PIBID PEDAGOGIA: O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103780 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1310 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA: O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A importância que o PIBID tem como política de formação de professores é amplamente conhecida e debatida. Entretanto esse trabalho visa demostrar o programa sobre outro prisma, ao passo que evidencia o quanto é benéfico para as escolas parceiras, professoras supervisoras e acadêmicos que têm a oportunidade de estar inseridos em uma sala de aula com o programa em ação. Nessa perspectiva, o trabalho tem por objetivo geral apresentar como o PIBID contribui para o protagonismo infantil ao desenvolver propostas significativas na Educação Infantil, a partir do projeto “As cem linguagens da/na Educação Infantil”. A partir da ótica da professora supervisora, iremos relatar as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos e explicitar como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o ensino básico contribui para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, o trabalho configura-se como um relato de experiência. O trabalho inicia fazendo uma revisão bibliográfica sobre as mudanças nas concepções de infância e instituições de educação infantil em documentos oficiais e autores como Craidy e Silva (2001) Faria e Salles (2007) para então compreender a concepção atual de criança, que á caracterizada como um ser histórico que produz cultura. A experiência relatada aponta que o programa corrobora para que os alunos se desenvolvam de forma mais efetiva por meio da linguagem artística, plástica e musical. Cada uma dessas linguagens possui características e abordagens específicas, mas todas estão relacionadas à expressão e à comunicação por meio da criação artística." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7637_TB1310_04092023220506.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA MENDES" "autor_email" => "carlameendes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103780 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1310 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA: O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A importância que o PIBID tem como política de formação de professores é amplamente conhecida e debatida. Entretanto esse trabalho visa demostrar o programa sobre outro prisma, ao passo que evidencia o quanto é benéfico para as escolas parceiras, professoras supervisoras e acadêmicos que têm a oportunidade de estar inseridos em uma sala de aula com o programa em ação. Nessa perspectiva, o trabalho tem por objetivo geral apresentar como o PIBID contribui para o protagonismo infantil ao desenvolver propostas significativas na Educação Infantil, a partir do projeto “As cem linguagens da/na Educação Infantil”. A partir da ótica da professora supervisora, iremos relatar as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos e explicitar como a criação desse “espaço híbrido” entre o ensino superior e o ensino básico contribui para o desenvolvimento educacional de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, o trabalho configura-se como um relato de experiência. O trabalho inicia fazendo uma revisão bibliográfica sobre as mudanças nas concepções de infância e instituições de educação infantil em documentos oficiais e autores como Craidy e Silva (2001) Faria e Salles (2007) para então compreender a concepção atual de criança, que á caracterizada como um ser histórico que produz cultura. A experiência relatada aponta que o programa corrobora para que os alunos se desenvolvam de forma mais efetiva por meio da linguagem artística, plástica e musical. Cada uma dessas linguagens possui características e abordagens específicas, mas todas estão relacionadas à expressão e à comunicação por meio da criação artística." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7637_TB1310_04092023220506.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA MENDES" "autor_email" => "carlameendes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }