PROJETOS DE ENSINO NO PRP: ALTERNATIVAS DE CONSOLIDAÇÃO DAS REGÊNCIAS E PROCESSO FORMATIVO DOS RESIDENTES E PRECEPTORES
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103463 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 3610 "titulo" => "PROJETOS DE ENSINO NO PRP: ALTERNATIVAS DE CONSOLIDAÇÃO DAS REGÊNCIAS E PROCESSO FORMATIVO DOS RESIDENTES E PRECEPTORES" "resumo" => "Objetivou-se relatar sobre a importância dos projetos de ensino como alternativas de consolidação das regências e processo formativo dos residentes e preceptores no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em uma unidade escolar da região sul de Rio Verde – Goiás. Com característica de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se dos instrumentos de observação, narrativas e revisão bibliográfica para coleta dos dados. Observou-se que os desafios iniciaram com planejamento das ações pedagógicas (PAP), para relacionar um projeto de ensino que fizesse sentido aos estudantes do PRP e ao mesmo tempo para unidade escolar, perfazendo o que é proposto na BNCC e DC-GO. O ato de planejar o projeto de forma presencial na escola, estudando os documentos, listando as habilidades e objetos de conhecimentos a serem adquiridos com os projetos foi considerado ideal para execução e depois reflexão dos mesmos pelos envolvidos, além de representar os momentos formativos mais impactantes ao olhar de uma das preceptoras. O programa de residência pedagógica (PRP) permite aos estudantes várias etapas formativas, trilhando caminhos desde o diagnóstico escolar até a etapa final de construção dos seus respectivos relatos de experiências. Para o(a) preceptor(a) não é diferente, todos os momentos importam e representam de certa forma, formação continuada, pois aprendem enquanto mediam a caminhada deles." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3610_TB927_31082023152443.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISVANE SILVA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "ELISVANE" "autor_email" => "elisvane.assis@educa.go.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103463 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 927 "inscrito_id" => 3610 "titulo" => "PROJETOS DE ENSINO NO PRP: ALTERNATIVAS DE CONSOLIDAÇÃO DAS REGÊNCIAS E PROCESSO FORMATIVO DOS RESIDENTES E PRECEPTORES" "resumo" => "Objetivou-se relatar sobre a importância dos projetos de ensino como alternativas de consolidação das regências e processo formativo dos residentes e preceptores no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em uma unidade escolar da região sul de Rio Verde – Goiás. Com característica de uma pesquisa qualitativa, utilizou-se dos instrumentos de observação, narrativas e revisão bibliográfica para coleta dos dados. Observou-se que os desafios iniciaram com planejamento das ações pedagógicas (PAP), para relacionar um projeto de ensino que fizesse sentido aos estudantes do PRP e ao mesmo tempo para unidade escolar, perfazendo o que é proposto na BNCC e DC-GO. O ato de planejar o projeto de forma presencial na escola, estudando os documentos, listando as habilidades e objetos de conhecimentos a serem adquiridos com os projetos foi considerado ideal para execução e depois reflexão dos mesmos pelos envolvidos, além de representar os momentos formativos mais impactantes ao olhar de uma das preceptoras. O programa de residência pedagógica (PRP) permite aos estudantes várias etapas formativas, trilhando caminhos desde o diagnóstico escolar até a etapa final de construção dos seus respectivos relatos de experiências. Para o(a) preceptor(a) não é diferente, todos os momentos importam e representam de certa forma, formação continuada, pois aprendem enquanto mediam a caminhada deles." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3610_TB927_31082023152443.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISVANE SILVA DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "ELISVANE" "autor_email" => "elisvane.assis@educa.go.gov.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }