RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES EMBASADO NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103452 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 7101 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES EMBASADO NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) visa incentivar o desenvolvimento e aprimoramento profissional de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. A Escola de Aplicação Professor Chaves (EAPC), campo de residência e de estudo, localizada na cidade de Nazaré da Mata- Pernambuco, desenvolveu um projeto intitulado EAPC-OLÍMPICO, objetivando a preparação dos seus estudantes para as olímpiadas de matemática, partindo da resolução de situações-problema, como a Olímpiada Canguru de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), a Olímpiada Pernambucana (OPEMAT) e a Olímpiada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). Neste sentido, torna-se relevante fazer um estudo acerca da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), proposta pelo psicólogo e matemático Gérard Vergnaud, a qual destaca a importância das situações-problema para a educação e ensino de matemática. Objetivou-se neste estudo destacar as análises acerca da experiência dos residentes com o projeto EAPC-OLÍMPICO, embasadas na TCC. O presente estudo desenvolveu-se de maneira qualitativa, partindo da análise dos dados e das experiências vivenciadas. Constatou-se que dos 611 alunos da EAPC, 545 (89,20%) realizaram a prova da Olímpiada Canguru de Matemática, onde 73 (13,40%) foram premiados com medalhas e honra ao mérito, acerca da prova da OBMEP 2023 41 (6,71%) alunos foram selecionados para a segunda fase da avaliação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7101_TB912_31082023150207.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA INÊS DE SOUZA PERES" "autor_nome_curto" => "MARIA INÊS" "autor_email" => "mariainesdesouzaperes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103452 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 7101 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES EMBASADO NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) visa incentivar o desenvolvimento e aprimoramento profissional de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. A Escola de Aplicação Professor Chaves (EAPC), campo de residência e de estudo, localizada na cidade de Nazaré da Mata- Pernambuco, desenvolveu um projeto intitulado EAPC-OLÍMPICO, objetivando a preparação dos seus estudantes para as olímpiadas de matemática, partindo da resolução de situações-problema, como a Olímpiada Canguru de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), a Olímpiada Pernambucana (OPEMAT) e a Olímpiada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). Neste sentido, torna-se relevante fazer um estudo acerca da Teoria dos Campos Conceituais (TCC), proposta pelo psicólogo e matemático Gérard Vergnaud, a qual destaca a importância das situações-problema para a educação e ensino de matemática. Objetivou-se neste estudo destacar as análises acerca da experiência dos residentes com o projeto EAPC-OLÍMPICO, embasadas na TCC. O presente estudo desenvolveu-se de maneira qualitativa, partindo da análise dos dados e das experiências vivenciadas. Constatou-se que dos 611 alunos da EAPC, 545 (89,20%) realizaram a prova da Olímpiada Canguru de Matemática, onde 73 (13,40%) foram premiados com medalhas e honra ao mérito, acerca da prova da OBMEP 2023 41 (6,71%) alunos foram selecionados para a segunda fase da avaliação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7101_TB912_31082023150207.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA INÊS DE SOUZA PERES" "autor_nome_curto" => "MARIA INÊS" "autor_email" => "mariainesdesouzaperes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }