OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PLATAFORMA REDAÇÃO PARANÁ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103375 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 6488 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PLATAFORMA REDAÇÃO PARANÁ" "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades de ensino desenvolvidas no âmbito do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Como parte do subprojeto de Língua Portuguesa do Curso de Letras do IFPR - Campus Palmas, foram desenvolvidas atividades sobre os gêneros textuais com o 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Para tanto, selecionou-se o gênero dissertativo-argumentativo, como forma de contribuir para a ampliação do domínio textual e do desempenho dos alunos em provas de redação do ENEM e demais vestibulares. O objetivo principal da atividade foi o de complementar a abordagem e os materiais sugeridos pela Plataforma Redação Paraná. Mediante uma reflexão crítica sobre as propostas da Plataforma, identificou-se um conjunto de limitações que comprometia a qualidade da aprendizagem. Desse modo, com base em pressupostos do Letramento Crítico e de estudos sobre os gêneros do discurso, foram desenvolvidas atividades sobre a elaboração de projeto de texto, o encadeamento dos argumentos visando à progressividade argumentativa e a articulação entre as partes textuais com o intuito de construir um texto persuasivo e coeso. A experiência colocada em prática nesta ocasião permitiu constatar que a prática contextualizada e dinâmica alcança um efeito muito mais positivo do que a simples utilização de slides e demais materiais genéricos disponibilizados na Plataforma Redação Paraná. As limitações percebidas nesses recursos e ferramentas acabam resultando em atrasos no aprendizado dos alunos. Assim, destaca-se a importância de se construir práticas significativas em conformidade com o contexto situacional do público específico envolvido." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6488_TB817_31082023111909.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA RODRIGUES SOBRAL" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.rod.sob@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103375 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 6488 "titulo" => "OS GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A PLATAFORMA REDAÇÃO PARANÁ" "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades de ensino desenvolvidas no âmbito do PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Como parte do subprojeto de Língua Portuguesa do Curso de Letras do IFPR - Campus Palmas, foram desenvolvidas atividades sobre os gêneros textuais com o 3º Ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Para tanto, selecionou-se o gênero dissertativo-argumentativo, como forma de contribuir para a ampliação do domínio textual e do desempenho dos alunos em provas de redação do ENEM e demais vestibulares. O objetivo principal da atividade foi o de complementar a abordagem e os materiais sugeridos pela Plataforma Redação Paraná. Mediante uma reflexão crítica sobre as propostas da Plataforma, identificou-se um conjunto de limitações que comprometia a qualidade da aprendizagem. Desse modo, com base em pressupostos do Letramento Crítico e de estudos sobre os gêneros do discurso, foram desenvolvidas atividades sobre a elaboração de projeto de texto, o encadeamento dos argumentos visando à progressividade argumentativa e a articulação entre as partes textuais com o intuito de construir um texto persuasivo e coeso. A experiência colocada em prática nesta ocasião permitiu constatar que a prática contextualizada e dinâmica alcança um efeito muito mais positivo do que a simples utilização de slides e demais materiais genéricos disponibilizados na Plataforma Redação Paraná. As limitações percebidas nesses recursos e ferramentas acabam resultando em atrasos no aprendizado dos alunos. Assim, destaca-se a importância de se construir práticas significativas em conformidade com o contexto situacional do público específico envolvido." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6488_TB817_31082023111909.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA RODRIGUES SOBRAL" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "daniela.rod.sob@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ (IFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }