CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – CAMPUS FLORESTA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103981 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 6603 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – CAMPUS FLORESTA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica configura-se como uma política pública afirmativa no que diz respeito à formação inicial de professores para a educação básica. Nesse sentido, este trabalho tem objetivo relatar as contribuições proporcionadas pelo Programa para a formação inicial dos licenciandos do 7º período do curso de Licenciatura Letras Português da Universidade Federal do Acre, campus Floresta. Para cumprir este propósito, elegeu-se a pesquisa de natureza qualitativa com base nos relatos colhidos de relatórios produzidos pelos residentes sobre as experiências adquiridas no contexto das escolas-campo. Como aporte teórico utilizou-se as contribuições de autores como Freire (1979;1996), Pimenta (2012) e Schmitt (2011), entre outros, que tratam da construção dos saberes necessários à prática docente, bem como da relação entre o conhecimento e a ação, a partir da articulação entre a teoria recebida na universidade e a prática construída no chão da escola. Com relação aos resultados, pode-se asseverar que a participação no Programa permite adentrar na realidade dos educadores e educandos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e conhecer mais de perto os desafios do ensino público de nossa região, além de possibilitar a compreensão de que o papel do professor perpassa a mediação dos conteúdos, na medida que envolve, entre outros aspectos, as diversas e as heterogêneas particularidades dos aprendizes e o respeito dessas particularidades. Desse modo, percebe-se que o Programa se caracteriza como uma política pública crucial para a formação inicial de professores da educação básica mais qualificados e preparados frente aos obstáculos e desafios que perpassam sua vida profissional." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6603_TB1542_22092023125734.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEMELLY DE OLIVEIRA CADAXO" "autor_nome_curto" => "KEMELLY CADAXO" "autor_email" => "kcadaxo@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103981 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1542 "inscrito_id" => 6603 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ACADÊMICOS DE LETRAS PORTUGUÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – CAMPUS FLORESTA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica configura-se como uma política pública afirmativa no que diz respeito à formação inicial de professores para a educação básica. Nesse sentido, este trabalho tem objetivo relatar as contribuições proporcionadas pelo Programa para a formação inicial dos licenciandos do 7º período do curso de Licenciatura Letras Português da Universidade Federal do Acre, campus Floresta. Para cumprir este propósito, elegeu-se a pesquisa de natureza qualitativa com base nos relatos colhidos de relatórios produzidos pelos residentes sobre as experiências adquiridas no contexto das escolas-campo. Como aporte teórico utilizou-se as contribuições de autores como Freire (1979;1996), Pimenta (2012) e Schmitt (2011), entre outros, que tratam da construção dos saberes necessários à prática docente, bem como da relação entre o conhecimento e a ação, a partir da articulação entre a teoria recebida na universidade e a prática construída no chão da escola. Com relação aos resultados, pode-se asseverar que a participação no Programa permite adentrar na realidade dos educadores e educandos, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem e conhecer mais de perto os desafios do ensino público de nossa região, além de possibilitar a compreensão de que o papel do professor perpassa a mediação dos conteúdos, na medida que envolve, entre outros aspectos, as diversas e as heterogêneas particularidades dos aprendizes e o respeito dessas particularidades. Desse modo, percebe-se que o Programa se caracteriza como uma política pública crucial para a formação inicial de professores da educação básica mais qualificados e preparados frente aos obstáculos e desafios que perpassam sua vida profissional." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6603_TB1542_22092023125734.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEMELLY DE OLIVEIRA CADAXO" "autor_nome_curto" => "KEMELLY CADAXO" "autor_email" => "kcadaxo@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }