Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO CURSINHO POPULAR AJA (ARAUCÁRIA – PARANÁ)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103473
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 939
    "inscrito_id" => 5737
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO CURSINHO POPULAR AJA (ARAUCÁRIA – PARANÁ)"
    "resumo" => "Aqui relato minha experiência como professor do Cursinho Popular AJA (Araucária-PR), onde lecionei os conteúdos de botânica e ecologia utilizando algumas metodologias ativas, como as aulas experimentais, as aulas expositivas, a utilização da gamificação por meio do aplicativo Kahoot e a aplicação de um questionário para servir de diagnose, para averiguar os conteúdos em que mais houve dificuldade, com vistas a uma revisão mais aprofundada sobre o tema pertinente. Sobre as aulas práticas e expositivas os estudantes prestaram mais atenção e acabaram por fixar melhor o conteúdo, deixando de ser abstrato para algo mais concreto. A gamificação foi importante pela interação entre os próprios estudantes. Sobre o último passo, a diagnose, foi perceptível que houve uma maior dificuldade em assimilação de conteúdo na parte de botânica do que de ecologia, muitos dos alunos relataram que a dificuldade vem do tanto de nomenclatura utilizada, outro ponto da diagnose foi a avaliação do conteúdo ministrado e da minha posição de regência, que foi apontada como positiva por muitos e também que houve uma melhor desenvoltura pela minha parte em uma visão mais crescente. Por fim, há como afirmar que metodologias ativas podem estar atreladas ao ensino teórico, nem que seja o mais simples possível. A utilização de metodologias ativas é importante para que haja uma maior interação aluno-professor e uma melhor relação aluno-conteúdo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5737_TB939_16112023111208.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO LUÍS MOTT JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO L. MOTT"
    "autor_email" => "mottjr2202@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103473
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 939
    "inscrito_id" => 5737
    "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO CURSINHO POPULAR AJA (ARAUCÁRIA – PARANÁ)"
    "resumo" => "Aqui relato minha experiência como professor do Cursinho Popular AJA (Araucária-PR), onde lecionei os conteúdos de botânica e ecologia utilizando algumas metodologias ativas, como as aulas experimentais, as aulas expositivas, a utilização da gamificação por meio do aplicativo Kahoot e a aplicação de um questionário para servir de diagnose, para averiguar os conteúdos em que mais houve dificuldade, com vistas a uma revisão mais aprofundada sobre o tema pertinente. Sobre as aulas práticas e expositivas os estudantes prestaram mais atenção e acabaram por fixar melhor o conteúdo, deixando de ser abstrato para algo mais concreto. A gamificação foi importante pela interação entre os próprios estudantes. Sobre o último passo, a diagnose, foi perceptível que houve uma maior dificuldade em assimilação de conteúdo na parte de botânica do que de ecologia, muitos dos alunos relataram que a dificuldade vem do tanto de nomenclatura utilizada, outro ponto da diagnose foi a avaliação do conteúdo ministrado e da minha posição de regência, que foi apontada como positiva por muitos e também que houve uma melhor desenvoltura pela minha parte em uma visão mais crescente. Por fim, há como afirmar que metodologias ativas podem estar atreladas ao ensino teórico, nem que seja o mais simples possível. A utilização de metodologias ativas é importante para que haja uma maior interação aluno-professor e uma melhor relação aluno-conteúdo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5737_TB939_16112023111208.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO LUÍS MOTT JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIO L. MOTT"
    "autor_email" => "mottjr2202@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Aqui relato minha experiência como professor do Cursinho Popular AJA (Araucária-PR), onde lecionei os conteúdos de botânica e ecologia utilizando algumas metodologias ativas, como as aulas experimentais, as aulas expositivas, a utilização da gamificação por meio do aplicativo Kahoot e a aplicação de um questionário para servir de diagnose, para averiguar os conteúdos em que mais houve dificuldade, com vistas a uma revisão mais aprofundada sobre o tema pertinente. Sobre as aulas práticas e expositivas os estudantes prestaram mais atenção e acabaram por fixar melhor o conteúdo, deixando de ser abstrato para algo mais concreto. A gamificação foi importante pela interação entre os próprios estudantes. Sobre o último passo, a diagnose, foi perceptível que houve uma maior dificuldade em assimilação de conteúdo na parte de botânica do que de ecologia, muitos dos alunos relataram que a dificuldade vem do tanto de nomenclatura utilizada, outro ponto da diagnose foi a avaliação do conteúdo ministrado e da minha posição de regência, que foi apontada como positiva por muitos e também que houve uma melhor desenvoltura pela minha parte em uma visão mais crescente. Por fim, há como afirmar que metodologias ativas podem estar atreladas ao ensino teórico, nem que seja o mais simples possível. A utilização de metodologias ativas é importante para que haja uma maior interação aluno-professor e uma melhor relação aluno-conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.