LEITURA E ESCRITA DE MUNDO PELO PIBID LETRAS UFBA: O LEGADO DE ELVIS NO COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS EM SALVADOR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103846 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1386 "inscrito_id" => 3946 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA DE MUNDO PELO PIBID LETRAS UFBA: O LEGADO DE ELVIS NO COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS EM SALVADOR" "resumo" => "Este trabalho, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Letras Língua Portuguesa, no âmbito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, visa expor o andamento das atividades de acompanhamento das rotinas da professora supervisora, Lizéli Moreira Silva, vinculada à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, integradas às dinâmicas da escola parceira, Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), sob a coordenação de área da professora Lavínia Mattos, do ILUFBA. Nesta comunicação, mostraremos um panorama dos trabalhos iniciados em novembro de 2022, Edital PIBID CAPES 1/2022, focando nas vivências pedagógicas, metodológicas e formativas do ensino da língua materna, sob uma abordagem discursiva e crítica da linguagem. Neste sentido, apresentaremos as participações (e seus produtos) dos bolsistas ID no componente da parte diversificada do currículo do novo ensino médio – Leitura e Escrita de Mundo. Visando alinhamento entre teoria e prática, fazeres e saberes entre escola e IES, pautando o ensino crítico da língua portuguesa pelo viés das práticas da leitura e da produção textual, mobilizamos autores como Paulo Freire (2004) e Magda Soares (1986), reforçando a importância de uma formação crítico-identitária do educador e do educando e tendo em vista os aspectos socioculturais e históricos que são basilares no ensino da língua portuguesa sob um prisma crítico e funcional. Os resultados alcançados nesse período de trabalhos se deram, sobretudo, nas dimensões identitárias, políticas e didático-pedagógicas em nossa formação crítico-reflexiva enquanto futuros professores e, em especial, para um ensino eficiente que minimize as desigualdades sociais, econômicas e de acesso às políticas públicas recorrentes em muitas realidades da educação básica e pública, como evidenciado no CEMATF com sua atual falta de biblioteca. Com o desafio de deixar um legado que contribua para a continuidade das práticas de leitura e valorização de produções nascidas durante as observações participativas no ano letivo 2023, os bolsistas ID, nesta escola parceira, criaram o ELVIS (Espaço de Leitura e Atividades Virtuais). Este espaço também recebe contribuições dos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio e indicações de outros professores do colégio, assumindo o protagonismo juvenil e também o acolhimento da comunidade escolar. Dessa forma, contribuindo para a ampliação do repertório de saberes orientadores da (auto)reflexão e a criação de estratégias inovadoras e funcionais de ensino, visando às demandas educacionais contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3946_TB1386_29102023002557.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALO CAEU CARNEIRO LORÊTO" "autor_nome_curto" => "LALO CAEU" "autor_email" => "lalo.c.loreto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103846 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1386 "inscrito_id" => 3946 "titulo" => "LEITURA E ESCRITA DE MUNDO PELO PIBID LETRAS UFBA: O LEGADO DE ELVIS NO COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS EM SALVADOR" "resumo" => "Este trabalho, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Letras Língua Portuguesa, no âmbito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, visa expor o andamento das atividades de acompanhamento das rotinas da professora supervisora, Lizéli Moreira Silva, vinculada à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, integradas às dinâmicas da escola parceira, Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), sob a coordenação de área da professora Lavínia Mattos, do ILUFBA. Nesta comunicação, mostraremos um panorama dos trabalhos iniciados em novembro de 2022, Edital PIBID CAPES 1/2022, focando nas vivências pedagógicas, metodológicas e formativas do ensino da língua materna, sob uma abordagem discursiva e crítica da linguagem. Neste sentido, apresentaremos as participações (e seus produtos) dos bolsistas ID no componente da parte diversificada do currículo do novo ensino médio – Leitura e Escrita de Mundo. Visando alinhamento entre teoria e prática, fazeres e saberes entre escola e IES, pautando o ensino crítico da língua portuguesa pelo viés das práticas da leitura e da produção textual, mobilizamos autores como Paulo Freire (2004) e Magda Soares (1986), reforçando a importância de uma formação crítico-identitária do educador e do educando e tendo em vista os aspectos socioculturais e históricos que são basilares no ensino da língua portuguesa sob um prisma crítico e funcional. Os resultados alcançados nesse período de trabalhos se deram, sobretudo, nas dimensões identitárias, políticas e didático-pedagógicas em nossa formação crítico-reflexiva enquanto futuros professores e, em especial, para um ensino eficiente que minimize as desigualdades sociais, econômicas e de acesso às políticas públicas recorrentes em muitas realidades da educação básica e pública, como evidenciado no CEMATF com sua atual falta de biblioteca. Com o desafio de deixar um legado que contribua para a continuidade das práticas de leitura e valorização de produções nascidas durante as observações participativas no ano letivo 2023, os bolsistas ID, nesta escola parceira, criaram o ELVIS (Espaço de Leitura e Atividades Virtuais). Este espaço também recebe contribuições dos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio e indicações de outros professores do colégio, assumindo o protagonismo juvenil e também o acolhimento da comunidade escolar. Dessa forma, contribuindo para a ampliação do repertório de saberes orientadores da (auto)reflexão e a criação de estratégias inovadoras e funcionais de ensino, visando às demandas educacionais contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3946_TB1386_29102023002557.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LALO CAEU CARNEIRO LORÊTO" "autor_nome_curto" => "LALO CAEU" "autor_email" => "lalo.c.loreto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }