A ESCRITA TRANSFORMADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PRP NAS AULAS DE REDAÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103412 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 861 "inscrito_id" => 5285 "titulo" => "A ESCRITA TRANSFORMADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PRP NAS AULAS DE REDAÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A elaboração deste trabalho partiu de uma motivação: relatar as vivências experienciadas por dois integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) pela CAPES, em parceria com a Universidade Católica do Salvador, no processo de ensino e aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo para as turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado no bairro da Pituba em Salvador-Ba, a partir de metodologias e atividades desenvolvidas em sala de aula num cenário pós-pandêmico, o que consiste em novos desafios não vivenciados anteriormente. Esse processo está sendo de grande relevância para o encadeamento de ressignificação dos conteúdos abordados sobre a redação dissertativa-argumentativa proposta pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Diante disso, este trabalho científico possibilita uma compreensão da importância presente no uso de abordagens inovadoras para o ensino público-estadual, proporcionando aos discentes um entusiasmo para reformular os possíveis estigmas presentes em relação a esse gênero textual. Nesse sentido, o objetivo principal é estabelecer a conexão existente entre os contextos teóricos e práticos mencionados acima, com o impacto gerado pelo PRP na escola, bem como as intervenções ao longo das aulas eletivas de Produção Textual. A metodologia utilizada é pautada nas teorias de Freire (1983), Riolfi e Igreja (2010), Peres (2015), além das práticas realizadas em sala de aula pelos residentes. Desse modo, evidencia-se a importância da abordagem metodológica no ensino do gênero dissertativo-argumentativo que inclua a participação ativa dos alunos, além de um aperfeiçoamento profissional dos residentes pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dentro das vivências que o programa proporciona." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5285_TB861_16112023105751.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA CAMPOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "Maria Clara" "autor_email" => "mclaracamposb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103412 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 861 "inscrito_id" => 5285 "titulo" => "A ESCRITA TRANSFORMADORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PRP NAS AULAS DE REDAÇÃO PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A elaboração deste trabalho partiu de uma motivação: relatar as vivências experienciadas por dois integrantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) pela CAPES, em parceria com a Universidade Católica do Salvador, no processo de ensino e aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo para as turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Raphael Serravalle, localizado no bairro da Pituba em Salvador-Ba, a partir de metodologias e atividades desenvolvidas em sala de aula num cenário pós-pandêmico, o que consiste em novos desafios não vivenciados anteriormente. Esse processo está sendo de grande relevância para o encadeamento de ressignificação dos conteúdos abordados sobre a redação dissertativa-argumentativa proposta pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Diante disso, este trabalho científico possibilita uma compreensão da importância presente no uso de abordagens inovadoras para o ensino público-estadual, proporcionando aos discentes um entusiasmo para reformular os possíveis estigmas presentes em relação a esse gênero textual. Nesse sentido, o objetivo principal é estabelecer a conexão existente entre os contextos teóricos e práticos mencionados acima, com o impacto gerado pelo PRP na escola, bem como as intervenções ao longo das aulas eletivas de Produção Textual. A metodologia utilizada é pautada nas teorias de Freire (1983), Riolfi e Igreja (2010), Peres (2015), além das práticas realizadas em sala de aula pelos residentes. Desse modo, evidencia-se a importância da abordagem metodológica no ensino do gênero dissertativo-argumentativo que inclua a participação ativa dos alunos, além de um aperfeiçoamento profissional dos residentes pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dentro das vivências que o programa proporciona." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5285_TB861_16112023105751.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA CAMPOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "Maria Clara" "autor_email" => "mclaracamposb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR (UCSAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }