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 1908 "titulo" => "AULA-PASSEIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTRAESCOLAR" "resumo" => "A Residência Pedagógica nos proporcionou atuar como docentes na rede pública de ensino e vivenciar inúmeras experiências e possibilidades metodológicas diferenciadas. A aula passeio foi uma delas, que acabou ressignificando a nossa prática e, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes, que aparentavam estarem um pouco desmotivados com as aulas rotineiras com longas exposições orais, repetições de textos dos livros didáticos. Práticas como essas acabam não despertando o interesse dos estudantes em relação às atividades de âmbito escolar e na condição de professoras residentes percebemos que precisávamos mudar, buscando novos rumos de aprendizagens, estimulando o prazer dos estudantes em aprender gradativamente mais. A intenção de escrita delineou-se em função da busca constante por metodologias diversificadas capazes de estimular os alunos a aprenderem o conteúdo proposto de maneira prazerosa. No decorrer das aulas de regência, as residentes puderam notar o quanto o formato tradicional das aulas muitas vezes desestimula os alunos, instigando-as a propor uma metodologia que pudesse mudar essa situação. A aula-passeio foi a proposição escolhida pelas residentes, pois articula a teoria e a prática, criando novas possibilidades de ensinar e aprender ciências da natureza. Deste modo, esta escrita tem como objetivo refletir sobre a aula-passeio como possibilidade de ensino e aprendizagem de ciências da natureza, a partir de um relato de experiência, pautado na opinião das professoras residentes e dos estudantes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1908_TB1798_04102023151329.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "simone rodrigue" "autor_email" => "simone.2021015401@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104207 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 1908 "titulo" => "AULA-PASSEIO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EXTRAESCOLAR" "resumo" => "A Residência Pedagógica nos proporcionou atuar como docentes na rede pública de ensino e vivenciar inúmeras experiências e possibilidades metodológicas diferenciadas. A aula passeio foi uma delas, que acabou ressignificando a nossa prática e, consequentemente, a aprendizagem dos estudantes, que aparentavam estarem um pouco desmotivados com as aulas rotineiras com longas exposições orais, repetições de textos dos livros didáticos. Práticas como essas acabam não despertando o interesse dos estudantes em relação às atividades de âmbito escolar e na condição de professoras residentes percebemos que precisávamos mudar, buscando novos rumos de aprendizagens, estimulando o prazer dos estudantes em aprender gradativamente mais. A intenção de escrita delineou-se em função da busca constante por metodologias diversificadas capazes de estimular os alunos a aprenderem o conteúdo proposto de maneira prazerosa. No decorrer das aulas de regência, as residentes puderam notar o quanto o formato tradicional das aulas muitas vezes desestimula os alunos, instigando-as a propor uma metodologia que pudesse mudar essa situação. A aula-passeio foi a proposição escolhida pelas residentes, pois articula a teoria e a prática, criando novas possibilidades de ensinar e aprender ciências da natureza. Deste modo, esta escrita tem como objetivo refletir sobre a aula-passeio como possibilidade de ensino e aprendizagem de ciências da natureza, a partir de um relato de experiência, pautado na opinião das professoras residentes e dos estudantes." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1908_TB1798_04102023151329.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "simone rodrigue" "autor_email" => "simone.2021015401@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }